Desde o passado dia 10 e até ao próximo dia 17 de fevereiro, que o Alto Minho acolhe a 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023 | Traditional Fire Training Exchange”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com o apoio dos municípios associados e com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, a CIM Alto Minho promove 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023.
Um programa dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, que conta com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços da The Nature Conservancy, dos Estados Unidos da América.

Para além de todas as ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho, realiza-se amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, um workshop dedicado à temática “O Direito no Uso do Fogo”, com os testemunhos de representantes do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana.
Assuntos como a “Evolução da legislação sobre o uso do fogo em Portugal”; “O crime do uso do fogo desde a perspetiva da investigação”; “A evolução da causalidade de incêndios rurais em Portugal” e o “O crime por negligência no uso do fogo pelos idosos” darão mote para esta reflexão.
Apesar do público-alvo serem os agentes da proteção civil, técnicos de fogo controlado/fogo prescrito, gestores do território, produtores pecuários, agricultores, gestores de zonas de caça, responsáveis políticos, elementos da comunidade e da academia, este evento é aberto à população em geral, sendo a participação gratuita e não sujeita a inscrição prévia.

O Alto Minho TREX 2023, enquadra-se no projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.