Para comemorar os 20 anos do Dancerveira, a ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, apresenta uma programação mais diversificada e arrojada. Alargado a cinco dias, de 26 a 30 de junho, o Festival Internacional de Dança'24 decorre em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris.
Dividido entre workshops com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes, a edição deste ano tem como principais novidades a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes, 26 de junho, às 20h00, a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipa, 29 de junho às 23h00, e a presença da Brainstorm Dance Company estabelecida, desde 2022, na França, com o espetáculo Entrelacées, apresentando a mais atual e contemporânea da dança no momento no Auditório Municipal, 30 de junho às 18h00. Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espectador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor.
Este ano, com maior participação de 1200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha, e um público estimado de 6 mil pessoas, a vasta programação do DANCERVEIRA contempla ainda um conjunto de atividades que, além da união através da dança, pretende proporcionar momentos divertidos de interação entre os participantes, nomeadamente ‘Dança no Teatro’ no Palco das Artes, ‘Dança na Água’ e ‘DJ na Água’ no Parque do Castelinho, ‘Festa da Espuma’ e ‘Party Insufláveis’ no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Party no Pavilhão Municipal, ‘Festa de Fantasias’ no Auditório Municipal, DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco) no Auditório Municipal.
A jovem futebolista Matilde Silva, natural de Viana do Castelo, deu um importante passo na sua carreira desportiva ao assinar contrato de formação com o Sport Lisboa e Benfica, integrando oficialmente o plantel Sub-15 feminino do clube encarnado.
O mês de novembro chega a Paredes de Coura com o sabor e o aconchego do tradicional “Cozido à Moda de Coura”, mas também com um vasto programa cultural que promete aquecer os dias frios de outono.
A Juventude Viana volta este sábado a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A equipa vianense recebe, no Pavilhão José Natário, o Famalicense AC, num encontro agendado para as 21h30, com transmissão em direto na Viana TV.
Ontem, dia em que o mundo celebra a cooperação entre comunidades e o compromisso com um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente, realizou-se a reunião do Steering Committee do Viana STARTS.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inaugura no dia 3 de novembro a mostra documental “Livros com cheiro a Natal”, que estará aberta ao público até 25 de dezembro de 2025. A iniciativa pretende aproximar a comunidade da leitura e celebrar o espírito natalício através de uma seleção de obras que exploram diferentes universos literários.
O espetáculo "Ouve-me de Perto como se Te Tocasse", da Companhia de Teatro Comédias do Minho, está hoje em cena em Valença, propondo ao público uma experiência teatral fora do habitual.
O Pavilhão José Natário recebe esta tarde, às 17h00, um dos jogos de maior destaque da 9.ª jornada da Liga Feminina Placard, com o Santa Luzia FC a enfrentar o SL Benfica, líder isolado e invicto da competição.