A equipa masculina do Voleibol Clube de Viana perdeu por 3-0, este domingo, no Pavilhão João Rocha em Alvalade frente ao Sporting, em jogo da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga nacional de Voleibol.
A formação verde e branca orientada por João Coelho fez valer a melhor qualidade colectiva e individual e impôs-se ao conjunto de Viana do Castelo.
O primeiro set apresentou uma equipa Leonina a querer fazer depressa e bem, mas que teve no VC Viana um bom opositor. Prova disso foi que a formação minhota conseguiu manter a formação Leonina ‘debaixo de olho’ no marcador, ao recuperar inclusivamente e uma desvantagem de 7-4 para mais tarde empates a 12 e a 13 pontos.
No segundo set, a equipa de Viana do Castelo entrou melhor e conquistou uma vantagem de 1-4, rapidamente recuperada pelo Sporting CP aos 6-6. Um bloco de Tiago Barth e a seguir dois grandes serviços de Edson Valencia lançaram a equipa Leonina para a vantagem de 9-6.
Com Tiago Barth muito bem no centro da rede bem acompanhado por Alejandro Vigil, que fez um bloco muito bom, o Sporting CP ganhou uma vantagem de 15-10, que foi sendo gerida até aos números finais do set, que ficaram em 25-17 e uma fase final de parcial na qual pontificaram os bons blocos de Tiago Barth e de Alejandro Vigil. O último ponto Leonino do segundo set saiu de um remate colocado de Tiago Pereira.
Faltava um set para o Sporting CP fechar o jogo e os primeiros indicadores foram muito animadores para esse cenário. O Sporting CP, através das acções atacantes e do bloco, ganhou uma vantagem de 9-4, mas que se dissipou mais à frente. Pelo meio, um grande ponto de Tiago Pereira ao segundo toque, após defesa de Vinícius Lersch, deu o 12-8, mas o bloco da equipa de Viana do Castelo cresceu com o jogo e com isso a equipa Leonina viu o adversário empatar aos 14 pontos.
O bloco do conjunto forasteiro ficou mais contundente do que o do Sporting CP e por isso a equipa de VC Viana teve muito mérito em ganhar vantagens de 18-22 e 21-24. Era preciso anular set points à equipa visitante e isso foi conseguido por três vezes, a partir de excelentes serviços de Kelton Tavares.
Nas vantagens para decidir o set, o Sporting CP andou na frente, mas com a equipa de Viana do Castelo a ir reagindo para evitar que o Sporting CP fechasse, até que Edson Valencia rematou com sucesso para o 29-27 final e para o triunfo de 3-0 da equipa Leonina frente a um brioso VC Viana que valorizou a vitória da formação de Alvalade.
Na próxima jornada, a 9 de novembro às 15h30, o Voleibol Clube de Viana recebe o Leixões.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.