O Voleibol Clube de Viana entrou no Campeonato Nacional de 2024/25 com uma derrota (3-0) no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Em jogo da 1.ª jornada da 1.ª fase da competição, a equipa vianense perdeu frente ao Spor Lisboa e Benfica.
O 1.º set foi bastante equilibrado, apenas decidido nas vantagens, após muitas alternâncias no marcador. Com um ás de Nivaldo Gomez, as águias até tiveram três pontos de vantagem (10-7), mas o timeout solicitado pelo treinador da equipa de Viana do Castelo teve o condão de quebrar o ritmo aos pentacampeões nacionais.
O VC Viana igualou (10-10) e até se colocou na dianteira, após um ponto resultante de um bloco (16-17). Marcel Matz recorreu ao timeout numa fase em que o Benfica estava com dificuldades para ultrapassar a defesa contrária e travar os contra-ataques. E as águias estiveram mais perto de vencer o set, devido à eficácia de Matheus Alejandro no bloco (21-18).
A perder por 23-24, a entrada de Japa nos encarnados deu maior estabilidade ao Benfica e, nas vantagens, com um bloco de Pearson Eshenko, as águias acabaram por vencer o parcial por 28-26.
As contas do 2.º set já foram diferentes. Mais fortes nas ações junto à rede, os encarnados dispararam no marcador. Em 23 minutos, o Benfica venceu por 25-15 (2-0, na partida).
O Benfica manteve o ritmo no 3.º set e com naturalidade, as águias fecharam o jogo com um 25-10.
Depois da estreia no Campeonato em Lisboa, o VCV realiza o seu primeiro jogo em casa, no próximo sábado, frente ao Castêlo da Maia.
Foto: SL Benfica
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.