Para comemorar os 20 anos do Dancerveira, a ADEIXA – Associação de Dança do Eixo Ibero Atlântico, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, apresenta uma programação mais diversificada e arrojada. Alargado a cinco dias, de 26 a 30 de junho, o Festival Internacional de Dança'24 decorre em sete espaços públicos, com mais atividades de aprendizagem e convívio, além de uma gala especial e da apresentação de uma obra coreográfica completa exibida nas salas culturais de Paris.
Dividido entre workshops com profissionais de dança de renome em Portugal, Espanha e França, e aulas gratuitas para inscritos, com espetáculos para o público e momentos de diversão para os participantes, a edição deste ano tem como principais novidades a realização do espetáculo de abertura no Palco das Artes, 26 de junho, às 20h00, a organização de uma Gala Comemorativa do XX Dancerveira no Auditório Municipa, 29 de junho às 23h00, e a presença da Brainstorm Dance Company estabelecida, desde 2022, na França, com o espetáculo Entrelacées, apresentando a mais atual e contemporânea da dança no momento no Auditório Municipal, 30 de junho às 18h00. Com direção artística e coreografia de Juliana Kis, a produção – já exibida nalgumas salas culturais de Paris – cria um espaço de diálogo para os direitos das mulheres, levando o espectador a uma poderosa história de superação, destacando a força feminina e o desejo de construir um mundo melhor.
Este ano, com maior participação de 1200 bailarinos de 33 escolas de Portugal e de Espanha, e um público estimado de 6 mil pessoas, a vasta programação do DANCERVEIRA contempla ainda um conjunto de atividades que, além da união através da dança, pretende proporcionar momentos divertidos de interação entre os participantes, nomeadamente ‘Dança no Teatro’ no Palco das Artes, ‘Dança na Água’ e ‘DJ na Água’ no Parque do Castelinho, ‘Festa da Espuma’ e ‘Party Insufláveis’ no Baluarte de Santa Cruz, Pijama Party no Pavilhão Municipal, ‘Festa de Fantasias’ no Auditório Municipal, DJ Set+ Festa Ibicenca (vestidos de branco) no Auditório Municipal.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo promove a 17 de julho o 27.º Concurso Gastronómico, dedicado, este ano, ao feijão tarreste, um produto agrícola local com forte ligação à tradição alimentar da região.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) abriu no seu site um espaço para "agendamento de prorrogação de vistos".
Diogo Jota morreu esta madrugada num acidente de viação em Espanha, em Zamora, avança o jornal Record. O irmão do avançado do Liverpool, que seguia na viatura, também acabou por não resistir, apurou a CMTV. Os dois estavam a regressar a Portugal.
O Concelho de Caminha foi um dos vencedores destacados na edição 2025 do Prémio Cinco Estrelas Regiões. Conquistou o Prémio Cinco Estrelas com a Serra d’Arga, na Categoria Serras e Montanhas, e com a Praia de Moledo, na Categoria Praias.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O XXVII Festival de Folclore Internacional - Alto Minho, decorrerá de 14 a 20 de julho de 2025, em Viana do Castelo, com a participação de grupos da Eslovénia, França, Lituânia, México, Polónia, Portugal e Venezuela.
A empresa Portilame, com sede em Viana do Castelo, vai investir oito milhões de euros no concelho e criar “cinco ou mais postos de trabalho”, revelou a autarquia vianense.