A Ocean Winds, uma empresa internacional de energia eólica offshore sediada em Madrid, na Espanha, começou a desenvolver em Viana do Castelo o seu projeto Wind Experts. Este programa de educação tem como objetivo a sensibilização dos estudantes do 5 º e do 6 º ano sobre as mudanças climáticas e os benefícios do uso de fontes renováveis de energia, como a eólica offshore.
Esta ação faz parte do compromisso da Ocean Winds de investimento social nas comunidades e, especialmente, nas gerações mais jovens. Por isso, com o apoio da Câmara Municipal de Viana, será a vez do Agrupamento de Escolas da Abelheira aderir ao projeto. Na última semana, Daniel Ribeiro, gestor de ativos do WindFloat Atlantic, já teve a oportunidade de visitar a escola e conhecer os jovens estudantes, assim como de explicar o que é a energia eólica offshore e como as turbinas eólicas produzem eletricidade.

A visita da Ocean Winds foi efetuada como encerramento do ciclo educativo de duas sessões virtuais que os estudantes realizaram com o professor, no âmbito da disciplina curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Durante estes cursos, os estudantes aprenderam, através de materiais interativos, sobre os problemas das mudanças climáticas atuais e qual o papel das energias renováveis, e como podem contribuir de uma forma divertida. Depois destes cursos, os estudantes irão participar numa competição internacional, onde irão criar os seus próprios modelos de turbinas eólicas, utilizando materiais reciclados, da forma mais inovadora e funcional possível, em equipas diferentes, enquanto gravam todo o processo.
Todas as equipas irão submeter o vídeo do processo de construção dos modelos e a Ocean Winds irá selecionar, posteriormente, uma equipa vencedora por país. A equipa vencedora será premiada com ipads para cada membro, por ter construído a melhor turbina eólica com materiais reciclados e por ter demonstrado a sua criatividade, e a sua escola receberá um prémio de 3 mil euros. Depois, a escola vencedora desse país terá a oportunidade de participar numa final internacional, onde o vencedor global será escolhido e ganhará 3 mil euros adicionais.
José Miguel Pinheiro, gestor da Unidade de Negócios do Sul da Europa da Ocean winds e diretor de projeto do WindFloat Atlantic justificou o projeto de sensibilização em Viana uma vez que “acredita no potencial eólico offshore português”. “Temos orgulho em sermos pioneiros na jornada eólica offshore portuguesa. Como WindFloat Atlantic, continuaremos a trabalhar com os nossos fornecedores e comunidade, para o nosso objetivo principal: promover o retorno local enquanto fornecemos energia”, garantiu.
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante semi submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.