Logo
Regional

Vila Praia de Âncora celebra Dia de São Martinho com castanhas, vinho quente e jogos tradicionais

9 Novembro, 2023 | 10:57
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Este sábado, dia 11 de novembro, Vila Praia de Âncora celebra o Dia de São Martinho. O Magusto Nuceartes vai “invadir” a Quinta da Quinhas, das 11h00 às 20h00, com uma programação para miúdos e graúdos.

Esta atividade cultural no Vale do Âncora do Nuceartes, organizada em parceria com a Quinta da Quinhas, albergue e espaço de cowork e coliving, com o apoio da DiverMinho e Crescer em Amor, tem como objetivo manter as tradições.

Desta forma, um dos destaques da programação deste dia vai para, como não podia deixar de ser, a fogueira a estalar e o vinho quente para as castanhas assadas. O bar do Nuceartes, vai estar a funcionar durante todo o dia com petiscos.

Também no decorrer do dia e dentro da programação, está previsto a hora do conto, com dinâmica de expressão plástica em torno da lenda de São Martinho, bem como a construção de um mural de outono, jogos tradicionais e Caça ao Tesouro, a cargo da DiverMinho.

O Torneio de Sueca, começa às 16h00, seguido de um momento de música e poesia.

No Magusto Nuceartes haverá uma quermesse, que tem tanto de útil como de solidária, para aqueles que tem muita coisa em casa e não utilizam: Até ao dia 10 de novembro, sexta-feira, o Nuceartes está a recolher “bugigangas” em bom estado, como loiças, brinquedos, livros, panos, toalhas e outros objetos de decoração para vender. A receita das vendas reverte a favor da Comissão de Festas da Nossa Senhora da Bonança. Os pontos de recolha são na Loja da Rosinha e na Quinta da Quinhas.

As atividades requerem pré-inscrição prévia:

Pré-inscrição Lenda de São Martinho – 3,00€
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgYPM-CeKfSNtXM6yEv9uHONDAwsaO_gyXY65yPc07GgHONA/viewform

Pré-inscrição Caça ao Tesouro – 5,00€
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKLKwVA6St7PvpSlvZUcLVZAg05_d92zeaPMvYrNCZGbI57g/viewform

Pré-inscrição Lenda de São Martinho – Torneio da Sueca

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.