Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
A Câmara Municipal de Vila Verde sublinha o orgulho em acolher novamente o evento. “É um privilégio receber esta que é a grande festa do Desporto Minhoto, num espaço nobre, que se prepara para receber grandes atletas”, afirmou a presidente Júlia Fernandes.
Organizada pela Associação de Valorização e Divulgação Regional “A Nossa Terra”, a gala vai entregar 28 troféus a 86 nomeados. A distinção abrange atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e clubes dos distritos de Braga e Viana do Castelo. Uma regra histórica do prémio garante que todos os galardoados nunca tenham sido premiados em edições anteriores.
Segundo Olga Meneses, da organização, 98,5% dos vencedores ao longo da história da gala têm estatuto de internacionais ou campeões nacionais, reforçando a qualidade do desporto na região.
Este ano, a gala vai homenagear 50 atletas que conquistaram títulos de Campeão do Mundo (14) ou da Europa (36) em 2025 — o maior número de títulos de sempre num único ano por atletas minhotos.
Durante o evento será apresentada a revista oficial da gala, que funciona como anuário do desporto minhoto, reunindo dados sobre atletas, clubes, dirigentes e os premiados das edições anteriores.
A Gala “O Minhoto” mantém-se como o principal momento de reconhecimento do esforço e talento dos protagonistas do desporto da região, celebrando quem leva o nome do Minho além-fronteiras.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.
Vila Verde volta a ser palco da grande festa do desporto minhoto. A 28.ª edição da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se no dia 26 de janeiro, às 21 horas, na Adega Cultural, e vai reunir cerca de 500 convidados.
O Município de Ponte de Lima está a implementar a operação “Projetos Inovadores para a Inclusão Ativa – Ponte de Lima 2030”, no âmbito do Aviso NORTE2030-2024-6 (código de operação n.º NORTE2030-FSE+-02925100), com o objetivo de promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do concelho.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou, em Viana do Castelo, o seu Relatório Socioeconómico Anual de 2024, um documento que coloca os municípios no centro do desenvolvimento económico e da segurança alimentar da eurorregião Norte de Portugal–Galiza.
Monção volta a afirmar-se como destino gastronómico de referência com a realização da 4.ª edição do “Bacalhau à Monção”, nos dias 24 e 25 de janeiro, iniciativa que conta com a participação de 15 restaurantes do concelho.
Depois de garantir o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o SC Tomar por 6-3, a Juventude Viana regressa este sábado ao Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
A Junta de Freguesia da Vila de Darque, em Viana do Castelo, anunciou que o próximo ato eleitoral na freguesia passará a decorrer na Escola 2, 3 Carteado Mena.