Vila Nova de Cerveira assinala, na próxima terça-feira, 1 de outubro, o Dia do Município. São 703 anos desde a atribuição do Foral a Vila Nova de Cerveira pelo Rei D. Dinis e que a Câmara Municipal vai assinalar, com e para os Cerveirenses, através de um programa que homenageia personalidades e entidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.
Neste mesmo dia comemorativo, Cerveira também é palco, no período da tarde, das Cerimónias Oficiais do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade.
Para comemorar a efeméride evocativa da identidade do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convida todas e todos os Cerveirenses para a programação delineada, que inicia às 09h30 com o momento protocolar do Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais decorre durante a manhã, no Palco das Artes. A autarquia vai reconhecer 30 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento educativo, económico, artístico, saúde, associativo e desportivo do concelho (Medalhas de Mérito Municipal); oito bombeiros voluntários (Medalha Municipal de Bons Serviços); 20 jovens atletas e todos os docentes em funções no Agrupamento de Escola de Vila Nova de Cerveira (Menções Honrosas), além de distinguir 12 trabalhadores da autarquia com a Medalha Municipal de Serviço Público.

Este ano, há um grande enfoque no reconhecimento e valorização de Cerveirenses ligados à educação e ao desporto, áreas prioritárias na estratégia do executivo liderado por Rui Teixeira, por “contribuírem significativamente para a estabilidade e a formação dos nossos jovens, pois além de atuarem como gestores da aprendizagem, promovem valores fundamentais para a inserção das crianças e adolescentes no meio social.
De realçar ainda que Vila Nova de Cerveira foi este ano o concelho escolhido para a acolher, neste dia 1 de outubro, as Cerimónias Oficiais de Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade. Da responsabilidade daquele Comando, o programa específico decorre durante o período da tarde, na Praça da Galiza, culminando, pelas 17h30, com um Verde de Honra e partilha de Bolo do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo (Dia da Unidade), no Palco das Artes.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).