Logo
Desporto

Xadrezistas bracarenses dominaram distritais em Viana do Castelo

21 Setembro, 2022 | 10:15
Partilhar
Eduarda Alves
4 min. leitura

Xadrezistas bracarenses dominaram distritais, individuais e coletivos, nos ritmos mais acelerados do xadrez que decorreram no último fim de semana em Viana do Castelo.

Os Campeonatos Distritais Absolutos de Xadrez, nas vertentes de Rápidas e Semirrápidas, realizaram-se no passado fim de semana de 17 e 18 de setembro nas instalações da antiga Escola do Calvário, em Perre, concelho de Viana do Castelo, com arbitragem de Flávio Peixoto e direção da prova a cargo de Renato Peres.

As provas encerraram o ciclo das principais competições xadrezistas da época para os atletas e clubes minhotos e foram organizadas pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com o apoio da Associação Desportiva e Cultural de Perre, da Junta de Freguesia de Perre e do Município vianense.

201 jogadores, de nove nacionalidades, em representação de 6 clubes passaram por Perre, naquela que foi uma manifestação do empenho da AXDB na descentralização do xadrez minhoto e na promoção e sedimentação da modalidade no distrito de viana e, em particular, entre os mais jovens praticantes deste distrito.

As provas coletivas decorreram no primeiro dia de competição e a grande vencedora foi a equipa bracarense da Academia de Xadrez Cidade Curiosa que arrecadou os dois títulos coletivos em disputa. O pódio de rápidas ficou completo com o Vitória Sport Clube (2º) e com o Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis (3º). Em semirrápidas o Vitória Sport Clube sagrou-se vice-campeão, terminando o Clube de Xadrez da Escola João de Meira na terceira posição.

A ADC Perre participou destas competições com três equipas que terminaram na 8ª, 11ª e 12ª posições da tabela final do torneio de partidas rápidas e na 5ª posição, a apenas 2 pontos do segundo lugar do pódio, na 9ª e na 12ª posições do tornio de partidas semirrápidas.

As provas individuais abriram com o triunfo de Carlos Novais (Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis) no ritmo mais rápido, que juntou este título ao da prova de clássicas que já conquistara esta época. A jogar “em casa”, uma vez que treina vários jovens jogadores perrenses, Carlos Novais via mais próximo um final de época de sonho, face à possibilidade de poder atingir o triplete (a vitória nos três ritmos de competição numa só época), caso vencesse a prova vespertina, o que não se veio a verificar.  Ao pódio de rápidas foram ainda o francês Colya Englisch e Tomás Santos (ambos da A.X. Cidade Curiosa). Entre os 18 atletas vianenses, o mestre nacional Henrique Pereira terminou a prova na quinta posição da classificação absoluta.

Neste ritmo destacaram-se ainda os jovens Colya Englisch e Filipa Osório (ADC Perre) como melhores sub20, Rodrigo Tristão (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco (AX Cidade Curiosa) melhor sub14, Guilherme Hares (ADCCA) e Clara Martins (AX Cidade Curiosa) melhores sub12, Francisco Quintela (ADCCA) melhor sub10 e Gonçalo Tristão e Inês Correia (ambos da ADC Perre) melhores sub8.

Na prova de semi-rápidas, realizadas na tarde do domingo, José Monteiro bateu a concorrência e assegurou o título distrital, seguiram se-lhe no pódio Colya Englisch (2º) e Carlos Novais (3º). Entre os 19 atletas vianenses, o jovem Eric Belo foi o melhor classificado, ao ocupar a 7ª posição da geral absoluta, mas deixando escapar uma presença no pódio por apenas ½ ponto.

Entre os mais novos, destacaram-se Colya Englisch e Filipa Osório como melhores sub20, David Figueiredo (AX Cidade Curiosa) melhor sub18, Pedro Parente (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco melhor sub14, Guilherme Hares e Anthonella Osorio (ADC Perre) melhores sub12, Francisco Quintela melhor sub10 e, finalmente, Gonçalo Tristão e Inês Correia melhores sub8.

