O líder da Federação Distrital do Partido Socialista de Viana do Castelo, Vitor Paulo Pereira, apela à união e à abertura à sociedade civil na construção das listas autárquicas.
“O Partido Socialista está vivo. O PS não é um partido com 50 anos, pelo que não podemos olhar para a oposição como uma coisa má. Estar na oposição também é estar no lado certo, como aconteceu na ditadura”, sublinhou Vitor Paulo Pereira na apresentação da moção global “Unidos por um Alto Minho mais forte”, no âmbito do XXI Congresso Distrital de Viana do Castelo.
O líder da Federação Distrital reforçou que “se estivermos unidos e trabalharmos com afinco, se estivermos no lado certo com as nossas convicções, muito proximamente voltaremos ao poder”. Num apelo à união, Vitor Paulo Pereira vincou a necessidade do PS estar unido para os próximos combates: “é preciso saber esperar. Na política não há só vitórias”, e direcionando o olhar já para as autárquicas que se avizinham, voltou a insistir num apelo mobilizador.
“As concelhias têm que fazer o esforço de encontrar pontos de encontro e transformar o egoísmo individual numa lista boa e competitiva”, vincou o líder da Federação Distrital de Viana do Castelo, desafiando as concelhias a “abrir o partido à sociedade civil, nomeadamente às pessoas ligadas às IPSS e com trabalho de cidadania reconhecido na sociedade”.

Escolher os melhores e unir as pessoas
Ainda no âmbito das autárquicas, Vitor Paulo Pereira sugeriu que o processo de escolha das listas deverá ser fechado, dentro do possível, até ao final deste ano: “não devemos arrastar até março do próximo ano”, acreditando que saberão fazer as escolhas “com harmonia no seio da concelhia. São decisões difíceis, mas terão de saber escolher os melhores. Os presidentes das concelhias terão o trabalho de ultrapassar fronteiras e unir as pessoas”.
Dirigindo-se ao Presidente do COC do XXI Congresso, João Braga Simões, o líder federativo desafiou que nas próximas eleições “é preciso rasgar estores e ter mais luz. Arcos de Valdevez precisa de ter luz e vitalidade”, prestando também homenagem ao comum dos militantes, que “são a seiva do partido, dando muito ao Partido Socialista sem esperar nada”.
Ainda no âmbito da apresentação da moção global “Unidos por um Alto Minho mais forte”, o líder federativo insistiu na necessidade da capacitação dos militantes, organizando formações de âmbito político, contratação pública, partilha de informação e eventos: “temos de mostrar vitalidade e fazer melhor oposição com melhor formação”, insistindo também na necessidade da Federação Distrital comunicar melhor com os militantes e o exterior.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.