A Rota das Colheitas de Vila Verde estendeu-se este domingo até à Alemanha, com a replicação da Festa do Caldo do Pote de Sabariz na cidade de Dusseldorf.
Cerca de mil pessoas participaram no evento, organizado pelo Clube Português em Dusseldorf e com a participação de cozinheiros e cozinheiras de Sabariz, que levaram os potes em ferro e os sabores das tradições gastronómicas de Vila Verde até à Alemanha.
Além de dez caldos diferentes feitos em potes de ferro sobre fogueiras, foram igualmente confecionadas as tradicionais pataniscas de bacalhau. Também como em Sabariz, os caldos foram servidos em malgas de barro e com broa, levadas de Portugal para a Alemanha.
O vereador Patrício Araújo representou o Município de Vila Verde neste “Suppen-Festival”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz..
A Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, marcou igualmente presença, agradecendo às gentes e instituições de Sabariz e do concelho de Vila Verde a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães “a nossa boa gastronomia e as nossas tradicões regionais”.
Em nome do Município de Vila Verde, Patrício Araújo agradeceu também aos emigrantes empresários que assumiram a organização do evento, o sabarizense José Esteves e os sócios Filipe Castelo e Armando Cortes.
Este grupo de empresários portugueses na Alemanha, que gerem três espaços de restauração – o Clube, o Frango Português e a Cave Tapas, onde promovem a gastronomia portuguesa e privilegiam produtos de Vila Verde – pretendem integrar na programação da Rota das Colheitas a Festa do Caldo em Dusseldorf. José Esteves aponta o próximo evento para o segundo domingo de novembro de 2023, tendo endereçado já o convite à presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
A Cônsul-Geral Lídia Nabais manifestou a intenção de, em setembro do próximo ano, deslocar-se a Vila Verde para participar na Festa do Caldo do Pote em Sabariz, que habitualmente se realiza no terceiro sábado de setembro.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.