A Ocean Winds, uma empresa internacional de energia eólica offshore sediada em Madrid, na Espanha, começou a desenvolver em Viana do Castelo o seu projeto Wind Experts. Este programa de educação tem como objetivo a sensibilização dos estudantes do 5 º e do 6 º ano sobre as mudanças climáticas e os benefícios do uso de fontes renováveis de energia, como a eólica offshore.
Esta ação faz parte do compromisso da Ocean Winds de investimento social nas comunidades e, especialmente, nas gerações mais jovens. Por isso, com o apoio da Câmara Municipal de Viana, será a vez do Agrupamento de Escolas da Abelheira aderir ao projeto. Na última semana, Daniel Ribeiro, gestor de ativos do WindFloat Atlantic, já teve a oportunidade de visitar a escola e conhecer os jovens estudantes, assim como de explicar o que é a energia eólica offshore e como as turbinas eólicas produzem eletricidade.

A visita da Ocean Winds foi efetuada como encerramento do ciclo educativo de duas sessões virtuais que os estudantes realizaram com o professor, no âmbito da disciplina curricular de Cidadania e Desenvolvimento. Durante estes cursos, os estudantes aprenderam, através de materiais interativos, sobre os problemas das mudanças climáticas atuais e qual o papel das energias renováveis, e como podem contribuir de uma forma divertida. Depois destes cursos, os estudantes irão participar numa competição internacional, onde irão criar os seus próprios modelos de turbinas eólicas, utilizando materiais reciclados, da forma mais inovadora e funcional possível, em equipas diferentes, enquanto gravam todo o processo.
Todas as equipas irão submeter o vídeo do processo de construção dos modelos e a Ocean Winds irá selecionar, posteriormente, uma equipa vencedora por país. A equipa vencedora será premiada com ipads para cada membro, por ter construído a melhor turbina eólica com materiais reciclados e por ter demonstrado a sua criatividade, e a sua escola receberá um prémio de 3 mil euros. Depois, a escola vencedora desse país terá a oportunidade de participar numa final internacional, onde o vencedor global será escolhido e ganhará 3 mil euros adicionais.
José Miguel Pinheiro, gestor da Unidade de Negócios do Sul da Europa da Ocean winds e diretor de projeto do WindFloat Atlantic justificou o projeto de sensibilização em Viana uma vez que “acredita no potencial eólico offshore português”. “Temos orgulho em sermos pioneiros na jornada eólica offshore portuguesa. Como WindFloat Atlantic, continuaremos a trabalhar com os nossos fornecedores e comunidade, para o nosso objetivo principal: promover o retorno local enquanto fornecemos energia”, garantiu.
A Ocean Winds está atualmente presente em Portugal através do projeto WindFloat Atlantic, o primeiro parque eólico flutuante semi submersível do mundo, localizado na costa norte de Portugal, a cerca de 20 quilómetros de Viana.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.