O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).
Nesta primeira edição são esperados vinhos de Valença, de todo o Minho e da Galiza. “Aqui estarão vinhos genuínos, a sabedoria ancestral, aqueles que representam o terroir, a autenticidade e a diversidade das Rias Baixas e dos Vinhos verdes do Minho. A gastronomia da região, também, marcará presença no evento com uma ampla oferta de paladares com tradição e inovação”, lê-se numa nota da autarquia.
Aos vinhos, junta-se uma programação cultural rica e diversificada com um cartaz musical eclético sob a égide de músicas do mundo. Esta mostra vínica, com vinhos, produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade, proporcionará, ainda, uma gala, na qual terá lugar a apresentação das referências vínicas designadas por um conselho de provadores, como Embaixadores dos Vinhos do Atlântico.
No âmbito do evento, o Passaporte Vinhos do Atlântico vai proporcionar experiências vínicas seguindo uma visita guiada à Fortaleza, com paragens e provas de vinhos em locais referência e emblemáticos do centro histórico valenciano. Esta iniciativa decorrerá este sábado, 15 de junho, entre as 16h00 e as 18h30, com início no Arquivo Municipal.
A participação é gratuita, estando sujeita a inscrição prévia, no formulário online: https://forms.gle/9PvoKZnpYd5WBBuXA.
O evento estará aberto ao público, com entrada gratuita, no fim de semana de 14 e 15 de junho, das 19h00 às 24h00.
A animação musical decorrerá entre as 21h15 e as 24h00 com duas bandas por noite, dos géneros Blues, Soul, Rythm & Blues e Músicas dos Mundo. Na sexta-feira, 14 de junho, será a vez de Ana Cris, pelas 21h15, e de Lene Soul Band, pelas 22h30. No sábado segue-se Jay Doe & Blues Preachers, pelas 21h15 e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects, pelas 22h30.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.