Xadrezistas bracarenses dominaram distritais, individuais e coletivos, nos ritmos mais acelerados do xadrez que decorreram no último fim de semana em Viana do Castelo.
Os Campeonatos Distritais Absolutos de Xadrez, nas vertentes de Rápidas e Semirrápidas, realizaram-se no passado fim de semana de 17 e 18 de setembro nas instalações da antiga Escola do Calvário, em Perre, concelho de Viana do Castelo, com arbitragem de Flávio Peixoto e direção da prova a cargo de Renato Peres.
As provas encerraram o ciclo das principais competições xadrezistas da época para os atletas e clubes minhotos e foram organizadas pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com o apoio da Associação Desportiva e Cultural de Perre, da Junta de Freguesia de Perre e do Município vianense.
201 jogadores, de nove nacionalidades, em representação de 6 clubes passaram por Perre, naquela que foi uma manifestação do empenho da AXDB na descentralização do xadrez minhoto e na promoção e sedimentação da modalidade no distrito de viana e, em particular, entre os mais jovens praticantes deste distrito.
As provas coletivas decorreram no primeiro dia de competição e a grande vencedora foi a equipa bracarense da Academia de Xadrez Cidade Curiosa que arrecadou os dois títulos coletivos em disputa. O pódio de rápidas ficou completo com o Vitória Sport Clube (2º) e com o Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis (3º). Em semirrápidas o Vitória Sport Clube sagrou-se vice-campeão, terminando o Clube de Xadrez da Escola João de Meira na terceira posição.
A ADC Perre participou destas competições com três equipas que terminaram na 8ª, 11ª e 12ª posições da tabela final do torneio de partidas rápidas e na 5ª posição, a apenas 2 pontos do segundo lugar do pódio, na 9ª e na 12ª posições do tornio de partidas semirrápidas.
As provas individuais abriram com o triunfo de Carlos Novais (Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis) no ritmo mais rápido, que juntou este título ao da prova de clássicas que já conquistara esta época. A jogar “em casa”, uma vez que treina vários jovens jogadores perrenses, Carlos Novais via mais próximo um final de época de sonho, face à possibilidade de poder atingir o triplete (a vitória nos três ritmos de competição numa só época), caso vencesse a prova vespertina, o que não se veio a verificar. Ao pódio de rápidas foram ainda o francês Colya Englisch e Tomás Santos (ambos da A.X. Cidade Curiosa). Entre os 18 atletas vianenses, o mestre nacional Henrique Pereira terminou a prova na quinta posição da classificação absoluta.
Neste ritmo destacaram-se ainda os jovens Colya Englisch e Filipa Osório (ADC Perre) como melhores sub20, Rodrigo Tristão (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco (AX Cidade Curiosa) melhor sub14, Guilherme Hares (ADCCA) e Clara Martins (AX Cidade Curiosa) melhores sub12, Francisco Quintela (ADCCA) melhor sub10 e Gonçalo Tristão e Inês Correia (ambos da ADC Perre) melhores sub8.
Na prova de semi-rápidas, realizadas na tarde do domingo, José Monteiro bateu a concorrência e assegurou o título distrital, seguiram se-lhe no pódio Colya Englisch (2º) e Carlos Novais (3º). Entre os 19 atletas vianenses, o jovem Eric Belo foi o melhor classificado, ao ocupar a 7ª posição da geral absoluta, mas deixando escapar uma presença no pódio por apenas ½ ponto.
Entre os mais novos, destacaram-se Colya Englisch e Filipa Osório como melhores sub20, David Figueiredo (AX Cidade Curiosa) melhor sub18, Pedro Parente (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco melhor sub14, Guilherme Hares e Anthonella Osorio (ADC Perre) melhores sub12, Francisco Quintela melhor sub10 e, finalmente, Gonçalo Tristão e Inês Correia melhores sub8.
A AXDB aproveitou ainda o evento para distinguir a Associação Desportiva e Cultural de Perre com o Prémio Fair Play 2021/22 em reconhecimento do trabalho realizado na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.
O episódio que justificou o reconhecimento da AXDB ocorreu a 5 de fevereiro do corrente ano aquando da realização do encontro entre a equipa B da ADC Perre e a equipa D da Academia de Xadrez Cidade Curiosa, a contar para a segunda ronda do campeonato distrital por equipas da AXDB. Durante a viagem para Perre, a equipa bracarense informou a ADC Perre que, por razões alheias à sua vontade, teria de voltar a Braga, o que a impossibilitaria de se apresentar ao encontro dada a proximidade da hora do início do mesmo. A ADC Perre e os atletas convocados para o encontro, Paulo Costa Pereira, Rodrigo Peres, Ivan Martins e Leandro Costa Pereira, que poderiam ter reclamado a vitória em todos os tabuleiros, manifestaram total solidariedade com a equipa visitante, informando-a da sua disponibilidade para que o encontro se realizasse qualquer que fosse a hora de chegada dos adversários, decisão possibilitou a realização do encontro que os visitantes acabariam por vencer, justamente, por 1 ½- 2 ½.
Para a AXDB, no entanto, os grandes vencedores do encontro foram o fair play e os valores éticos desportivos, materializados nas condutas da ADC Perre e dos seus atletas, o que constituiu o fundamento para a distinção atribuída.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.
O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.
A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.
Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.