Desde o passado dia 10 e até ao próximo dia 17 de fevereiro, que o Alto Minho acolhe a 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023 | Traditional Fire Training Exchange”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com o apoio dos municípios associados e com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, a CIM Alto Minho promove 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023.
Um programa dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, que conta com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços da The Nature Conservancy, dos Estados Unidos da América.

Para além de todas as ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho, realiza-se amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, um workshop dedicado à temática “O Direito no Uso do Fogo”, com os testemunhos de representantes do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana.
Assuntos como a “Evolução da legislação sobre o uso do fogo em Portugal”; “O crime do uso do fogo desde a perspetiva da investigação”; “A evolução da causalidade de incêndios rurais em Portugal” e o “O crime por negligência no uso do fogo pelos idosos” darão mote para esta reflexão.
Apesar do público-alvo serem os agentes da proteção civil, técnicos de fogo controlado/fogo prescrito, gestores do território, produtores pecuários, agricultores, gestores de zonas de caça, responsáveis políticos, elementos da comunidade e da academia, este evento é aberto à população em geral, sendo a participação gratuita e não sujeita a inscrição prévia.

O Alto Minho TREX 2023, enquadra-se no projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.