XXIII Encontros de Cinema de Viana regressa de 2 a 14 de maio com diversas atividades e a participação de 3.500 do concelho, desde o pré-escolar ao ensino superior. Organizados pela Associação AO NORTE, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, os Encontros de Cinema afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país.
Viana do Castelo acolhe o XXIII Encontros de Cinema de Viana, iniciativa que reúne diversas atividades para escolas, cineclubistas de Portugal e da Galiza assim como o público em geral, proporcionando um espaço comum de partilha, formação e debate para os estudantes de cinema das escolas da região, cineclubistas e público em geral. Enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico, este é um espaço de exibição, divulgação e reflexão que aposta na ligação à academia e à investigação.
Na conferência de apresentação do evento, o Vereador da Cultura e da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta é uma iniciativa já de “longa duração” à qual a Câmara Municipal se associa através de protocolo de apoio à associação renovado anualmente “porque percebe que há aqui mais valia cultural para a cidade, para o concelho e para a região”.
Destacou a formação de públicos, com iniciativas que abrangem “desde crianças do pré-escolar até aos estudantes do ensino universitário”, referindo ainda o facto de o programa contar com momentos “para a família”.
O diretor executivo dos Encontros de Cinema de Viana (ECVC), Rui Ramos, indicou que “ao longo de 23 anos, os Encontros têm vindo a alterar-se, contando hoje com uma identidade muito própria e características únicas a nível nacional”, realçando o facto de, a nível concelhio, estar já prevista a participação de 3.500 alunos nesta edição e mais de 150 professores.
Já Daniel Maciel, da produção do evento, frisou que “a novidade” na organização dos Encontros de Cinema de Viana deste ano é um Curso de Antropologia Visual que vai ser ministrado de 2 a 5 de maio, na Escola Superior de Educação do IPVC, com coordenação de José da Silva Ribeiro.
O programa inclui a 12ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, que se realiza de 2 a 5 de maio e é um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura, e fotografia e memória.
Inclui, a 3 de maio, uma Palestra Inaugural – Imagens entre Tempos; o Curso de Antropologia Visual – Autobiografias nas artes, no cinema e nas ciências sociais e humanidades; um mesa-redonda sobre “Cinema na e sobre a educação: O Caso da Galiza”; a apresentação do livro “Grosses Kino. O Cinema Mudo alemão em Portugal”; seminário Work in Progress; e Encontro de Professores.
O Prémio PrimeirOlhar acontece de 5 a 7 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, assumindo-se como uma secção competitiva que tem por objetivo a promoção do cinema documental e destacar os melhores filmes produzidos por alunos
de escolas de cinema, de audiovisuais e de comunicação ou por participantes em cursos promovidos por outras entidades de Portugal, da Galiza, do Brasil e de outros países de língua portuguesa, contando com 23 filmes a concurso. Já o AÇÃO09! Festival de Vídeo Escolar tem 67 filmes a concurso, vindos de escolas de todo o país. É aberto a todas as turmas, alunos, grupos de alunos ou Clubes de Cinema das escolas portuguesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
A programação integra ainda Olhares Frontais, que pretende continuar a dar visibilidade aos jovens cineastas de língua oficial portuguesa através da competição “PrimeirOlhar”. Existe um especial cuidado no cruzamento de jovens promissores cineastas com o universo de cineastas consagrados. Inclui apresentação e projeção dos filmes candidatos aos Prémios PrimeirOlhar.
Os Encontros integram igualmente o Encontro Luso-galaico de cineclubes. Os cineclubes são um dos principais responsáveis pela exibição não comercial de cinema em Portugal e na Galiza. A sua atividade regular contribui para a diversificação da oferta de cinema e ajuda a minimizar as assimetrias em territórios com uma difícil acessibilidade cultural. O Encontro Luso-Galaico de Cineclubes/2023 pretende refletir sobre a atualidade desta “rede alternativa” e as perspetivas de futuro para a exibição não comercial em Portugal e na União Europeia.
Na seção “Escola do Cinema” são propostos filmes às escolas para visionamento em sala de cinema. Alguns filmes serão debatidos no fim da sessão, outros na sala de aula.
Os “Trabalhos de Casa” preveem a apresentação pública e projeção dos vídeos realizados no âmbito do projeto Escolas em Grande Plano. Já “O filme da minha vida”, a 4 de maio, faz-se do repto lançado pela AO NORTE a autores portugueses de BD e ilustração para que criem um álbum inspirado num filme que tenha deixado marcas nas suas vidas. Já as “Oficinas nas escolas” serão dinamizadas junto das escolas inscritas do concelho vianense.
Por fim, “Ação de formação para professores” acontece a 3 de maio e, a 14 de maio, será exibido o filme-concerto “Piratas e Sereias, ostras e baleias”, um filme-concerto para toda a família, às 11h00, no Teatro Municipal. O filme-concerto “Piratas
e Sereias, Ostras e Baleias”, pelo Space Ensemble, leva o público numa viagem às profundezas dos oceanos, embalado na magia do cinema de animação. Este espetáculo é composto por várias curtas-metragens de animação musicadas em tempo real por inúmeros instrumentos, desde os mais clássicos aos mais futuristas.
As Cantadeiras do Vale do Neiva são protagonistas de “O Círculo das Contas de Ouro em Filigrana: Conexões Históricas entre Bahia e Viana do Castelo”, performance inédita da artista portuguesa Rita GT, apresentada no Museu de Arte da Bahia (MAB). A obra surge em colaboração com as Cantadeiras Ohùn Obìnrin (Bahia, Brasil) e propõe uma reflexão crítica sobre as circulações do ouro no contexto colonial, destacando o papel das mulheres nos dois lados do Atlântico.
Vila Nova de Cerveira participa na edição 2026 das Festas do Povo de Campo Maior, levando os seus reconhecidos trabalhos em croché para decorar uma das ruas da vila. O evento, que decorre entre 08 e 16 de agosto, conta com um orçamento superior a 600 mil euros e é Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2021.
Dois alunos da Escola Secundária de Monserrate foram distinguidos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) como os melhores da região, no âmbito dos Prémios Escolares APDL 2025, que reconhecem o mérito académico dos estudantes.
A equipa sénior masculina do Voleibol Clube de Viana foi eliminada da Taça de Portugal, após derrota frente ao São Mamede, este domingo, em jogo dos oitavos de final da competição.
Dois condutores foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao longo da última semana, no âmbito de ações de fiscalização rodoviária e de prevenção da criminalidade, desenvolvidas entre os dias 4 e 11 de janeiro.
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.