O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).
Nesta primeira edição são esperados vinhos de Valença, de todo o Minho e da Galiza. “Aqui estarão vinhos genuínos, a sabedoria ancestral, aqueles que representam o terroir, a autenticidade e a diversidade das Rias Baixas e dos Vinhos verdes do Minho. A gastronomia da região, também, marcará presença no evento com uma ampla oferta de paladares com tradição e inovação”, lê-se numa nota da autarquia.
Aos vinhos, junta-se uma programação cultural rica e diversificada com um cartaz musical eclético sob a égide de músicas do mundo. Esta mostra vínica, com vinhos, produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade, proporcionará, ainda, uma gala, na qual terá lugar a apresentação das referências vínicas designadas por um conselho de provadores, como Embaixadores dos Vinhos do Atlântico.
No âmbito do evento, o Passaporte Vinhos do Atlântico vai proporcionar experiências vínicas seguindo uma visita guiada à Fortaleza, com paragens e provas de vinhos em locais referência e emblemáticos do centro histórico valenciano. Esta iniciativa decorrerá este sábado, 15 de junho, entre as 16h00 e as 18h30, com início no Arquivo Municipal.
A participação é gratuita, estando sujeita a inscrição prévia, no formulário online: https://forms.gle/9PvoKZnpYd5WBBuXA.
O evento estará aberto ao público, com entrada gratuita, no fim de semana de 14 e 15 de junho, das 19h00 às 24h00.
A animação musical decorrerá entre as 21h15 e as 24h00 com duas bandas por noite, dos géneros Blues, Soul, Rythm & Blues e Músicas dos Mundo. Na sexta-feira, 14 de junho, será a vez de Ana Cris, pelas 21h15, e de Lene Soul Band, pelas 22h30. No sábado segue-se Jay Doe & Blues Preachers, pelas 21h15 e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects, pelas 22h30.

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.