É já nos próximos dias 10 e 11 de maio que Viana do Castelo acolhe os XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, já que este é o segundo vinho mais consumido em Portugal e o mais exportado depois do vinho do Porto, com uma taxa de crescimento anual de dois dígitos.
Os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca um Seminário e uma prova de vinhos. Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Durante o dia 10 de maio vão acontecer seminários, provas de vinhos e o habitual Jantar de Gala, na qual serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023. Já durante o dia 11 de maio, haverá visitas a locais de produção de vinho da região.
Assim, a 10 de maio, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe o seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura, acompanhado do Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, do Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN)*, António Cunha, da Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões*, do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, e do Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia.
No primeiro dia, o seminário integra um 1º painel que irá debater Gestão do Solo, Água e Videira, um 2º painel sobre a Gestão Integrada do Meio Vitícola, e o 3º painel será uma mesa-redonda dedicada à Eficiência da Rentabilidade do Sector Vitivinícola.
Segue-se o Curso de Prova de Vinhos – Provar em Viana, na Delegação Distrital de Viana do Castelo, com o formador Constantino Ramos, enólogo da sub-região de Monção e Melgaço. Nessa noite, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe o Jantar de gala e Enogastronómico, com entrega de diplomas aos galardoados da Seleção Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.
Dia 11 de maio, o programa inclui O Caminho e o Vinho, no Centro interpretativo do Caminho Português da Costa, com visita guiada e degustação enograstronómica, uma viagem de barco do Cais até Cabedelo, com passeio turístico, e visita à Casa da Reina, às vinhas e à Adega, encerrando com almoço enogastronómico na Casa da Reina.
Programa completo e inscrições aqui:
* a confirmar.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.