Logo
Regional

Vila Galé compra Paço do Curutelo em Ponte de Lima e vai transforma-lo em hotel

31 Janeiro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Grupo Vila Galé vai investir 50 milhões de euros este ano na abertura de três novos hotéis, com mais em execução e análise, após um 2023 com receitas recorde, e estimando que 2024 possa ultrapassar o exercício passado.

Num encontro com jornalistas, em Lisboa, o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, apontou, no entanto, que são seis os projetos em curso, nomeadamente duas unidades hoteleiras com abertura prevista para abril de 2024, uma para o final do ano e três em abril de 2025.

São elas, respetivamente, o Vila Galé Figueira da Foz e Vila Galé Isla Canela, Vila Galé Collection Sunset no Cumbuco – Ceará (Brasil), Vila Galé Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, Vila Galé Casas de Elvas e Vila Galé Ouro Preto, em Minas Gerais (Brasil).

Tal como já estava previsto, este ano em termos de reforço da presença internacional, a Vila Galé chegará a Espanha, onde abrirá, então, em abril o Vila Galé Isla Canela, junto à praia com o mesmo nome, na Costa de la Luz, Huelva, edifício – de arquitetura e decoração de influência árabe -, a que a empresa procederá a uma total remodelação das áreas públicas de clientes em 2025 e em 2026 dos quartos.

Jorge Rebelo de Almeida lembrou que Espanha vai ser a quarta geografia onde a marca está presente, depois de Portugal, Brasil e Cuba, país onde o grupo entrou em 2023.

Recentemente, a Vila Galé assumiu a gestão do Vila Galé Jardines d’el Rey, em Cayo Paredón Grande, um resort “tudo incluído” a estrear, com 638 quartos.

Além do projeto em Isla Canela, onde decorrem obras de renovação em parceria com a Saint Croix HI, proprietária do imóvel, a Vila Galé tem vários outros empreendimentos em curso, tanto em Portugal como no Brasil.

Entre eles contam-se, então, o Vila Galé Collection Figueira da Foz, “o emblemático Grande Hotel da Figueira”, que terá gestão da Vila Galé, “após uma renovação profunda” dos 102 quartos e áreas públicas.

Contam-se também o Vila Galé Collection Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, onde a Vila Galé vai investir 20 milhões de euros para reconstruir o Paço do Curutelo, um castelo de 1126, e lançar um projeto de hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes. O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 87 quartos.

Em Elvas, nascerá o Vila Galé Casas de Elvas, mais um hotel decorrente da reabilitação de património histórico. Aqui, o grupo vai recuperar as casas da antiga fábrica da ameixa e os ex-edifícios do aljube eclesiástico e do conselho de guerra, que com um investimento de 10 milhões de euros, serão transformadas num hotel com 43 quartos, com abertura prevista para abril de 2025.

O Vila Galé Collection Ouro Preto – Historic Family Resort hotel, Conference & Spa (Brasil) surgirá em Cachoeira do Campo, Minas Gerais.

“A Vila Galé vai recuperar o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil em 1775 e, posteriormente, o colégio salesiano Dom Bosco”, referem. A futura unidade, cuja conclusão está prevista para abril de 2025 e terá 298 quartos e plantações de vinha e olival. Este projeto representa um investimento de mais de 120 milhões de reais (cerca de 22,5 milhões de euros).

Por último, o grupo refere o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Brasil), Ceará, local onde já tem um resort – o Vila Galé Cumbuco -, que surgirá com 124 quartos, num investimento estimado de 80 milhões de reais.

O Grupo Vila Galé anunciou também ter obtido receitas totais de 275 milhões de euros em 2023, um aumento de mais de 20% face a 2022, atingindo o seu melhor ano de sempre em Portugal e no Brasil.

O grupo conta com 42 hotéis em Portugal, Brasil e Cuba.

Em Portugal, onde conta com 31 unidades, o grupo obteve um volume de negócios de 158 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 16,77% do face ao exercício anterior.

Já no que diz respeito às dez unidades no Brasil, estas somaram receitas a rondar os 629 milhões de reais (cerca de 117,8 milhões de euros), representando um aumento superior a 42% quando se compara com 2022.

“Em Portugal estamos à beira de superar 2023”, se a conjuntura – nomeadamente política – ajudar, disse ainda Jorge Rebelo de Almeida sobre as perspetivas para este ano.

Apesar de só em março fecharem as contas, como sublinhou, o presidente do Grupo Vila Galé diz estarem a apontar para que os lucros cresçam para os 100 milhões de euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.