Desde o passado dia 10 e até ao próximo dia 17 de fevereiro, que o Alto Minho acolhe a 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023 | Traditional Fire Training Exchange”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com o apoio dos municípios associados e com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, a CIM Alto Minho promove 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023.
Um programa dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, que conta com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços da The Nature Conservancy, dos Estados Unidos da América.

Para além de todas as ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho, realiza-se amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, um workshop dedicado à temática “O Direito no Uso do Fogo”, com os testemunhos de representantes do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana.
Assuntos como a “Evolução da legislação sobre o uso do fogo em Portugal”; “O crime do uso do fogo desde a perspetiva da investigação”; “A evolução da causalidade de incêndios rurais em Portugal” e o “O crime por negligência no uso do fogo pelos idosos” darão mote para esta reflexão.
Apesar do público-alvo serem os agentes da proteção civil, técnicos de fogo controlado/fogo prescrito, gestores do território, produtores pecuários, agricultores, gestores de zonas de caça, responsáveis políticos, elementos da comunidade e da academia, este evento é aberto à população em geral, sendo a participação gratuita e não sujeita a inscrição prévia.

O Alto Minho TREX 2023, enquadra-se no projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.