O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.
Menos de 24 horas depois de um triunfo, em casa, para o Campeonato Nacional, o VCV voltou à ação na Taça de Portugal, defrontando o poderoso Benfica, a quem acabou por dar luta.
Se, no set inaugural, se assistiu com alguma naturalidade à lei do mais forte, em que os pentacampeões nacionais estiveram sempre na liderança do marcador e se impuseram por 25-18, maiores dificuldades estavam reservadas para os parciais seguintes.
No 2.º, os vianenses entraram melhor, cavando muito cedo uma vantagem de cinco pontos que conseguiram guardar durante muito tempo, até aos 12-17. Nessa altura, Marcel Matz pediu um desconto de tempo, e a palestra teve efeitos práticos, levando os encarnados a reduzir diferenças em 21-22.
O puxão de orelhas do treinador encarnado foi eficaz e a equipa negou dois set points aos vianenses, empatando a partida a 24-24 e levando-a para as vantagens. Aí, depois de negar mais um set point, conseguiu virar as coisas a seu favor, triunfando, por 27-25, e colocando-se a vencer por 2-0.
Assim sendo, o 3.º set tinha a possibilidade de ser o último parcial do encontro, e ambas as equipas sabiam disso, daqui resultando uma toada equilibrada até ao fim. Quando o VC Viana recuperou a frente do marcador aos 20-21, Marcel Matz aproveitou mais um desconto de tempo para fazer a diferença com as suas indicações.
A equipa recuperou a liderança logo nos pontos seguintes (22-21), mas não conseguiu fechar o encontro antes das vantagens, logrando-o ao 2.º match point, quando Felipe Banderó fez o 26-24 que resultou no 3-0 com que o Benfica garantiu o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal.
Afastado da competição, o Voleibol Clube de Viana volta à quadra no dia 18 de janeiro, viajando até Espinho para defrontar, às 16h00, a Associação Académica local para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.