O Voleibol Clube de Viana entrou no Campeonato Nacional de 2024/25 com uma derrota (3-0) no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Em jogo da 1.ª jornada da 1.ª fase da competição, a equipa vianense perdeu frente ao Spor Lisboa e Benfica.
O 1.º set foi bastante equilibrado, apenas decidido nas vantagens, após muitas alternâncias no marcador. Com um ás de Nivaldo Gomez, as águias até tiveram três pontos de vantagem (10-7), mas o timeout solicitado pelo treinador da equipa de Viana do Castelo teve o condão de quebrar o ritmo aos pentacampeões nacionais.
O VC Viana igualou (10-10) e até se colocou na dianteira, após um ponto resultante de um bloco (16-17). Marcel Matz recorreu ao timeout numa fase em que o Benfica estava com dificuldades para ultrapassar a defesa contrária e travar os contra-ataques. E as águias estiveram mais perto de vencer o set, devido à eficácia de Matheus Alejandro no bloco (21-18).
A perder por 23-24, a entrada de Japa nos encarnados deu maior estabilidade ao Benfica e, nas vantagens, com um bloco de Pearson Eshenko, as águias acabaram por vencer o parcial por 28-26.
As contas do 2.º set já foram diferentes. Mais fortes nas ações junto à rede, os encarnados dispararam no marcador. Em 23 minutos, o Benfica venceu por 25-15 (2-0, na partida).
O Benfica manteve o ritmo no 3.º set e com naturalidade, as águias fecharam o jogo com um 25-10.
Depois da estreia no Campeonato em Lisboa, o VCV realiza o seu primeiro jogo em casa, no próximo sábado, frente ao Castêlo da Maia.
Foto: SL Benfica
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.