A Câmara Municipal de Caminha está a dar início aos trabalhos de requalificação da Avenida 8 de julho, em Vila Praia de Âncora, uma obra de alguma envergadura, que abrange, na generalidade, uma área superior aos cinco mil metros quadrados e que representa um investimento de mais de meio milhão de euros.
O projeto que vai ser implementado vai favorecer a qualificação do espaço público pedonal e viário, envolvendo repavimentação; definição de zonas de estacionamento e das faixas de rodagem; criação e alargamento de passeios; implementação e passagens pedonais niveladas, com foco na circulação de pessoas com mobilidade reduzida; medidas de acalmia de tráfego com recurso a sinalética; plantação de árvores e renovação de espaços verdes; renovação da iluminação; reforço e beneficiação do sistema de rede de abastecimento; reforço e beneficiação do sistema de saneamento e águas pluviais; instalação de mobiliário urbano, concretamente papeleiras, contentores para resíduos sólidos urbanos e caldeiras de árvores.
Esta é uma intervenção muito aguardada pela população e uma prioridade assumida pelo Presidente da Câmara, Rui Lages, que agora se concretiza, no valor de 513.268,11 euros.
Como referimos, a obra tem como principal objetivo melhorar a mobilidade, a segurança rodoviária e pedonal, a colocação de infraestruturas de águas pluviais, assim como a qualidade urbana desta importante artéria da vila.
Durante a execução dos trabalhos, poderão verificar-se condicionamentos temporários ao trânsito e ao estacionamento, mas serão feitos todos os esforços para minimizar os impactos e garantir que a intervenção decorra com a maior eficiência e brevidade possível.
Esta requalificação representa um passo importante na valorização do espaço público e contribuirá para uma Vila Praia de Âncora mais moderna, segura e agradável para todos.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.
Está patente no Museu Municipal de Caminha, até 24 de outubro, a exposição “Caminha Vista pelos Estrangeiros – Livros de propaganda de viagem publicados no estrangeiro entre 1820-1974”. A mostra reúne mais de dois mil livros e documentos que retratam a imagem do concelho aos olhos de viajantes estrangeiros ao longo de mais de 150 anos.
A Praça da República foi palco, no sábado passado, de um Encontro de Bandas de Gaitas que juntou grupos tradicionais de Portugal e Espanha, numa iniciativa que promoveu a cultura celta e os laços transfronteiriços.
A Academia de Futsal do Santa Luzia Futebol Clube realizou, nos dias 7 e 8 de setembro, o seu estágio de pré-época no Complexo Desportivo de Melgaço. A iniciativa marcou o arranque oficial da temporada 2025/2026 para os escalões de formação do clube.
Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro, a PSP de Viana do Castelo realizou três detenções no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, com vista à manutenção da ordem e segurança públicas na sua área de jurisdição.