Logo
Regional

Vitor Paulo Pereira: “Estar na oposição também é estar no lado certo, como aconteceu na ditadura”

19 Outubro, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O líder da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, Vitor Paulo Pereira, apela à união e à abertura à sociedade civil na construção das listas autárquicas.

“O Partido Socialista está vivo. O PS não é um partido com 50 anos, pelo que não podemos olhar para a oposição como uma coisa má. Estar na oposição também é estar no lado certo, como aconteceu na ditadura”, sublinhou Vitor Paulo Pereira na apresentação da moção global “Unidos por um Alto Minho mais forte”, no âmbito do XXI Congresso Distrital de Viana do Castelo.

O líder da Federação Distrital reforçou que “se estivermos unidos e trabalharmos com afinco, se estivermos no lado certo com as nossas convicções, muito proximamente voltaremos ao poder”. Num apelo à união, Vitor Paulo Pereira vincou a necessidade do PS estar unido para os próximos combates: “é preciso saber esperar. Na política não há só vitórias”, e direcionando o olhar já para as autárquicas que se avizinham, voltou a insistir num apelo mobilizador.

“As concelhias têm que fazer o esforço de encontrar pontos de encontro e transformar o egoísmo individual numa lista boa e competitiva”, vincou o líder da Federação Distrital de Viana do Castelo, desafiando as concelhias a “abrir o partido à sociedade civil, nomeadamente às pessoas ligadas às IPSS e com trabalho de cidadania reconhecido na sociedade”.

Escolher os melhores e unir as pessoas

Ainda no âmbito das autárquicas, Vitor Paulo Pereira sugeriu que o processo de escolha das listas deverá ser fechado, dentro do possível, até ao final deste ano: “não devemos arrastar até março do próximo ano”, acreditando que saberão fazer as escolhas “com harmonia no seio da concelhia. São decisões difíceis, mas terão de saber escolher os melhores. Os presidentes das concelhias terão o trabalho de ultrapassar fronteiras e unir as pessoas”.

Dirigindo-se ao Presidente do COC do XXI Congresso, João Braga Simões, o líder federativo desafiou que nas próximas eleições “é preciso rasgar estores e ter mais luz. Arcos de Valdevez precisa de ter luz e vitalidade”, prestando também homenagem ao comum dos militantes, que “são a seiva do partido, dando muito ao Partido Socialista sem esperar nada”.

Ainda no âmbito da apresentação da moção global “Unidos por um Alto Minho mais forte”, o líder federativo insistiu na necessidade da capacitação dos militantes, organizando formações de âmbito político, contratação pública, partilha de informação e eventos: “temos de mostrar vitalidade e fazer melhor oposição com melhor formação”, insistindo também na necessidade da Federação Distrital comunicar melhor com os militantes e o exterior.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 30 Dezembro, 2025

Estudante brasileira destaca experiência transformadora em mobilidade académica no Politécnico de Viana do Castelo

Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.

Regional 30 Dezembro, 2025

Monte de São Silvestre volta a receber a tradicional romaria com a Bênção dos Animais

O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Maio de 2025 em Viana do Castelo marcado pelas Comemorações do Dia da Marinha

A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.

Nacional 30 Dezembro, 2025

IPVC lança pós-graduação para profissionais especializados no envelhecimento

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.