Logo
Cultura

XXIII Encontros de Cinema de Viana vão decorrer de 2 a 14 de maio

27 Abril, 2023 | 14:23
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

XXIII Encontros de Cinema de Viana regressa de 2 a 14 de maio com diversas atividades e a participação de 3.500 do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior. Organizados pela Associação AO NORTE, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país.

Viana do Castelo acolhe o XXIII Encontros de Cinema de Viana, iniciativa que reúne diversas atividades para escolas, cineclubistas de Portugal e da Galiza assim como o público em geral, proporcionando um espaço comum de partilha, formação e debate para os estudantes de cinema das escolas da região, cineclubistas e público em geral. Enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico, este é um espaço de exibição, divulgação e reflexão que aposta na ligação à academia e à investigação.

Na conferência de apresentação do evento, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta é uma iniciativa já de “longa duração” à qual a Câmara Municipal se associa através de protocolo de apoio à associação renovado anualmente “porque percebe que há aqui mais valia cultural para a cidade, para o concelho e para a região”.

Destacou a formação de públicos, com iniciativas que abrangem “desde crianças do pré-escolar até aos estudantes do ensino  universitário”, referindo ainda o facto de o programa contar com momentos “para a família”.

O diretor executivo dos Encontros de Cinema de Viana (ECVC), Rui Ramos, indicou que “ao longo de 23 anos, os Encontros têm vindo a alterar-se, contando hoje com uma identidade muito própria e características únicas a nível nacional”, realçando o facto de, a nível concelhio, estar já prevista a participação de 3.500 alunos nesta edição e mais de 150 professores.

Já Daniel Maciel, da produção do evento, frisou que “a novidade” na organização dos Encontros de Cinema de Viana deste ano é um Curso de Antropologia Visual que vai ser ministrado de 2 a 5 de maio, na Escola Superior de Educação do IPVC, com coordenação de José da Silva Ribeiro.

O programa inclui a 12ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, que se realiza de 2 a 5 de maio e é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura, e fotografia e memória.

Inclui, a 3 de maio, uma Palestra Inaugural – Imagens entre Tempos; o Curso de Antropologia Visual – Autobiografias nas artes, no cinema e nas ciências sociais e humanidades; um mesa-redonda sobre “Cinema na e sobre a educação: O Caso da Galiza”; a apresentação do livro “Grosses Kino. O Cinema Mudo alemão em Portugal”; seminário Work in Progress; e Encontro de Professores.

O Prémio PrimeirOlhar acontece de 5 a 7 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, assumindo-se como uma secção competitiva que tem por objetivo a promoção do cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos
de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e de outros países de língua portuguesa, contando com 23 filmes a concurso. Já o AÇÃO09! Festival de Vídeo Escolar tem 67 filmes a concurso, vindos de escolas de todo o país. É aberto a todas as turmas, alunos, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A programação integra ainda Olhares Frontais, que pretende continuar a dar visibilidade aos jovens cineastas de língua oficial portuguesa através da competição “PrimeirOlhar”. Existe um especial cuidado no cruzamento de jovens promissores cineastas com o universo de cineastas consagrados. Inclui apresentação e projeção dos filmes candidatos aos Prémios PrimeirOlhar.

Os Encontros integram igualmente o Encontro Luso-galaico de cineclubes. Os cineclubes são um dos principais responsáveis pela exibição não comercial de cinema em Portugal e na Galiza. A sua atividade regular contribui para a diversificação da oferta de cinema e ajuda a minimizar as assimetrias em territórios com uma difícil acessibilidade cultural. O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2023 pretende refletir sobre a atualidade desta “rede alternativa” e as perspetivas de futuro para a exibição não comercial em Portugal e na União Europeia.

Na seção “Escola do Cinema” são propostos filmes às escolas para visionamento em sala de cinema. Alguns filmes serão debatidos no fim da sessão, outros na sala de aula.

Os “Trabalhos de Casa” preveem a apresentação pública e projeção dos vídeos realizados no âmbito do projeto Escolas em Grande Plano. Já “O filme da minha vida”, a 4 de maio, faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas. Já as “Oficinas nas escolas” serão dinamizadas junto das escolas inscritas do concelho vianense.

Por fim, “Ação de formação para professores” acontece a 3 de maio e, a 14 de maio, será exibido o filme-concerto “Piratas e Sereias, ostras e baleias”, um filme-concerto para toda a família, às 11h00, no Teatro Municipal. O filme-concerto “Piratas
e Sereias, Ostras e Baleias”, pelo Space Ensemble, leva o público numa viagem às profundezas dos oceanos, embalado na magia do cinema de animação. Este espetáculo é composto por várias curtas-metragens de animação musicadas em tempo real por inúmeros instrumentos, desde os mais clássicos aos mais futuristas.

 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.