Para comemorar os 20 anos do Dancerveira, a ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, apresenta uma programação mais diversificada e arrojada. Alargado a cinco dias, de 26 a 30 de junho, o Festival Internacional de Dança'24 decorre em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris.
Dividido entre workshops com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes, a edição deste ano tem como principais novidades a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes, 26 de junho, às 20h00, a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipa, 29 de junho às 23h00, e a presença da Brainstorm Dance Company estabelecida, desde 2022, na França, com o espetáculo Entrelacées, apresentando a mais atual e contemporânea da dança no momento no Auditório Municipal, 30 de junho às 18h00. Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espectador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor.
Este ano, com maior participação de 1200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha, e um público estimado de 6 mil pessoas, a vasta programação do DANCERVEIRA contempla ainda um conjunto de atividades que, além da união através da dança, pretende proporcionar momentos divertidos de interação entre os participantes, nomeadamente ‘Dança no Teatro’ no Palco das Artes, ‘Dança na Água’ e ‘DJ na Água’ no Parque do Castelinho, ‘Festa da Espuma’ e ‘Party Insufláveis’ no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Party no Pavilhão Municipal, ‘Festa de Fantasias’ no Auditório Municipal, DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco) no Auditório Municipal.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.
A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.
Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.
A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.