O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.

O ponto alto da edição deste ano acontece na noite deste sábado, 30 de agosto, com o concerto de Zezé Fernandes & Rocklore, marcado para as 21h30. O músico, com mais de três décadas de carreira e mais de mil espetáculos realizados, apresenta um espetáculo que funde rock com sonoridades tradicionais, utilizando instrumentos como o cavaquinho, braguesa, cuatro venezuelano, bandolim e flauta de bisel.
Autodidata e multifacetado, Zezé Fernandes promete uma atuação marcada pela originalidade e energia, encerrando o certame com uma proposta musical que cruza a modernidade com as raízes da música portuguesa.
A programação de hoje arranca pelas 18h30 com os Amigos da Concertina, seguindo-se a atuação da Tuna de Veteranos, às 19h00, em momentos que reforçam o caráter popular e comunitário do evento.
Ao longo dos dois dias, o público pode ainda desfrutar de pratos típicos da zona ribeirinha num ambiente de convívio, promovendo a gastronomia local e a identidade cultural de Viana do Castelo.
A Mostra Gastronómica da Ribeira é organizada no âmbito de Viana do Castelo como Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, reforçando o papel da cidade como palco privilegiado da cultura e tradição no noroeste peninsular.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 29 de maio e 4 de junho, um conjunto de operações em todo o território nacional, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade, da fiscalização rodoviária e do controlo de infrações de natureza contraordenacional.
A Praça Terras da Nóbrega, em Ponte da Barca, volta a ser palco do Mercado do Vinho, que regressa nos dias 26 e 27 de junho para a sua quarta edição. O evento promete reunir produtores, visitantes e apreciadores num ambiente de convívio e celebração em torno do Vinho Verde, da gastronomia regional e das tradições locais.
Dois antigos estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) vão protagonizar um momento inédito para o empreendedorismo nacional ao levar, pela primeira vez, uma marca portuguesa ao universo da Fórmula 1.
A futura Unidade de Saúde de Alvarães continua a avançar e promete reforçar significativamente a oferta de cuidados de saúde na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo.
A margem do rio Minho, em Lanhelas, está a ser alvo de uma intervenção de requalificação ambiental que permitiu substituir 56 choupos híbridos por mais de uma centena de árvores autóctones, numa ação que envolveu várias entidades públicas e teve como principais objetivos reforçar a segurança da população e promover a biodiversidade.
O atleta Usumane Djumo, do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), alcançou mais um resultado de destaque internacional ao conquistar a medalha de bronze na final dos 110 metros barreiras, disputada no passado dia 3 de junho, em Valladolid, Espanha.
A Pesqueira dos Frades, em Ganfei, recebe este domingo, 7 de junho, a XIV Festa Gastronómica da Savelha, iniciativa que volta a destacar uma das espécies mais emblemáticas do rio Minho e uma das tradições piscatórias mais representativas da região raiana.