Logo
Regional

Vila Verde leva tradições a Dusseldorf na Alemanha

21 Novembro, 2022 | 16:35
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Rota das Colheitas de Vila Verde estendeu-se este domingo até à Alemanha, com a replicação da Festa do Caldo do Pote de Sabariz na cidade de Dusseldorf.

Cerca de mil pessoas participaram no evento, organizado pelo Clube Português em Dusseldorf e com a participação de cozinheiros e cozinheiras de Sabariz, que levaram os potes em ferro e os sabores das tradições gastronómicas de Vila Verde até à Alemanha.

Além de dez caldos diferentes feitos em potes de ferro sobre fogueiras, foram igualmente confecionadas as tradicionais pataniscas de bacalhau. Também como em Sabariz, os caldos foram servidos em malgas de barro e com broa, levadas de Portugal para a Alemanha.

O vereador Patrício Araújo representou o Município de Vila Verde neste “Suppen-Festival”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz..

A Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, marcou igualmente presença, agradecendo às gentes e instituições de Sabariz e do concelho de Vila Verde a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães “a nossa boa gastronomia e as nossas tradicões regionais”.

Em nome do Município de Vila Verde, Patrício Araújo agradeceu também aos emigrantes empresários que assumiram a organização do evento, o sabarizense José Esteves e os sócios Filipe Castelo e Armando Cortes.

Este grupo de empresários portugueses na Alemanha, que gerem três espaços de restauração – o Clube, o Frango Português e a Cave Tapas, onde promovem a gastronomia portuguesa e privilegiam produtos de Vila Verde – pretendem integrar na programação da Rota das Colheitas a Festa do Caldo em Dusseldorf. José Esteves aponta o próximo evento para o segundo domingo de novembro de 2023, tendo endereçado já o convite à presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

A Cônsul-Geral Lídia Nabais manifestou a intenção de, em setembro do próximo ano, deslocar-se a Vila Verde para participar na Festa do Caldo do Pote em Sabariz, que habitualmente se realiza no terceiro sábado de setembro.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).