Logo
Cultura

120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello celebrados no Mosteiro de São João de Cabanas

9 Setembro, 2024 | 11:04
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Realizou-se no Mosteiro de São João de Cabanas, em Afife, a cerimónia comemorativa dos 120 anos do nascimento de Pedro Homem de Mello.

A sessão decorreu no interior da Igreja do Mosteiro de São João de Cabanas, cuja reabilitação a Câmara Municipal de Viana do Castelo apoiou no âmbito do programa Valorizar o Património – 3ª fase em 35 mil euros. A cerimónia foi apresentada pela neta do poeta, Rita Homem de Melo, que considerou que unir “fado, folclore e poesia” seria “a melhor forma de homenagear Pedro Homem de Mello”.

Durante a cerimónia, o autarca vianense, Luís Nobre, considerou que Pedro Homem de Mello “teve uma grande responsabilidade no facto de Viana do Castelo ser hoje o berço da enorme riqueza cultural, etnográfica e patrimonial do Minho”. 

Luís Nobre referiu que o poeta foi “um visionário” que deixou um legado de “poemas intemporais, intergeracionais, mobilizadores, que perduram no tempo”, já que o mesmo era alguém que teve a “capacidade de envolver, motivar e incentivar a preservar a nossa cultura”.

Durante a cerimónia, foi apresentada publicamente a obra completa de Pedro Homem de Mello, Poemas, 1934-1961, Vol.1, numa comemoração que integrou palestra, poesia e folclore.

Pedro Homem de Mello, poeta e folclorista, nasceu há 120 anos. Formou-se em Direito, advogou, foi magistrado e professor liceal. Foi também autor premiado, vindo a tornar-se especialista do cantar popular, com reconhecimento enquanto dedicado folclorista.  

Entre 1934 e 1983, publicou 29 livros de poesia (incluindo duas antologias) e três obras sobre danças e cantares populares (principalmente do Noroeste de Portugal). Alguns dos seus poemas foram adaptados para fados cantados por Amália Rodrigues. Foi um apaixonado por Viana do Castelo e eternizou “Havemos de ir a Viana” e “A Minha Terra é Viana”, entre muito mais. 

Recorde-se que, recentemente, o projeto de reabilitação do Mosteiro de São João de Cabanas, que pertenceu à família de Pedro Homem de Mello, recebeu uma Menção Honrosa no European Architecture Prize Philippe Rotthier 2024.

O projeto estará patente numa exposição em Bruxelas (26 de outubro a 10 de novembro) e Bruges (7 de setembro a 4 de novembro), numa mostra que integrará a publicação com todos os trabalhos premiados e nomeados para o prémio. Entre os cerca de 200 projetos candidatos, o projeto de reabilitação do Mosteiro de Cabanas foi o único português entre os laureados. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Dezembro, 2024

Comédias do Minho põe alunos e artistas a “discutir o mundo” durante três anos

As Comédias do Minho lançam, este mês, um projeto pedagógico pioneiro para alunos do ensino secundário de escolas do Alto Minho, colocando-os a “discutir o mundo” com artistas ao longo de três anos.

Nacional 2 Dezembro, 2024

Comprar casa ficou 10% mais caro num ano

Os preços das casas em Portugal subiram 10% em novembro face ao mesmo mês do ano anterior. Segundo o índice de preços do idealista, comprar casa tinha um custo de 2.783 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de novembro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, os preços das casas em Portugal subiram 2,3%.

Nacional 2 Dezembro, 2024

PSP iniciou operação para a defesa de pessoas portadoras de deficiência

A Polícia de Segurança Pública (PSP) inicia hoje a operação "Iguais na Segurança", que visa sensibilizar para a defesa da dignidade e respeito pelos direitos e bem-estar das pessoas portadoras de deficiência.

Regional 2 Dezembro, 2024

Caminha prepara concretização de vários investimentos em 2025 

O Executivo caminhense reúne esta quarta-feira, dia 04 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, com vários assuntos em agenda, entre eles o processo de concretização (de acordo com a deliberação do Executivo de 06/11/2024) da contração de empréstimo de médio e longo prazo para aplicação em investimentos.

Nacional 2 Dezembro, 2024

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados pelo INE.

Regional 2 Dezembro, 2024

Oposição em Valença chumbou orçamento para 2025

O orçamento da Câmara de Valença (PS) para 2025, no valor de cerca de 35 milhões de euros, foi chumbado com dois votos contra do PSD e dois votos contra do movimento Fortalecer Valença.

Desporto 1 Dezembro, 2024

AFVC: Cardielense venceu em Deucrite e aproxima-se da liderança da 1ª divisão distrital

Realizaram-se, este domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 11ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (1-4) do Cardielese na casa do Deucriste. O líder Correlhã empatou (1-1) em Valença