O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.
Menos de 24 horas depois de um triunfo, em casa, para o Campeonato Nacional, o VCV voltou à ação na Taça de Portugal, defrontando o poderoso Benfica, a quem acabou por dar luta.
Se, no set inaugural, se assistiu com alguma naturalidade à lei do mais forte, em que os pentacampeões nacionais estiveram sempre na liderança do marcador e se impuseram por 25-18, maiores dificuldades estavam reservadas para os parciais seguintes.
No 2.º, os vianenses entraram melhor, cavando muito cedo uma vantagem de cinco pontos que conseguiram guardar durante muito tempo, até aos 12-17. Nessa altura, Marcel Matz pediu um desconto de tempo, e a palestra teve efeitos práticos, levando os encarnados a reduzir diferenças em 21-22.
O puxão de orelhas do treinador encarnado foi eficaz e a equipa negou dois set points aos vianenses, empatando a partida a 24-24 e levando-a para as vantagens. Aí, depois de negar mais um set point, conseguiu virar as coisas a seu favor, triunfando, por 27-25, e colocando-se a vencer por 2-0.
Assim sendo, o 3.º set tinha a possibilidade de ser o último parcial do encontro, e ambas as equipas sabiam disso, daqui resultando uma toada equilibrada até ao fim. Quando o VC Viana recuperou a frente do marcador aos 20-21, Marcel Matz aproveitou mais um desconto de tempo para fazer a diferença com as suas indicações.
A equipa recuperou a liderança logo nos pontos seguintes (22-21), mas não conseguiu fechar o encontro antes das vantagens, logrando-o ao 2.º match point, quando Felipe Banderó fez o 26-24 que resultou no 3-0 com que o Benfica garantiu o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal.
Afastado da competição, o Voleibol Clube de Viana volta à quadra no dia 18 de janeiro, viajando até Espinho para defrontar, às 16h00, a Associação Académica local para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.
Tiago Maciel, atleta do Viana Garças Clube, foi convocado para o estágio da Seleção Nacional de Canoagem Sênior, que decorre até 22 de novembro.
O desenvolvimento do turismo fluvial no rio Minho deu um passo decisivo, com a apresentação em A Guarda (Galiza) do Estudo do Potencial Turístico Náutico do Rio Minho. A sessão, realizada na Casa dos Alonso, reuniu autarcas, especialistas, operadores turísticos e entidades das duas margens, no âmbito dos Encontros Transfronteiriços do projeto Red CIFT, promovido pela CIM Alto Minho e pela Agan+.
O Município de Viana do Castelo está a dinamizar, ao longo desta semana, mais uma ronda de ações de formação e prevenção no âmbito do projeto “Vencer a Idade com Saúde”, iniciativa que já envolve 1.500 participantes distribuídos por todas as freguesias do concelho.
Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Viana do Castelo foram palco de uma operação da GNR que resultou na detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 54 anos, suspeitos de tráfico de estupefacientes.
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve fora de flagrante, dois indivíduos suspeitos de burla qualificada, relacionada com alegadas práticas de “bruxaria” ou espiritualismo, na região norte do país.
O projeto Atlantic Sunset inaugurou, no Farol de Montedor, em Carreço, a primeira placa identificativa do “último pôr-do-sol de Portugal continental”, acompanhada por uma mesa interpretativa dedicada à observação do fenómeno solar.