O Voleibol Clube de Viana perdeu (0-3), este sábado, frente ao Sporting CP em jogo da 8ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão. O VCV foi derrotado com parciais de 19-25, 11-25 e 20-25.
No Pavilhão de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, o Sporting CP entrou com muita segurança nos blocos para fazer frente, desde logo, à força ofensiva do VCV, que arriscou sempre no serviço. Tiago Pereira com um ás e a potência de Wagner Silva no ataque à rede até colocaram a primeira vantagem significativa em 3-8, porém a formação da casa respondeu e chegou ao 11-11.
No entanto, voltou a ser a turma de Alvalade a disparar no marcador (13-18) deste set inaugural e, desta feita, sem ceder na liderança até ao 19-25 final.
Já no set seguinte, só após um início mais equilibrado (7-9) é que os Leões quebraram a resistência minhota, mas quando se fizeram com a dianteira no resultado foi de forma tremendamente autoritária (8-16) – pelo meio houve mais um ás do capitão Tiago Pereira, que esteve em grande destaque no serviço durante um parcial de 0-5.
A seguir, a potência verde e branca no ataque e os blocos de Galabov e Kelton Tavares – e alguma imprecisão vianense à mistura – alargaram a diferença no marcador para uns inalcançáveis 11 pontos (10-21). Feita a parte mais difícil neste segundo set, o Sporting CP encerrou-o com um expressivo 11-25, revelador da superioridade Leonina nesta fase.
Ainda assim, o Voleibol Clube de Viana não deitaria a toalha ao chão e, em busca de sobreviver ao terceiro set, reagiu da melhor forma, abriu na frente por 7-3 e chegou a ‘cavar’ uma margem de cinco pontos (11-6). Inverteram-se os papéis dentro daquele que tinha sido o guião da partida até então, sendo a vez dos Leões responderem a uma desvantagem em Viana do Castelo.
Aos poucos, o Sporting CP recomeçou a crescer em campo e chegou ao empate aos 16-16, antes que Tiago Pereira aparecesse, com classe, para devolver a liderança do marcador à equipa de João Coelho. Chegada, com sucesso, a resposta Leonina, a vitória já não fugiria: depois do 18-22, Wagner Silva foi o autor do ponto decisivo no 20-25 que fechou o jogo.
O Sporting CP atinge assim os 21 pontos e iguala o Benfica antes do dérbi, na próxima segunda-feira.
Já o Voleibol Clube de Viana, no decimo lugar com 7 pontos, joga este domingo na casa da AA São Mamede.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.