Logo
Regional

Vinhos do Minho e Galiza juntam-se em Valença

18 Maio, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A “identidade comum” dos vinhos do Minho e da Galiza, em Espanha, junta-se em junho em Valença na primeira mostra vínica transfronteiriça Vinhos do Atlântico, onde a enologia se junta ao património.

“O objetivo do evento é dar visibilidade internacional a esta realidade que é o ‘terroir’ vínico transfronteiriço, com vinhos do Noroeste Ibérico e produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verde e da Galiza”, explicou à Lusa Andreia Pereira, da organização do Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste, agendado para 14 e 15 de junho em Valença, no distrito de Viana do Castelo.

A responsável esclareceu ainda que a iniciativa pretende “criar uma aproximação, ao nível de comunicação, dos vinhos do Minho e da Galiza, partindo do pressuposto que têm uma identidade comum”, desde logo “um contexto natural muito similar”, mas também “castas idênticas dos dois lados da fronteira e uma forma de fazer vinho que resulta em vinhos com um perfil específico, independentemente do lado da fronteira em que se está”.

Sete produtores galegos e oito da Região Demarcada dos Vinhos Verdes têm já presença confirmada na mostra vínica, que se realiza entre as 18:00 e as 24:00 na Fortaleza de Valença, acrescentou a porta-voz da organização do evento promovido pela autarquia de Valença.

Além da promoção vínica, o evento visa também “promover a história e memória conjunta do território transfronteiriço” do Minho e da Galiza, pelo que inclui, no programa, roteiros de provas vínicas “em locais emblemáticos da fortaleza, comentadas por técnicos do património e enólogos”.

Este “roteiro de experiências vínicas” é de participação gratuita mas de inscrição obrigatória, tendo um número limitado de vagas, explicou Andreia Pereira.

O presidente da Câmara de Valença, José Manuel Carpinteira, destacou a importância do concelho com “a fronteira mais movimentada da Península Ibérica”, situada num “território com mais de seis milhões de habitantes” e “no centro de uma região onde o vinho ganha protagonismo”.

“Temos as condições geográficas para trabalhar e oferecer na dinamização de um evento diferenciador, que tem a história e o vinho como protagonistas”, afirmou.

Numa nota de imprensa, a organização refere que a unidade biogeográfica do Noroeste Ibérico “é berço de um conjunto de vinhos que partilham uma identidade muito própria”.

“Em Portugal são designados por ‘Vinhos Verdes’, região vitivinícola demarcada desde 1908, enquanto que na Galiza se encontram divididos por diversas denominações de origem”, descreve.

Em causa está “um património genético e contexto edafoclimático similares” com castas como o alvarinho, loureiro, trajadura e galeguinho, “partilhando uma sabedoria ancestral e uma arte de saber fazer o vinho apurada ao longo de séculos de uma história comum”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2025

Empreendimento de agroturismo em Mujães promete experiências agrícolas autênticas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.

Regional 1 Dezembro, 2025

“Viana é Natal” destaca criatividade das montras e incentiva compras no comércio local

O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.

Regional 1 Dezembro, 2025

CP convida a uma viagem encantada no Comboio Histórico do Vouga

Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.

Regional 30 Novembro, 2025

Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima arranca com “Jardins de Sonho”

O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.