Entre os dias 24 e 25 de maio, o Wine & Blues Festival está de regresso a Viana do Castelo e, este ano, a edição conta com várias novidades, a começar por uma nova localização – a Praça da Liberdade.
Aposta sólida da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Wine & Blues Festival concretiza este ano a sua 6ª edição e tem vindo a afirmar-se enquanto festival de dimensão internacional, num percurso de consolidação da Mostra Vínica e de reconhecimento de bandas de renome mundial pelos fãs do género Blues.
Assim, na primeira noite, sexta-feira, 24 de maio, às 21h15, sobem ao palco da Praça da Liberdade os The same way, seguindo-se, às 22h30, Kiko & The Blues Refugees. Sábado, dia 25 de maio, às 21h15 atuam Go Up Band e, às 22h30, Greg Copeland & Chris Wragg Blues Band.
Outra das novidades passa pela instalação de estruturas de praça da alimentação na Praça da Liberdade, onde os restaurantes aderentes vão disponibilizar menus preparados especificamente para o festival, sempre acompanhados por vinho verde. No local, a Mostra Vínica funcionará, nos dois dias, das 19h00 à 00h00, numa apresentação dos vinhos verdes da região.
O Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, considerou que “Loureiro Vale do Lima: Uma Casta, Um Vale Inteiro” é o mote do evento que pretende unir harmonizações, gastronomia e música. “A partir de um produto cultural, queremos trabalhar a harmonização dos vinhos, a gastronomia e os ‘blues’, que são um tipo de música que cai bem em qualquer território”, indicou.
Andreia Amorim, da organização, explicou que a alteração de local, para a Praça da Liberdade, nesta sexta edição, representa a instalação do festival num espaço “com outro potencial de ligação à zona ribeirinha e à restauração da cidade”.
A Mostra Vínica contará com a presença de cerca de 14 produtores, pelo que a responsável afirma que “Viana do Castelo assume-se como capital de distrito com capacidade para ser embaixadora dos vinhos verdes da região”.
Também Jacques Ribeiro, da Eventos Pro-Ds, afirmou que a programação conjuga “bandas de Viana e bandas internacionais, representando ainda um encontro de gerações de bandas nacionais, já que inclui bandas de jovens e bandas de veteranos.”
No âmbito do festival, será igualmente promovida um Roteiro de harmonizações do Loureiro nos restaurantes, bares e tasquinhas da cidade e do concelho, com direito a tapas e a um copo de vinho verde. O Roteiro de Harmonizações vai funcionar de 18 a 25 de maio, com o preço único de 5 euros para um petisco típico e um copo de Vinho Loureiro.
No sábado, 25 de maio, a partir das 18h00, o topo norte da Praça da Liberdade vai acolher uma tertúlia dedicada aos 50 anos do Vinho Verde, seguida de Prova vínica comentada de vinho Loureiro pelo enólogo Constantino Ramos.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.
O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP reforçou, na última semana, as ações de prevenção e combate à criminalidade, resultando na detenção de dois cidadãos.
Viana do Castelo deu início, esta semana, à primeira sessão de 2026 do programa Formação + Próxima, uma iniciativa que resulta da parceria entre o Município e o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo.
A vida e o legado de Armando Alves, figura emblemática de Merufe, serão celebrados este domingo, dia 15 de fevereiro, às 15h30, no Cine Teatro João Verde, com o espetáculo “Heranças da Terra – Homenagem a Armando Alves”. A entrada é gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete.
Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) natural de Viana do Castelo foi peça determinante num caso que está a marcar a atualidade nacional e que ganhou destaque no Dia Europeu do 112.
Vila Nova de Cerveira recebeu nos dias 6 e 7 de fevereiro a segunda ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP de Viana do Castelo realizou, no passado dia 2 de fevereiro, duas intervenções que resultaram na apreensão de drogas e na identificação de dois suspeitos.