Este sábado, dia 11 de novembro, Vila Praia de Âncora celebra o Dia de São Martinho. O Magusto Nuceartes vai “invadir” a Quinta da Quinhas, das 11h00 às 20h00, com uma programação para miúdos e graúdos.
Esta atividade cultural no Vale do Âncora do Nuceartes, organizada em parceria com a Quinta da Quinhas, albergue e espaço de cowork e coliving, com o apoio da DiverMinho e Crescer em Amor, tem como objetivo manter as tradições.
Desta forma, um dos destaques da programação deste dia vai para, como não podia deixar de ser, a fogueira a estalar e o vinho quente para as castanhas assadas. O bar do Nuceartes, vai estar a funcionar durante todo o dia com petiscos.
Também no decorrer do dia e dentro da programação, está previsto a hora do conto, com dinâmica de expressão plástica em torno da lenda de São Martinho, bem como a construção de um mural de outono, jogos tradicionais e Caça ao Tesouro, a cargo da DiverMinho.
O Torneio de Sueca, começa às 16h00, seguido de um momento de música e poesia.
No Magusto Nuceartes haverá uma quermesse, que tem tanto de útil como de solidária, para aqueles que tem muita coisa em casa e não utilizam: Até ao dia 10 de novembro, sexta-feira, o Nuceartes está a recolher “bugigangas” em bom estado, como loiças, brinquedos, livros, panos, toalhas e outros objetos de decoração para vender. A receita das vendas reverte a favor da Comissão de Festas da Nossa Senhora da Bonança. Os pontos de recolha são na Loja da Rosinha e na Quinta da Quinhas.
As atividades requerem pré-inscrição prévia:
Pré-inscrição Lenda de São Martinho – 3,00€
https://docs.google.com/forms/
Pré-inscrição Caça ao Tesouro – 5,00€
https://docs.google.com/forms/


A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.