O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.
Menos de 24 horas depois de um triunfo, em casa, para o Campeonato Nacional, o VCV voltou à ação na Taça de Portugal, defrontando o poderoso Benfica, a quem acabou por dar luta.
Se, no set inaugural, se assistiu com alguma naturalidade à lei do mais forte, em que os pentacampeões nacionais estiveram sempre na liderança do marcador e se impuseram por 25-18, maiores dificuldades estavam reservadas para os parciais seguintes.
No 2.º, os vianenses entraram melhor, cavando muito cedo uma vantagem de cinco pontos que conseguiram guardar durante muito tempo, até aos 12-17. Nessa altura, Marcel Matz pediu um desconto de tempo, e a palestra teve efeitos práticos, levando os encarnados a reduzir diferenças em 21-22.
O puxão de orelhas do treinador encarnado foi eficaz e a equipa negou dois set points aos vianenses, empatando a partida a 24-24 e levando-a para as vantagens. Aí, depois de negar mais um set point, conseguiu virar as coisas a seu favor, triunfando, por 27-25, e colocando-se a vencer por 2-0.
Assim sendo, o 3.º set tinha a possibilidade de ser o último parcial do encontro, e ambas as equipas sabiam disso, daqui resultando uma toada equilibrada até ao fim. Quando o VC Viana recuperou a frente do marcador aos 20-21, Marcel Matz aproveitou mais um desconto de tempo para fazer a diferença com as suas indicações.
A equipa recuperou a liderança logo nos pontos seguintes (22-21), mas não conseguiu fechar o encontro antes das vantagens, logrando-o ao 2.º match point, quando Felipe Banderó fez o 26-24 que resultou no 3-0 com que o Benfica garantiu o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal.
Afastado da competição, o Voleibol Clube de Viana volta à quadra no dia 18 de janeiro, viajando até Espinho para defrontar, às 16h00, a Associação Académica local para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.
A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.
O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.