O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).
Nesta primeira edição são esperados vinhos de Valença, de todo o Minho e da Galiza. “Aqui estarão vinhos genuínos, a sabedoria ancestral, aqueles que representam o terroir, a autenticidade e a diversidade das Rias Baixas e dos Vinhos verdes do Minho. A gastronomia da região, também, marcará presença no evento com uma ampla oferta de paladares com tradição e inovação”, lê-se numa nota da autarquia.
Aos vinhos, junta-se uma programação cultural rica e diversificada com um cartaz musical eclético sob a égide de músicas do mundo. Esta mostra vínica, com vinhos, produtores, enólogos, críticos, revistas da especialidade, proporcionará, ainda, uma gala, na qual terá lugar a apresentação das referências vínicas designadas por um conselho de provadores, como Embaixadores dos Vinhos do Atlântico.
No âmbito do evento, o Passaporte Vinhos do Atlântico vai proporcionar experiências vínicas seguindo uma visita guiada à Fortaleza, com paragens e provas de vinhos em locais referência e emblemáticos do centro histórico valenciano. Esta iniciativa decorrerá este sábado, 15 de junho, entre as 16h00 e as 18h30, com início no Arquivo Municipal.
A participação é gratuita, estando sujeita a inscrição prévia, no formulário online: https://forms.gle/9PvoKZnpYd5WBBuXA.
O evento estará aberto ao público, com entrada gratuita, no fim de semana de 14 e 15 de junho, das 19h00 às 24h00.
A animação musical decorrerá entre as 21h15 e as 24h00 com duas bandas por noite, dos géneros Blues, Soul, Rythm & Blues e Músicas dos Mundo. Na sexta-feira, 14 de junho, será a vez de Ana Cris, pelas 21h15, e de Lene Soul Band, pelas 22h30. No sábado segue-se Jay Doe & Blues Preachers, pelas 21h15 e Wax & Boogie – Rhythm & Blues Projects, pelas 22h30.

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.