Viana do Castelo disponibiliza a APP “Smart Guide”, uma plataforma turística, com mais de 1 milhão de utilizadores e que cobre mais de 100 000 locais turísticos em todo o mundo.
Esta plataforma tem disponível informação turística em várias línguas, sendo de fácil utilização e acessível a qualquer geração, apresenta uma vertente inclusiva já que disponibiliza uma descrição áudio dos locais.
A App permite uma grande liberdade ao visitante e turista, que pode optar por visitar a cidade sozinho de forma autoguiada, com amigos ou familiares, seguindo o seu próprio ritmo e criando o seu próprio itinerário, ao mesmo tempo que decide a quantidade de informação que quer ver e ouvir.
Utilizando uma localização GPS precisa, a aplicação sabe onde o utilizador se encontra e conta-lhe histórias interessantes em conformidade com esse local.
Esta ferramenta permite ainda uma atualização constante da informação, uma vez que a gestão da aplicação está a cargo do município, podendo inserir-se alertas para eventos que estejam a ocorrer de momento. Este audioguia digital oferece aos visitantes um percurso cultural “Viana Monumental” que os guiará pelos monumentos mais emblemáticos e é disponibilizado gratuitamente a todos os visitantes.
As informações disponíveis ajudarão, assim, os visitantes e turistas a tirar o melhor proveito da sua experiência no nosso território.
A aplicação está disponível na APP Store e na Play Store. Todas as informações podem ser descarregadas e utilizadas offline.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.
O Club Lote 5 e a agência Timbre Cósmico promovem, no próximo dia 17 de janeiro, um mega evento que conjuga duas áreas, 5 DJ’s e um MC.