Logo
Regional

Festival de Folclore Internacional Alto Minho regressa a Viana do Castelo a 15 de julho

25 Junho, 2024 | 11:55
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

De 15 a 21 de julho, Viana do Castelo vai ser palco do XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho. Este ano, a iniciativa vai decorrer no Centro Cultural.

Para a edição deste ano os grupos que visitam Viana do Castelo, são oriundos da Albania -Folklore Over Generations – Folklori ndër breza, de Belshi, Espanha – Associação Etnográfica Don Sancho, de Zamora, França – Ensemble Arcadanse – Groupe d’Arts et Traditions Populaires, de Saint Marcel, Hungria – Kéve Néptáncegyüttes, de Ráckeve, Paraguai – Elenco Folklórico de San Lorenzo, de San Lorenzo e Quénia – Tarumbeta Africa Cultural Group, de Nairobi.

Em 2024, o cartaz do XXVI Festival de Folclore Internacional – Alto Minho Festival de Folclore Internacional Alto Minho volta a surgir com simbolismo. Com referência ao troféu comemorativo dos 20 anos, há ainda, a imagem de uma das noites mais memoráveis do festival em 2023.

Recorde-se que Viana do Castelo teve o privilégio de assistir a uma dança boliviana representativa da luta entre o bem e o mal, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

“Estando tantos países do mundo a passar tempos tão conturbados, pareceu-nos de uma enorme expressividade recordar esta dança em que o bem (também representado por personagens míticos) vence o mal, acabando este por retirar a máscara em sinal de conversão. Ainda em tempo de muitas máscaras, desejamos que estas caiam muito brevemente e volte paz, a dança, a música e a possibilidade de promover a harmonia entre os povos através da cultura, é a grande mensagem deste cartaz e deste Festival” afirma a organização.

Os 9 grupos vianenses que coorganizam o Festival são: Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães; Grupo Etnográfico de Areosa; Grupo Folclórico São Paulo, Barroselas; Grupo das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos; Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço; Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva; Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima; Grupo Folclórico de Viana do Castelo e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

Sérgio Moreira é o fotógrafo e Diana Sofia Leipold é a designer do cartaz, que acompanham o Festival há cerca de 20 anos.

Programa: XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Segunda-feira | 15 de julho

Acolhimento dos 6 grupos visitantes

Terça-feira | 16 de julho

Manhã | Desfile nas ruas da cidade e receção oficial na Porta Mexia Galvão

21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS – Centro Cultural de Viana do Castelo

Quarta-feira | 17 de julho

14h30 | GALA FESTA DA VIDA – Escola Frei Bartolomeu dos Mártires

21h30 | GALA GERAZ CANTA E DANÇA COM O MUNDO – Largo da Feira, Santa Maria de Geraz do Lima

Quinta-feira | 18 de julho

Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas

Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural

Sexta-feira | 19 de julho

Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas

Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural

21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS – Centro Cultural de Viana do Castelo

Sábado | 20 de julho

11h00 | CONCERTO PELA PAZ – Igreja da Sagrada Família

21h30 | GALA DA DESPEDIDA – Centro Cultural de Viana do Castelo

Domingo | 21 de julho

18h30 | Abertura das TASQUINHAS DA DIVERSIDADE: participação das comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo – Centro Cultural de Viana do Castelo.

20h00 | ABRAÇO DA MÚSICA E DA DANÇA – Confraternização e aprendizagem de danças e cantigas tradicionais – Centro Cultural de Viana do Castelo.

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Novembro, 2025

Viana do Castelo estreia “Largo do Chocolate” na programação de Natal

O Largo Maestro José Pedro recebe, pela primeira vez, o Largo do Chocolate, uma das grandes novidades da programação “Viana Coração do Natal”.

Regional 28 Novembro, 2025

Eco Albergue vai nascer em Castelo do Neiva para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Cultura 28 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe hoje espetáculo inclusivo em Língua Gestual Portuguesa

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.

Desporto 28 Novembro, 2025

Sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC define confrontos

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.

Regional 28 Novembro, 2025

Mercado de Natal de Viana do Castelo é alargado ao Passeio das Mordomas devido à elevada procura

O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.

Regional 28 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo lança nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.

Cultura 28 Novembro, 2025

Krisálida estreia “Caminhos Cruzados”, farsa sobre migração e identidade

A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.