A Câmara Municipal de Caminha está a dar início aos trabalhos de requalificação da Avenida 8 de julho, em Vila Praia de Âncora, uma obra de alguma envergadura, que abrange, na generalidade, uma área superior aos cinco mil metros quadrados e que representa um investimento de mais de meio milhão de euros.
O projeto que vai ser implementado vai favorecer a qualificação do espaço público pedonal e viário, envolvendo repavimentação; definição de zonas de estacionamento e das faixas de rodagem; criação e alargamento de passeios; implementação e passagens pedonais niveladas, com foco na circulação de pessoas com mobilidade reduzida; medidas de acalmia de tráfego com recurso a sinalética; plantação de árvores e renovação de espaços verdes; renovação da iluminação; reforço e beneficiação do sistema de rede de abastecimento; reforço e beneficiação do sistema de saneamento e águas pluviais; instalação de mobiliário urbano, concretamente papeleiras, contentores para resíduos sólidos urbanos e caldeiras de árvores.
Esta é uma intervenção muito aguardada pela população e uma prioridade assumida pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, que agora se concretiza, no valor de 513.268,11 euros.
Como referimos, a obra tem como principal objetivo melhorar a mobilidade, a segurança rodoviária e pedonal, a colocação de infraestruturas de águas pluviais, assim como a qualidade urbana desta importante artéria da vila.
Durante a execução dos trabalhos, poderão verificar-se condicionamentos temporários ao trânsito e ao estacionamento, mas serão feitos todos os esforços para minimizar os impactos e garantir que a intervenção decorra com a maior eficiência e brevidade possível.
Esta requalificação representa um passo importante na valorização do espaço público e contribuirá para uma Vila Praia de Âncora mais moderna, segura e agradável para todos.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu ao Governo esclarecimentos sobre a venda das concessões das autoestradas A28 e A27, defendendo que os interesses das populações devem ser protegidos.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através da Biblioteca Municipal, continua a dinamizar as “Tertúlias com os Idosos”, iniciativa que promove convívio, partilha de memórias e valorização da cultura local entre a população sénior.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.