Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
O programa arrancou esta quarta-feira com o tradicional hastear das bandeiras, momento solene que marca o início oficial das festividades. Segue-se um sunset jovem, que promete animar o areal e atrair os mais novos, culminando com a atuação do grupo Ritmos da Suera, dando assim o tom festivo às noites âncorenses.
Ao longo dos próximos cinco dias, Vila Praia de Âncora será palco de uma intensa programação que conjuga devoção religiosa, cultura popular, música e espetáculos pirotécnicos. Estão confirmadas as atuações de grupos como Ídolos da Rádio, Night Shadow, Kapittal, Roconorte, entre outros, que prometem animar as noites até de madrugada.
O momento alto das celebrações religiosas terá lugar no domingo, 14 de setembro, às 15h30, com a procissão solene em honra de Nossa Senhora da Bonança, que percorrerá as ruas principais da vila, numa impressionante manifestação de fé e devoção vivida intensamente pela comunidade local e pela diáspora âncorense.
A música filarmónica também terá grande destaque este ano, com a participação especial da Sociedade Musical Banda Lanhelense, que comemora 175 anos de existência, acompanhada por várias bandas convidadas.
O programa inclui ainda cortejo etnográfico, festival folclórico, encontros de bombos e fanfarras, concursos musicais, além dos tradicionais momentos de fogo de artifício, com o simbólico Fogo do Meio Dia e o espetáculo final de encerramento no domingo à noite.
As Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança são, mais uma vez, o reflexo da riqueza cultural e espiritual de Vila Praia de Âncora, convidando todos a participar numa celebração onde a tradição e a alegria andam de mãos dadas.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.