A AXDB aproveitou ainda o evento para distinguir a Associação Desportiva e Cultural de Perre com o Prémio Fair Play 2021/22 em reconhecimento do trabalho realizado na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.

O episódio que justificou o reconhecimento da AXDB ocorreu a 5 de fevereiro do corrente ano aquando da realização do encontro entre a equipa B da ADC Perre e a equipa D da Academia de Xadrez Cidade Curiosa, a contar para a segunda ronda do campeonato distrital por equipas da AXDB. Durante a viagem para Perre, a equipa bracarense informou a ADC Perre que, por razões alheias à sua vontade, teria de voltar a Braga, o que a impossibilitaria de se apresentar ao encontro dada a proximidade da hora do início do mesmo. A ADC Perre e os atletas convocados para o encontro, Paulo Costa Pereira, Rodrigo Peres, Ivan Martins e Leandro Costa Pereira, que poderiam ter reclamado a vitória em todos os tabuleiros, manifestaram total solidariedade com a equipa visitante, informando-a da sua disponibilidade para que o encontro se realizasse qualquer que fosse a hora de chegada dos adversários, decisão possibilitou a realização do encontro que os visitantes acabariam por vencer, justamente, por 1 ½- 2 ½.

Para a AXDB, no entanto, os grandes vencedores do encontro foram o fair play e os valores éticos desportivos, materializados nas condutas da ADC Perre e dos seus atletas, o que constituiu o fundamento para a distinção atribuída.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 4 Abril, 2025

Torneio Internacional de Basket da Eurocidade reúne Mais de 500 jovens atletas em Valença

O Pavilhão Municipal de Valença será o palco de mais uma edição do Torneio Internacional de Basket da Eurocidade, um dos maiores eventos de basquetebol jovem da Península Ibérica.

Regional 4 Abril, 2025

Prazo do concurso para novo mercado de Viana do Castelo prolongado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou que o prazo para apresentação de propostas ao concurso internacional para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia o prédio Coutinho, foi prolongado até dia 14.

Regional 4 Abril, 2025

CIM Alto Minho reforça turismo sustentável nos rios Minho e Lima

As entidades parceiras do projeto europeu RedCIFT acabam de lançar o website oficial da Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços (RED CIFT), acessível em https://red-cift.eu/. Esta plataforma tem como objetivo promover o turismo fluvial sustentável e criar uma rede de destinos náutico-culturais nas bacias transfronteiriças dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana.

Política 4 Abril, 2025

Legislativas 2025: João Puig encabeça lista do Livre em Viana do Castelo

O Livre anunciou que o artista plástico João Puig é o número 1 pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo nas legislativas de maio.

Desporto 4 Abril, 2025

Portugal cai para sétimo no ranking da FIFA

Portugal foi ultrapassado pelos Países Baixos no ranking da FIFA, tendo caído para o sétimo lugar de uma classificação que foi divulgada e que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial de futebol.

Regional 3 Abril, 2025

Viana do Castelo acolhe a “maior e mais longa” conferência sobre Ruby na Europa

Viana do Castelo vai receber, nos dias 18 e 19 de setembro, o EuRuKo (European Ruby Conference), a maior e mais longa conferência sobre Ruby na Europa, reunindo anualmente cerca de 700 participantes, além de oradores de renome internacional.

Cultura 3 Abril, 2025

Krisálida Leva às Crianças uma Aventura Teatral sobre a Urgente Necessidade de Preservação da Água

A companhia Krisálida estreia um novo espetáculo de teatro de marionetas, "O Velho Eremita", uma criação que funde fantasia e consciência ambiental para sensibilizar o público infantojuvenil sobre a importância vital da água e os desafios das alterações climáticas. A estreia acontece a 13 de abril, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha, às 17h00.