Xadrezistas bracarenses dominaram distritais, individuais e coletivos, nos ritmos mais acelerados do xadrez que decorreram no último fim de semana em Viana do Castelo.
Os Campeonatos Distritais Absolutos de Xadrez, nas vertentes de Rápidas e Semirrápidas, realizaram-se no passado fim de semana de 17 e 18 de setembro nas instalações da antiga Escola do Calvário, em Perre, concelho de Viana do Castelo, com arbitragem de Flávio Peixoto e direção da prova a cargo de Renato Peres.
As provas encerraram o ciclo das principais competições xadrezistas da época para os atletas e clubes minhotos e foram organizadas pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga, com o apoio da Associação Desportiva e Cultural de Perre, da Junta de Freguesia de Perre e do Município vianense.
201 jogadores, de nove nacionalidades, em representação de 6 clubes passaram por Perre, naquela que foi uma manifestação do empenho da AXDB na descentralização do xadrez minhoto e na promoção e sedimentação da modalidade no distrito de viana e, em particular, entre os mais jovens praticantes deste distrito.
As provas coletivas decorreram no primeiro dia de competição e a grande vencedora foi a equipa bracarense da Academia de Xadrez Cidade Curiosa que arrecadou os dois títulos coletivos em disputa. O pódio de rápidas ficou completo com o Vitória Sport Clube (2º) e com o Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis (3º). Em semirrápidas o Vitória Sport Clube sagrou-se vice-campeão, terminando o Clube de Xadrez da Escola João de Meira na terceira posição.
A ADC Perre participou destas competições com três equipas que terminaram na 8ª, 11ª e 12ª posições da tabela final do torneio de partidas rápidas e na 5ª posição, a apenas 2 pontos do segundo lugar do pódio, na 9ª e na 12ª posições do tornio de partidas semirrápidas.
As provas individuais abriram com o triunfo de Carlos Novais (Clube de Xadrez da Associação Académica Didaxis) no ritmo mais rápido, que juntou este título ao da prova de clássicas que já conquistara esta época. A jogar “em casa”, uma vez que treina vários jovens jogadores perrenses, Carlos Novais via mais próximo um final de época de sonho, face à possibilidade de poder atingir o triplete (a vitória nos três ritmos de competição numa só época), caso vencesse a prova vespertina, o que não se veio a verificar. Ao pódio de rápidas foram ainda o francês Colya Englisch e Tomás Santos (ambos da A.X. Cidade Curiosa). Entre os 18 atletas vianenses, o mestre nacional Henrique Pereira terminou a prova na quinta posição da classificação absoluta.
Neste ritmo destacaram-se ainda os jovens Colya Englisch e Filipa Osório (ADC Perre) como melhores sub20, Rodrigo Tristão (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco (AX Cidade Curiosa) melhor sub14, Guilherme Hares (ADCCA) e Clara Martins (AX Cidade Curiosa) melhores sub12, Francisco Quintela (ADCCA) melhor sub10 e Gonçalo Tristão e Inês Correia (ambos da ADC Perre) melhores sub8.
Na prova de semi-rápidas, realizadas na tarde do domingo, José Monteiro bateu a concorrência e assegurou o título distrital, seguiram se-lhe no pódio Colya Englisch (2º) e Carlos Novais (3º). Entre os 19 atletas vianenses, o jovem Eric Belo foi o melhor classificado, ao ocupar a 7ª posição da geral absoluta, mas deixando escapar uma presença no pódio por apenas ½ ponto.
Entre os mais novos, destacaram-se Colya Englisch e Filipa Osório como melhores sub20, David Figueiredo (AX Cidade Curiosa) melhor sub18, Pedro Parente (ADC Perre) melhor sub16, Jesus Tinoco melhor sub14, Guilherme Hares e Anthonella Osorio (ADC Perre) melhores sub12, Francisco Quintela melhor sub10 e, finalmente, Gonçalo Tristão e Inês Correia melhores sub8.
A AXDB aproveitou ainda o evento para distinguir a Associação Desportiva e Cultural de Perre com o Prémio Fair Play 2021/22 em reconhecimento do trabalho realizado na promoção dos valores éticos por via da prática desportiva.
O episódio que justificou o reconhecimento da AXDB ocorreu a 5 de fevereiro do corrente ano aquando da realização do encontro entre a equipa B da ADC Perre e a equipa D da Academia de Xadrez Cidade Curiosa, a contar para a segunda ronda do campeonato distrital por equipas da AXDB. Durante a viagem para Perre, a equipa bracarense informou a ADC Perre que, por razões alheias à sua vontade, teria de voltar a Braga, o que a impossibilitaria de se apresentar ao encontro dada a proximidade da hora do início do mesmo. A ADC Perre e os atletas convocados para o encontro, Paulo Costa Pereira, Rodrigo Peres, Ivan Martins e Leandro Costa Pereira, que poderiam ter reclamado a vitória em todos os tabuleiros, manifestaram total solidariedade com a equipa visitante, informando-a da sua disponibilidade para que o encontro se realizasse qualquer que fosse a hora de chegada dos adversários, decisão possibilitou a realização do encontro que os visitantes acabariam por vencer, justamente, por 1 ½- 2 ½.
Para a AXDB, no entanto, os grandes vencedores do encontro foram o fair play e os valores éticos desportivos, materializados nas condutas da ADC Perre e dos seus atletas, o que constituiu o fundamento para a distinção atribuída.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.