Este sábado, dia 11 de novembro, Vila Praia de Âncora celebra o Dia de São Martinho. O Magusto Nuceartes vai “invadir” a Quinta da Quinhas, das 11h00 às 20h00, com uma programação para miúdos e graúdos.
Esta atividade cultural no Vale do Âncora do Nuceartes, organizada em parceria com a Quinta da Quinhas, albergue e espaço de cowork e coliving, com o apoio da DiverMinho e Crescer em Amor, tem como objetivo manter as tradições.
Desta forma, um dos destaques da programação deste dia vai para, como não podia deixar de ser, a fogueira a estalar e o vinho quente para as castanhas assadas. O bar do Nuceartes, vai estar a funcionar durante todo o dia com petiscos.
Também no decorrer do dia e dentro da programação, está previsto a hora do conto, com dinâmica de expressão plástica em torno da lenda de São Martinho, bem como a construção de um mural de outono, jogos tradicionais e Caça ao Tesouro, a cargo da DiverMinho.
O Torneio de Sueca, começa às 16h00, seguido de um momento de música e poesia.
No Magusto Nuceartes haverá uma quermesse, que tem tanto de útil como de solidária, para aqueles que tem muita coisa em casa e não utilizam: Até ao dia 10 de novembro, sexta-feira, o Nuceartes está a recolher “bugigangas” em bom estado, como loiças, brinquedos, livros, panos, toalhas e outros objetos de decoração para vender. A receita das vendas reverte a favor da Comissão de Festas da Nossa Senhora da Bonança. Os pontos de recolha são na Loja da Rosinha e na Quinta da Quinhas.
As atividades requerem pré-inscrição prévia:
Pré-inscrição Lenda de São Martinho – 3,00€
https://docs.google.com/forms/
Pré-inscrição Caça ao Tesouro – 5,00€
https://docs.google.com/forms/


A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.