Os últimos sábados de cada mês na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira vão passar a ser dedicados ao projeto "Yogar com Histórias". Sob orientação de Manuela Fernandes, professora de yoga, a iniciativa foca-se nas famílias com crianças dos 3 aos 12 anos que gostam de ouvir histórias, combinando-as com posturas e exercícios de yoga.
Neste momento, todos os sábados, às 11h00, a Biblioteca Municipal promove a ‘Hora do Conto’, com uma programação trimestral previamente definida. Entretanto, o Município de Vila Nova de Cerveira procurou introduzir um elemento diferenciador, surgindo o ‘Yogar com Histórias’, um projeto que proporciona múltiplas experiências em família.
“O desafio é ouvir uma história em ambiente acolhedor, de forma a trabalhar a concentração, a coordenação, o equilíbrio e o relaxamento”, explicou o Município.
O primeiro ‘Yogar com histórias’ decorre a 27 de janeiro, com a história “A vaca que subiu a uma árvore”, de Gemma Merino, segue-se a 24 de fevereiro o livro de Júlia Hubery, “É para isso que servem os amigos”e a 23 de março, mais direcionado para a quadra pascal, a história “O coelho que sabia ouvir”, de Corí Doerrfeld.
A atividade decorre das 10h00 às 11h15 e está limitada a 15 famílias por sessão. É ainda necessária inscrição prévia através do email biblioteca@cm-vncerveira.pt ou pelo telefone 251 708 024.
Créditos fotografia: @ManuelaFernandes.YC
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.