Mais de 314 mil eleitores dos 333.347 inscritos para o voto antecipado exerceram o seu direito no domingo passado, correspondendo a uma afluência de 94,45%, segundo o balanço da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna
O número de eleitores que votaram antecipadamente para as eleições legislativas fixou-se em 314.859, correspondendo a 94,45% dos 333.347 inscritos, precisou a mesma fonte.
Este valor supera o registado nas eleições legislativas de 2024, onde foi registada uma taxa de participação de 93,8%.
Por sua vez, considerando a votação antecipada em território nacional nas três modalidades existentes — doentes internados, presos e em mobilidade — votaram antecipadamente 318.852 eleitores, “o que representa uma participação de 3,441% do total de eleitores recenseados em território nacional”, nota ainda a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
A taxa de participação nestas três modalidades foi, respetivamente, de 86,29% (Doentes internados), 94,40% (Presos) e 94,45% (voto em mobilidade).
Segundo o Ministério da Administração Interna, o número de recenseados em território nacional para votar antecipadamente em mobilidade nestas eleições foi o maior de sempre, desde que foi alargada a todos os eleitores a possibilidade do voto antecipado.
No passado domingo, quem se tinha inscrito até ao dia 08 de maio, poderia votar no município por si escolhido quando solicitou o voto antecipado. O eleitor inscrito para votar antecipadamente, mas que não tenha conseguido fazê-lo poderá ainda exercer o seu direito cívico no dia das eleições, a 18 de maio.
Entre os eleitores que optaram por esta modalidade esteve o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do PS, Carlos César, João Cotrim Figueiredo, ex-presidente e eurodeputado da IL, e Catarina Martins, ex-coordenadora e eurodeputada do BE.
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro estão inscritos nas legislativas antecipadas que vão eleger os 230 deputados à Assembleia da República.
Instituída com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 3/218, por ocasião da eleição de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019, a modalidade de voto antecipado em mobilidade foi escolhida por 285.848 nas eleições legislativas de 2022.
Concorrem às legislativas um total de 21 partidos e/ou coligações, estreando-se nestas eleições o Partido Liberal Social.
A economia azul e a cooperação institucional marcaram a sessão de abertura do colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, que decorre esta sexta-feira na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho vai avançar com uma plataforma digital de gestão urbanística nos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, financiada com cerca de 1,5 milhões de euros.
Cerveira acolhe, este sábado, 'Aporia', um espetáculo de magia verdadeiramente único com Rúben Félix a desafiar a perceção existente da realidade. Trata-se do segundo evento integrado na intensa e diversificada programação cultural prevista para os próximos meses na 'Vila das Artes'.
Mais de 314 mil eleitores dos 333.347 inscritos para o voto antecipado exerceram o seu direito no domingo passado, correspondendo a uma afluência de 94,45%, segundo o balanço da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna
No dia 17 de maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal será palco de um espetáculo único com o pianista e cantautor de Barcelona, Antoni Flotats, que apresenta o seu mais recente projeto: Els Imprevisibles.
Moçambique enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada por uma combinação devastadora de violência armada, pobreza estrutural, desastres naturais extremos e emergências de saúde pública. Esta policrise está a afetar gravemente as crianças: estima-se que 4,8 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária, incluindo 3,4 milhões de crianças.
A celebração dos 39 anos do Politécnico de Viana do Castelo fez do presente uma afirmação clara de mudança e do futuro um compromisso partilhado. Na sessão solene desta quinta-feira, marcada por intervenções que cruzaram ambição, responsabilidade e visão estratégica, a instituição reforçou o papel transformador que quer continuar a assumir no território e no ensino superior.