A equipa masculina do Voleibol Clube de Viana perdeu por 3-0, este domingo, no Pavilhão João Rocha em Alvalade frente ao Sporting, em jogo da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga nacional de Voleibol.
A formação verde e branca orientada por João Coelho fez valer a melhor qualidade colectiva e individual e impôs-se ao conjunto de Viana do Castelo.
O primeiro set apresentou uma equipa Leonina a querer fazer depressa e bem, mas que teve no VC Viana um bom opositor. Prova disso foi que a formação minhota conseguiu manter a formação Leonina ‘debaixo de olho’ no marcador, ao recuperar inclusivamente e uma desvantagem de 7-4 para mais tarde empates a 12 e a 13 pontos.
No segundo set, a equipa de Viana do Castelo entrou melhor e conquistou uma vantagem de 1-4, rapidamente recuperada pelo Sporting CP aos 6-6. Um bloco de Tiago Barth e a seguir dois grandes serviços de Edson Valencia lançaram a equipa Leonina para a vantagem de 9-6.
Com Tiago Barth muito bem no centro da rede bem acompanhado por Alejandro Vigil, que fez um bloco muito bom, o Sporting CP ganhou uma vantagem de 15-10, que foi sendo gerida até aos números finais do set, que ficaram em 25-17 e uma fase final de parcial na qual pontificaram os bons blocos de Tiago Barth e de Alejandro Vigil. O último ponto Leonino do segundo set saiu de um remate colocado de Tiago Pereira.
Faltava um set para o Sporting CP fechar o jogo e os primeiros indicadores foram muito animadores para esse cenário. O Sporting CP, através das acções atacantes e do bloco, ganhou uma vantagem de 9-4, mas que se dissipou mais à frente. Pelo meio, um grande ponto de Tiago Pereira ao segundo toque, após defesa de Vinícius Lersch, deu o 12-8, mas o bloco da equipa de Viana do Castelo cresceu com o jogo e com isso a equipa Leonina viu o adversário empatar aos 14 pontos.
O bloco do conjunto forasteiro ficou mais contundente do que o do Sporting CP e por isso a equipa de VC Viana teve muito mérito em ganhar vantagens de 18-22 e 21-24. Era preciso anular set points à equipa visitante e isso foi conseguido por três vezes, a partir de excelentes serviços de Kelton Tavares.
Nas vantagens para decidir o set, o Sporting CP andou na frente, mas com a equipa de Viana do Castelo a ir reagindo para evitar que o Sporting CP fechasse, até que Edson Valencia rematou com sucesso para o 29-27 final e para o triunfo de 3-0 da equipa Leonina frente a um brioso VC Viana que valorizou a vitória da formação de Alvalade.
Na próxima jornada, a 9 de novembro às 15h30, o Voleibol Clube de Viana recebe o Leixões.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.
O projeto Viana STARTS deu início a um ciclo de masterclasses internacionais com as cidades europeias parceiras de transferência — Brest (França), Brescia (Itália) e Las Palmas (Espanha) — reforçando a dimensão colaborativa e europeia do projeto.