Vitor Paulo Pereira é de novo candidato à liderança da Federação Distrital de Viana do Castelo do Partido Socialista, apresentando a moção de orientação política "Unidos por um Alto Minho mais forte".
Um documento assente em quatro eixos fundamentais para ganhar as batalhas que se avizinham, nomeadamente tornar o partido moderno e aberto à sociedade e próximo das pessoas, apostando numa comunicação mais eficaz com os seus militantes e com a sociedade civil, mas também apostar na capacitação global dos autarcas, dirigentes e militantes socialistas com o propósito de dotá-los de conhecimentos e de instrumentos para um melhor desempenho político, tanto mais que é preciso consolidar os resultados e objetivos autárquicos.
O autarca de Paredes de Coura e membro da Comissão Política Nacional defende que “esta candidatura estará sempre mais preocupada com a vida das pessoas, das instituições e das empresas do distrito do que com as performances políticas, apesar de sabermos que seremos avaliados pelos resultados”. Vitor Paulo Pereira acrescenta que “esta moção é de todos. Todos serão chamados a participar. A nossa Federação é a casa comum daqueles que querem transformar o nosso distrito num lugar mais inclusivo e desenvolvido, que queremos deixar como herança para os nossos filhos”.
Consolidar as conquistas eleitorais
Tendo os próximos dois anos por horizonte (2024-26), o candidato à liderança da Federação aponta como um dos objetivos “consolidar as conquistas eleitorais, que terão de ser transformadas em benefícios para o distrito”. Vitor Paulo Pereira aponta para uma “esquerda activa, inteligente e pragmática que aposte na inovação, na educação e nas transições energética e digital como motores de criação de emprego mais qualificado. Queremos melhores salários. E melhores salários criam-se com investimentos empresariais nas tecnologias de ponta. Queremos ser uma esquerda que não esteja apenas interessada na repartição do valor criado pelos outros, mas que participe na sua criação e exija a justa redistribuição social. Porque quem participa ativamente na criação de riqueza, tem o direito e o dever de exigir a sua redistribuição“, argumentou.
O autarca e dirigente socialista recuperou a boa governação do Partido Socialista dos últimos anos, constatando que “é viável um modelo de sociedade capaz de conciliar o crescimento económico com uma sociedade mais justa e com a manutenção do Estado Social. O Estado Social é para nós um valor inegociável. E sabemos que precisamos crescer, produzir mais e exportar mais e melhor porque só assim conseguiremos continuar no caminho das contas certas que ajudarão a suportar o nosso Estado Social”.
Capacitação dos militantes e mais próximos das pessoas
Como tal, insiste na necessidade de a Federação Distrital de Viana do Castelo apostar na formação política, com ações e encontros de formação e de especialização para desenvolvimento das competências de comunicação e liderança dos seus militantes, num partido que também “tem de estar atento à vida quotidiana das pessoas e dos seus problemas. Um partido que é um pilar fundamental do nosso edifício democrático e um guardião eterno dos valores da justiça social”, sublinhou.
Acima de tudo, Vitor Paulo Pereira sustenta a necessidade de “abrir a Federação à sociedade civil. As próximas eleições autárquicas poderão representar uma oportunidade para abrir o partido a pessoas válidas e comprometidas com o seu distrito e que poderão ajudar o PS a reforçar as suas listas nas diversas candidaturas”, explica o candidato à liderança da Federação, acreditando que “quanto mais cativarmos os cidadãos bons, e com provas dadas nas suas profissões e com uma cidadania activa nos respetivos concelhos, para a participação política pelo nosso partido, melhores listas conseguiremos apresentar nas próximas eleições autárquicas”, concluiu.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.