Logo
Regional

Festival de Folclore Internacional Alto Minho regressa a Viana do Castelo a 15 de julho

25 Junho, 2024 | 11:55
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

De 15 a 21 de julho, Viana do Castelo vai ser palco do XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho. Este ano, a iniciativa vai decorrer no Centro Cultural.

Para a edição deste ano os grupos que visitam Viana do Castelo, são oriundos da Albania -Folklore Over Generations – Folklori ndër breza, de Belshi, Espanha – Associação Etnográfica Don Sancho, de Zamora, França – Ensemble Arcadanse – Groupe d’Arts et Traditions Populaires, de Saint Marcel, Hungria – Kéve Néptáncegyüttes, de Ráckeve, Paraguai – Elenco Folklórico de San Lorenzo, de San Lorenzo e Quénia – Tarumbeta Africa Cultural Group, de Nairobi.

Em 2024, o cartaz do XXVI Festival de Folclore Internacional – Alto Minho Festival de Folclore Internacional Alto Minho volta a surgir com simbolismo. Com referência ao troféu comemorativo dos 20 anos, há ainda, a imagem de uma das noites mais memoráveis do festival em 2023.

Recorde-se que Viana do Castelo teve o privilégio de assistir a uma dança boliviana representativa da luta entre o bem e o mal, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Estando tantos países do mundo a passar tempos tão conturbados, pareceu-nos de uma enorme expressividade recordar esta dança em que o bem (também representado por personagens míticos) vence o mal, acabando este por retirar a máscara em sinal de conversão. Ainda em tempo de muitas máscaras, desejamos que estas caiam muito brevemente e volte paz, a dança, a música e a possibilidade de promover a harmonia entre os povos através da cultura, é a grande mensagem deste cartaz e deste Festival” afirma a organização.

Os 9 grupos vianenses que coorganizam o Festival são: Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães; Grupo Etnográfico de Areosa; Grupo Folclórico São Paulo, Barroselas; Grupo das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos; Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço; Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva; Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima; Grupo Folclórico de Viana do Castelo e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

Sérgio Moreira é o fotógrafo e Diana Sofia Leipold é a designer do cartaz, que acompanham o Festival há cerca de 20 anos.

Programa: XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Segunda-feira | 15 de julho

Acolhimento dos 6 grupos visitantes

Terça-feira | 16 de julho

Manhã | Desfile nas ruas da cidade e receção oficial na Porta Mexia Galvão

21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS – Centro Cultural de Viana do Castelo

Quarta-feira | 17 de julho

14h30 | GALA FESTA DA VIDA – Escola Frei Bartolomeu dos Mártires

21h30 | GALA GERAZ CANTA E DANÇA COM O MUNDO – Largo da Feira, Santa Maria de Geraz do Lima

Quinta-feira | 18 de julho

Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas

Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural

Sexta-feira | 19 de julho

Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas

Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural

21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS – Centro Cultural de Viana do Castelo

Sábado | 20 de julho

11h00 | CONCERTO PELA PAZ – Igreja da Sagrada Família

21h30 | GALA DA DESPEDIDA – Centro Cultural de Viana do Castelo

Domingo | 21 de julho

18h30 | Abertura das TASQUINHAS DA DIVERSIDADE: participação das comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo – Centro Cultural de Viana do Castelo.

20h00 | ABRAÇO DA MÚSICA E DA DANÇA – Confraternização e aprendizagem de danças e cantigas tradicionais – Centro Cultural de Viana do Castelo.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 12 Setembro, 2025

Monção: Grupo “De Vacas” atua no Cine Teatro João Verde a 18 de outubro

Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.

Regional 12 Setembro, 2025

Valença acolhe ação de capacitação sobre Mobilidade Urbana Sustentável na próxima terça-feira

A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.

Regional 12 Setembro, 2025

Paredes de Coura investe 1,7 milhões em novo espaço cultural comunitário

A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.

Regional 12 Setembro, 2025

Homem detido em Viana do Castelo por posse de arma proibida

Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.

Desporto 12 Setembro, 2025

Valença acolhe XI Torneio Eurocidade de Hóquei em Patins com mais de 350 atletas

A Eurocidade Tui Valença volta a ser palco de um dos mais relevantes eventos desportivos da região com a realização do XI Torneio de Hóquei em Patins, entre os dias 12 e 14 de setembro, no Pavilhão Municipal de Valença.

Regional 12 Setembro, 2025

Cerimónia de Entrega de Medalhas e Diplomas no Comando Distrital de Viana do Castelo

Realizou-se recentemente a cerimónia de entrega de medalhas de Segurança Pública de Assiduidade e de Comportamento Exemplar, assim como de Louvores de Mérito, destinada aos agentes da Polícia do Comando Distrital de Viana do Castelo.

Nacional 12 Setembro, 2025

Região Norte supera meta nacional de retoma de embalagens mas falha no vidro

A Região Norte registou em 2024 uma retoma média de 48,6 quilos de embalagens por habitante, superando a meta nacional definida para o ano (44,9 kg) e posicionando-se acima da média do país. Os dados são da Sociedade Ponto Verde (SPV), que destaca o crescimento de 15% no volume de embalagens retomadas na região entre 2020 e 2024.