Vila Nova de Cerveira assinala, na próxima terça-feira, 1 de outubro, o Dia do Município. São 703 anos desde a atribuição do Foral a Vila Nova de Cerveira pelo Rei D. Dinis e que a Câmara Municipal vai assinalar, com e para os Cerveirenses, através de um programa que homenageia personalidades e entidades pelo papel preponderante no desenvolvimento e afirmação do concelho nas mais diversas áreas de atuação.
Neste mesmo dia comemorativo, Cerveira também é palco, no período da tarde, das Cerimónias Oficiais do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade.
Para comemorar a efeméride evocativa da identidade do concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira convida todas e todos os Cerveirenses para a programação delineada, que inicia às 09h30 com o momento protocolar do Hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional e do Hino de Cerveira, em frente ao edifício da Câmara Municipal, com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira.
Ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores, a Sessão Solene de Imposição de Medalhas Municipais decorre durante a manhã, no Palco das Artes. A autarquia vai reconhecer 30 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento educativo, económico, artístico, saúde, associativo e desportivo do concelho (Medalhas de Mérito Municipal); oito bombeiros voluntários (Medalha Municipal de Bons Serviços); 20 jovens atletas e todos os docentes em funções no Agrupamento de Escola de Vila Nova de Cerveira (Menções Honrosas), além de distinguir 12 trabalhadores da autarquia com a Medalha Municipal de Serviço Público.

Este ano, há um grande enfoque no reconhecimento e valorização de Cerveirenses ligados à educação e ao desporto, áreas prioritárias na estratégia do executivo liderado por Rui Teixeira, por “contribuírem significativamente para a estabilidade e a formação dos nossos jovens, pois além de atuarem como gestores da aprendizagem, promovem valores fundamentais para a inserção das crianças e adolescentes no meio social.
De realçar ainda que Vila Nova de Cerveira foi este ano o concelho escolhido para a acolher, neste dia 1 de outubro, as Cerimónias Oficiais de Comemoração do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo – Dia da Unidade. Da responsabilidade daquele Comando, o programa específico decorre durante o período da tarde, na Praça da Galiza, culminando, pelas 17h30, com um Verde de Honra e partilha de Bolo do 16º Aniversário do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo (Dia da Unidade), no Palco das Artes.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.