Logo
Regional

Violência doméstica entre os 19 casos identificados pela Comissão de Proteção de Valença em 2023

18 Janeiro, 2024 | 15:23
Partilhar
Isabel Marques
1 min. leitura

A Comissão Municipal de Proteção e Promoção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença sinalizou, ao longo de 2023, 19 casos em todo o concelho. O balanço anual aconteceu na passada segunda-feira, 15 de janeiro. 

“Destes 19 casos sinalizados, sete dizem respeito a situações de saúde mental, as demais situações sinalizadas prendem-se com situações de violência doméstica e psicológica”, realçou o Município de Valença em nota.

Ao longo do ano de 2023 foram, também, sinalizados casos “em que os seniores viviam em situações habitacionais consideradas insalubres. A comissão, com os recursos que dispõe, tem procurado atenuar estas condições”, completou.

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e Adultos Dependentes de Valença tem por objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos e adultos dependentes do concelho, através da proteção e promoção dos direitos dos idosos quando está em risco a segurança, saúde, direitos sociais e a dignidade humana.

Esta comissão foi criada no âmbito da Rede Social de Valença e tem como missão a resolução dos problemas dos seniores e adultos dependentes mais fragilizados do concelho. A sua intervenção é orientada para o apoio especializado à pessoa idosa e aos cuidadores formais e informais, disponibilizando suporte informativo, orientação e encaminhamento social, apoio psicológico e jurídico e sinalização das situações problema.

A coordenação desta comissão é da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença.

As sinalizações podem ser feitas através dos seguintes contactos nos Serviços Municipais da Ação Social, através dos telefones 964 431 029, 925 646 490, 251 249 488 ou do asocial@cm-valenca.pt

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Concurso “Coca de Edição” desafia criatividade em torno do mítico dragão de Monção

Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.

Regional 3 Fevereiro, 2026

União de Freguesias de Viana do Castelo lança concurso de fotografia aberto à população

A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.