A Rota das Colheitas de Vila Verde estendeu-se este domingo até à Alemanha, com a replicação da Festa do Caldo do Pote de Sabariz na cidade de Dusseldorf.
Cerca de mil pessoas participaram no evento, organizado pelo Clube Português em Dusseldorf e com a participação de cozinheiros e cozinheiras de Sabariz, que levaram os potes em ferro e os sabores das tradições gastronómicas de Vila Verde até à Alemanha.
Além de dez caldos diferentes feitos em potes de ferro sobre fogueiras, foram igualmente confecionadas as tradicionais pataniscas de bacalhau. Também como em Sabariz, os caldos foram servidos em malgas de barro e com broa, levadas de Portugal para a Alemanha.
O vereador Patrício Araújo representou o Município de Vila Verde neste “Suppen-Festival”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia e da Associação Popular de Sabariz..
A Cônsul-Geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, marcou igualmente presença, agradecendo às gentes e instituições de Sabariz e do concelho de Vila Verde a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães “a nossa boa gastronomia e as nossas tradicões regionais”.
Em nome do Município de Vila Verde, Patrício Araújo agradeceu também aos emigrantes empresários que assumiram a organização do evento, o sabarizense José Esteves e os sócios Filipe Castelo e Armando Cortes.
Este grupo de empresários portugueses na Alemanha, que gerem três espaços de restauração – o Clube, o Frango Português e a Cave Tapas, onde promovem a gastronomia portuguesa e privilegiam produtos de Vila Verde – pretendem integrar na programação da Rota das Colheitas a Festa do Caldo em Dusseldorf. José Esteves aponta o próximo evento para o segundo domingo de novembro de 2023, tendo endereçado já o convite à presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
A Cônsul-Geral Lídia Nabais manifestou a intenção de, em setembro do próximo ano, deslocar-se a Vila Verde para participar na Festa do Caldo do Pote em Sabariz, que habitualmente se realiza no terceiro sábado de setembro.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.