Viana do Castelo disponibiliza a APP “Smart Guide”, uma plataforma turística, com mais de 1 milhão de utilizadores e que cobre mais de 100 000 locais turísticos em todo o mundo.
Esta plataforma tem disponível informação turística em várias línguas, sendo de fácil utilização e acessível a qualquer geração, apresenta uma vertente inclusiva já que disponibiliza uma descrição áudio dos locais.
A App permite uma grande liberdade ao visitante e turista, que pode optar por visitar a cidade sozinho de forma autoguiada, com amigos ou familiares, seguindo o seu próprio ritmo e criando o seu próprio itinerário, ao mesmo tempo que decide a quantidade de informação que quer ver e ouvir.
Utilizando uma localização GPS precisa, a aplicação sabe onde o utilizador se encontra e conta-lhe histórias interessantes em conformidade com esse local.
Esta ferramenta permite ainda uma atualização constante da informação, uma vez que a gestão da aplicação está a cargo do município, podendo inserir-se alertas para eventos que estejam a ocorrer de momento. Este audioguia digital oferece aos visitantes um percurso cultural “Viana Monumental” que os guiará pelos monumentos mais emblemáticos e é disponibilizado gratuitamente a todos os visitantes.
As informações disponíveis ajudarão, assim, os visitantes e turistas a tirar o melhor proveito da sua experiência no nosso território.
A aplicação está disponível na APP Store e na Play Store. Todas as informações podem ser descarregadas e utilizadas offline.

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a acolher a tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro com abertura de portas às 23h00. O evento promete muita animação, surpresas e música, prolongando-se até às 06h00.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.