Logo
Regional

Vila Galé compra Paço do Curutelo em Ponte de Lima e vai transforma-lo em hotel

31 Janeiro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Grupo Vila Galé vai investir 50 milhões de euros este ano na abertura de três novos hotéis, com mais em execução e análise, após um 2023 com receitas recorde, e estimando que 2024 possa ultrapassar o exercício passado.

Num encontro com jornalistas, em Lisboa, o presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida, apontou, no entanto, que são seis os projetos em curso, nomeadamente duas unidades hoteleiras com abertura prevista para abril de 2024, uma para o final do ano e três em abril de 2025.

São elas, respetivamente, o Vila Galé Figueira da Foz e Vila Galé Isla Canela, Vila Galé Collection Sunset no Cumbuco – Ceará (Brasil), Vila Galé Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, Vila Galé Casas de Elvas e Vila Galé Ouro Preto, em Minas Gerais (Brasil).

Tal como já estava previsto, este ano em termos de reforço da presença internacional, a Vila Galé chegará a Espanha, onde abrirá, então, em abril o Vila Galé Isla Canela, junto à praia com o mesmo nome, na Costa de la Luz, Huelva, edifício – de arquitetura e decoração de influência árabe -, a que a empresa procederá a uma total remodelação das áreas públicas de clientes em 2025 e em 2026 dos quartos.

Jorge Rebelo de Almeida lembrou que Espanha vai ser a quarta geografia onde a marca está presente, depois de Portugal, Brasil e Cuba, país onde o grupo entrou em 2023.

Recentemente, a Vila Galé assumiu a gestão do Vila Galé Jardines d’el Rey, em Cayo Paredón Grande, um resort “tudo incluído” a estrear, com 638 quartos.

Além do projeto em Isla Canela, onde decorrem obras de renovação em parceria com a Saint Croix HI, proprietária do imóvel, a Vila Galé tem vários outros empreendimentos em curso, tanto em Portugal como no Brasil.

Entre eles contam-se, então, o Vila Galé Collection Figueira da Foz, “o emblemático Grande Hotel da Figueira”, que terá gestão da Vila Galé, “após uma renovação profunda” dos 102 quartos e áreas públicas.

Contam-se também o Vila Galé Collection Paço do Curutelo, em Ponte de Lima, onde a Vila Galé vai investir 20 milhões de euros para reconstruir o Paço do Curutelo, um castelo de 1126, e lançar um projeto de hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes. O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 87 quartos.

Em Elvas, nascerá o Vila Galé Casas de Elvas, mais um hotel decorrente da reabilitação de património histórico. Aqui, o grupo vai recuperar as casas da antiga fábrica da ameixa e os ex-edifícios do aljube eclesiástico e do conselho de guerra, que com um investimento de 10 milhões de euros, serão transformadas num hotel com 43 quartos, com abertura prevista para abril de 2025.

O Vila Galé Collection Ouro Preto – Historic Family Resort hotel, Conference & Spa (Brasil) surgirá em Cachoeira do Campo, Minas Gerais.

“A Vila Galé vai recuperar o espaço histórico onde funcionou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil em 1775 e, posteriormente, o colégio salesiano Dom Bosco”, referem. A futura unidade, cuja conclusão está prevista para abril de 2025 e terá 298 quartos e plantações de vinha e olival. Este projeto representa um investimento de mais de 120 milhões de reais (cerca de 22,5 milhões de euros).

Por último, o grupo refere o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco (Brasil), Ceará, local onde já tem um resort – o Vila Galé Cumbuco -, que surgirá com 124 quartos, num investimento estimado de 80 milhões de reais.

O Grupo Vila Galé anunciou também ter obtido receitas totais de 275 milhões de euros em 2023, um aumento de mais de 20% face a 2022, atingindo o seu melhor ano de sempre em Portugal e no Brasil.

O grupo conta com 42 hotéis em Portugal, Brasil e Cuba.

Em Portugal, onde conta com 31 unidades, o grupo obteve um volume de negócios de 158 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 16,77% do face ao exercício anterior.

Já no que diz respeito às dez unidades no Brasil, estas somaram receitas a rondar os 629 milhões de reais (cerca de 117,8 milhões de euros), representando um aumento superior a 42% quando se compara com 2022.

“Em Portugal estamos à beira de superar 2023”, se a conjuntura – nomeadamente política – ajudar, disse ainda Jorge Rebelo de Almeida sobre as perspetivas para este ano.

Apesar de só em março fecharem as contas, como sublinhou, o presidente do Grupo Vila Galé diz estarem a apontar para que os lucros cresçam para os 100 milhões de euros.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Maio, 2024

D.A.M.A atuam esta noite nas Festas de Alvarães

Os D.A.M.A. vão atuar, esta noite às 22h30, na Festa da Santa Cruz, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo.

Regional 18 Maio, 2024

Pesqueiras classificadas do rio Minho em nova coleção de selos dos CTT

As pesqueiras do rio Minho, património classificado, são o tema da nova coleção de oito selos dos CTT que vai ser apresentada, es sábado, em Alvaredo, Melgaço, na festa dos pescadores naquelas estruturas antigas em pedra.

Regional 18 Maio, 2024

Vinhos do Minho e Galiza juntam-se em Valença

A “identidade comum” dos vinhos do Minho e da Galiza, em Espanha, junta-se em junho em Valença na primeira mostra vínica transfronteiriça Vinhos do Atlântico, onde a enologia se junta ao património.

Nacional 18 Maio, 2024

Dia Internacional e Noite dos Museus com centenas atividades hoje em todo o país

Mais de 300 atividades, na maioria de acesso gratuito, vão assinalar este sábado o Dia Internacional e a Noite dos Museus, com concertos e visitas orientadas em dezenas de entidades pelo país, segundo a Museus e Monumentos de Portugal.

Desporto 18 Maio, 2024

Juventude Viana recebe hoje o Valença na penúltima jornada do campeonato

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário, o Valença Hóquei Clube em jogo referente à 25ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei Patins.

Regional 18 Maio, 2024

Navio museu Gil Eannes recebe palestra da Escola Náutica Infante D. Henrique

O navio museu Gil Eannes, atracado na doca comercial de Viana do Castelo, vai ser palco, na próxima quinta-feira de uma palestra para divulgar a formação e as saídas profissionais dos cursos da Escola Náutica Infante D. Henriques, em Lisboa.

Nacional 18 Maio, 2024

Hotéis à venda em Portugal aumentam mais de 30% no 1.º trimestre

O número de hotéis à venda em Portugal aumentou 31% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2023, com 1.038 unidades no mercado, sobretudo, concentradas em Faro, Lisboa e Porto.