Logo
Regional

Violência doméstica entre os 19 casos identificados pela Comissão de Proteção de Valença em 2023

18 Janeiro, 2024 | 15:23
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença sinalizou, ao longo de 2023, 19 casos em todo o concelho. O balanço anual aconteceu na passada segunda-feira, 15 de janeiro. 

“Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica”, realçou o Município de Valença em nota.

Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos “em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres. A comissão, com os recursos que dispõe, tem procurado atenuar estas condições”, completou.

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana.

Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho. A sua intervenção é orientada para o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema.

A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.

As sinalizações podem ser feitas através dos seguintes contactos nos Serviços Municipais da Ação Social, através dos telefones 964 431 029, 925 646 490, 251 249 488 ou do asocial@cm-valenca.pt

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.