O Voleibol Clube de Viana foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal após perder (3-0) na Luz frente ao Benfica.
Menos de 24 horas depois de um triunfo, em casa, para o Campeonato Nacional, o VCV voltou à ação na Taça de Portugal, defrontando o poderoso Benfica, a quem acabou por dar luta.
Se, no set inaugural, se assistiu com alguma naturalidade à lei do mais forte, em que os pentacampeões nacionais estiveram sempre na liderança do marcador e se impuseram por 25-18, maiores dificuldades estavam reservadas para os parciais seguintes.
No 2.º, os vianenses entraram melhor, cavando muito cedo uma vantagem de cinco pontos que conseguiram guardar durante muito tempo, até aos 12-17. Nessa altura, Marcel Matz pediu um desconto de tempo, e a palestra teve efeitos práticos, levando os encarnados a reduzir diferenças em 21-22.
O puxão de orelhas do treinador encarnado foi eficaz e a equipa negou dois set points aos vianenses, empatando a partida a 24-24 e levando-a para as vantagens. Aí, depois de negar mais um set point, conseguiu virar as coisas a seu favor, triunfando, por 27-25, e colocando-se a vencer por 2-0.
Assim sendo, o 3.º set tinha a possibilidade de ser o último parcial do encontro, e ambas as equipas sabiam disso, daqui resultando uma toada equilibrada até ao fim. Quando o VC Viana recuperou a frente do marcador aos 20-21, Marcel Matz aproveitou mais um desconto de tempo para fazer a diferença com as suas indicações.
A equipa recuperou a liderança logo nos pontos seguintes (22-21), mas não conseguiu fechar o encontro antes das vantagens, logrando-o ao 2.º match point, quando Felipe Banderó fez o 26-24 que resultou no 3-0 com que o Benfica garantiu o acesso aos quartos de final da Taça de Portugal.
Afastado da competição, o Voleibol Clube de Viana volta à quadra no dia 18 de janeiro, viajando até Espinho para defrontar, às 16h00, a Associação Académica local para a 16.ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.