A equipa masculina do Voleibol Clube de Viana perdeu por 3-0, este domingo, no Pavilhão João Rocha em Alvalade frente ao Sporting, em jogo da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga nacional de Voleibol.
A formação verde e branca orientada por João Coelho fez valer a melhor qualidade colectiva e individual e impôs-se ao conjunto de Viana do Castelo.
O primeiro set apresentou uma equipa Leonina a querer fazer depressa e bem, mas que teve no VC Viana um bom opositor. Prova disso foi que a formação minhota conseguiu manter a formação Leonina ‘debaixo de olho’ no marcador, ao recuperar inclusivamente e uma desvantagem de 7-4 para mais tarde empates a 12 e a 13 pontos.
No segundo set, a equipa de Viana do Castelo entrou melhor e conquistou uma vantagem de 1-4, rapidamente recuperada pelo Sporting CP aos 6-6. Um bloco de Tiago Barth e a seguir dois grandes serviços de Edson Valencia lançaram a equipa Leonina para a vantagem de 9-6.
Com Tiago Barth muito bem no centro da rede bem acompanhado por Alejandro Vigil, que fez um bloco muito bom, o Sporting CP ganhou uma vantagem de 15-10, que foi sendo gerida até aos números finais do set, que ficaram em 25-17 e uma fase final de parcial na qual pontificaram os bons blocos de Tiago Barth e de Alejandro Vigil. O último ponto Leonino do segundo set saiu de um remate colocado de Tiago Pereira.
Faltava um set para o Sporting CP fechar o jogo e os primeiros indicadores foram muito animadores para esse cenário. O Sporting CP, através das acções atacantes e do bloco, ganhou uma vantagem de 9-4, mas que se dissipou mais à frente. Pelo meio, um grande ponto de Tiago Pereira ao segundo toque, após defesa de Vinícius Lersch, deu o 12-8, mas o bloco da equipa de Viana do Castelo cresceu com o jogo e com isso a equipa Leonina viu o adversário empatar aos 14 pontos.
O bloco do conjunto forasteiro ficou mais contundente do que o do Sporting CP e por isso a equipa de VC Viana teve muito mérito em ganhar vantagens de 18-22 e 21-24. Era preciso anular set points à equipa visitante e isso foi conseguido por três vezes, a partir de excelentes serviços de Kelton Tavares.
Nas vantagens para decidir o set, o Sporting CP andou na frente, mas com a equipa de Viana do Castelo a ir reagindo para evitar que o Sporting CP fechasse, até que Edson Valencia rematou com sucesso para o 29-27 final e para o triunfo de 3-0 da equipa Leonina frente a um brioso VC Viana que valorizou a vitória da formação de Alvalade.
Na próxima jornada, a 9 de novembro às 15h30, o Voleibol Clube de Viana recebe o Leixões.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.