Vila Nova de Cerveira assinala, na próxima terça-feira, 1 de outubro, o Dia do Município. São 703 anos desde a atribuição do Foral a Vila Nova de Cerveira pelo Rei D. Dinis e que a Câmara Municipal vai assinalar, com e para os Cerveirenses, através de um programa que homenageia personalidades e entidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.
Neste mesmo dia comemorativo, Cerveira também é palco, no período da tarde, das Cerimónias Oficiais do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade.
Para comemorar a efeméride evocativa da identidade do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convida todas e todos os Cerveirenses para a programação delineada, que inicia às 09h30 com o momento protocolar do Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais decorre durante a manhã, no Palco das Artes. A autarquia vai reconhecer 30 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento educativo, económico, artístico, saúde, associativo e desportivo do concelho (Medalhas de Mérito Municipal); oito bombeiros voluntários (Medalha Municipal de Bons Serviços); 20 jovens atletas e todos os docentes em funções no Agrupamento de Escola de Vila Nova de Cerveira (Menções Honrosas), além de distinguir 12 trabalhadores da autarquia com a Medalha Municipal de Serviço Público.

Este ano, há um grande enfoque no reconhecimento e valorização de Cerveirenses ligados à educação e ao desporto, áreas prioritárias na estratégia do executivo liderado por Rui Teixeira, por “contribuírem significativamente para a estabilidade e a formação dos nossos jovens, pois além de atuarem como gestores da aprendizagem, promovem valores fundamentais para a inserção das crianças e adolescentes no meio social.
De realçar ainda que Vila Nova de Cerveira foi este ano o concelho escolhido para a acolher, neste dia 1 de outubro, as Cerimónias Oficiais de Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade. Da responsabilidade daquele Comando, o programa específico decorre durante o período da tarde, na Praça da Galiza, culminando, pelas 17h30, com um Verde de Honra e partilha de Bolo do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo (Dia da Unidade), no Palco das Artes.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.
O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.