Desde o passado dia 10 e até ao próximo dia 17 de fevereiro, que o Alto Minho acolhe a 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023 | Traditional Fire Training Exchange”, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Com o apoio dos municípios associados e com o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, a CIM Alto Minho promove 3.ª edição do “ALTO MINHO TREX 2023.
Um programa dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, que conta com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços da The Nature Conservancy, dos Estados Unidos da América.

Para além de todas as ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho, realiza-se amanhã, dia 16 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Cultural de Paredes de Coura, um workshop dedicado à temática “O Direito no Uso do Fogo”, com os testemunhos de representantes do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da Guarda Nacional Republicana.
Assuntos como a “Evolução da legislação sobre o uso do fogo em Portugal”; “O crime do uso do fogo desde a perspetiva da investigação”; “A evolução da causalidade de incêndios rurais em Portugal” e o “O crime por negligência no uso do fogo pelos idosos” darão mote para esta reflexão.
Apesar do público-alvo serem os agentes da proteção civil, técnicos de fogo controlado/fogo prescrito, gestores do território, produtores pecuários, agricultores, gestores de zonas de caça, responsáveis políticos, elementos da comunidade e da academia, este evento é aberto à população em geral, sendo a participação gratuita e não sujeita a inscrição prévia.

O Alto Minho TREX 2023, enquadra-se no projeto “Protec|Georisk: Alto Minho 2020”, promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.