A '16ª edição da Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência' está aí para satisfazer os mais exigentes palatos. Até 30 de março, esta preciosa iguaria da gastronomia alto-minhota é servida aos fins de semana nos restaurantes que aderiram a esta iniciativa promovida conjuntamente pelos municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira e a ADRIMINHO.
Esta iniciativa emblemática conta já com 16 edições e tem como principal objetivo a promoção de um produto/prato gastronómico tradicional que tem assumido, desde sempre, um carácter de forte atratividade turística para o Vale do Minho, valorizando a lampreia do rio Minho enquanto recurso endógeno e promovendo as potencialidades naturais e culturais de cada concelho, tanto mais que a lampreia-marinha é uma das espécies migratórias capturadas pelos pescadores profissionais e artesanais com mais tradição no rio Minho, sendo um recurso de elevado valor gastronómico que atrai muitas pessoas de Portugal e Espanha no período de janeiro a abril.
Tratando-se de um prato gastronómico considerado produto de referência nacional e internacional, particularmente no mercado ibérico, a lampreia do rio Minho ganha maior relevo quando acompanhada por outras iguarias de eleição, como acontece com as inúmeras propostas da rica e farta gastronomia alto-minhota.
A “Lampreia do Rio Minho – um prato de excelência” é uma ação de promoção e animação do território que envolve a ADRIMINHO, a Confraria da Lampreia do Rio Minho, os municípios de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira e ainda os restaurantes aderentes do território do Vale do Minho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.