É já nos próximos dias 10 e 11 de maio que Viana do Castelo acolhe os XIII Encontros Vínicos do Vinho Verde, evento que tem como objetivo valorizar a oferta de produtos nacionais, impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, já que este é o segundo vinho mais consumido em Portugal e o mais exportado depois do vinho do Porto, com uma taxa de crescimento anual de dois dígitos.
Os Encontros Vínicos trazem novamente para debate este vinho tão caraterístico da região do Minho e envolvem um conjunto de iniciativas nos quais este produto é devidamente valorizado, dos quais se destaca um Seminário e uma prova de vinhos. Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
Durante o dia 10 de maio vão acontecer seminários, provas de vinhos e o habitual Jantar de Gala, na qual serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023. Já durante o dia 11 de maio, haverá visitas a locais de produção de vinho da região.
Assim, a 10 de maio, a Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo recebe o seminário ‘Eficiência na gestão de recursos para a vinha’. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura, acompanhado do Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Bento Aires, do Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN)*, António Cunha, da Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Dora Simões*, do Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Carlos Rodrigues, e do Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo, Vítor Correia.
No primeiro dia, o seminário integra um 1º painel que irá debater Gestão do Solo, Água e Videira, um 2º painel sobre a Gestão Integrada do Meio Vitícola, e o 3º painel será uma mesa-redonda dedicada à Eficiência da Rentabilidade do Sector Vitivinícola.
Segue-se o Curso de Prova de Vinhos – Provar em Viana, na Delegação Distrital de Viana do Castelo, com o formador Constantino Ramos, enólogo da sub-região de Monção e Melgaço. Nessa noite, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo acolhe o Jantar de gala e Enogastronómico, com entrega de diplomas aos galardoados da Seleção Vinho Verde do Ano da Ordem dos Engenheiros.
Dia 11 de maio, o programa inclui O Caminho e o Vinho, no Centro interpretativo do Caminho Português da Costa, com visita guiada e degustação enograstronómica, uma viagem de barco do Cais até Cabedelo, com passeio turístico, e visita à Casa da Reina, às vinhas e à Adega, encerrando com almoço enogastronómico na Casa da Reina.
Programa completo e inscrições aqui:
* a confirmar.
Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.