De 24 a 26 de março, Vila Praia de Âncora prepara-se para receber as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho. Palestras, mercados sustentáveis e atividades de natureza são algumas das propostas que integram os três dias dedicados à sustentabilidade.
As jornadas organizadas pela Quokka contam com o apoio do Município de Caminha e inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que a Câmara Municipal está a promover durante o mês de março.
As Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho têm como propósito “a partilha e discussão de conhecimento relacionado com a sustentabilidade e os seus pilares, numa zona muito especial de Portugal”, revelou a organização.
Assim, as jornadas decorrerão em três locais em simultâneo, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, na zona envolvente ao Portinho e na Serra d’Arga.
O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.
O Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, contará com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros – construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.
As Atividades de Natureza terão lugar sempre da parte de tarde e contarão com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão – elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, a caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.
A participação nas Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho é gratuita, mas os interessados devem inscrever-se aqui.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, no próximo dia 22 de janeiro, mais uma sessão do ciclo Sessões de Cinema Regulares, com a exibição de Aniki Bóbó, filme emblemático de Manoel de Oliveira e uma referência incontornável do cinema português.
A Juventude Viana vai disputar na Ilha do Pico nos Açores, os Oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins frente ao Candelária. Os jogos desta eliminatória estão agendados para 14 de fevereiro, mas podem ainda sofrer alterações.
Faz hoje exatamente 39 anos que a cidade de Viana do Castelo acordou coberta por um manto branco de neve, naquele que foi um dos episódios meteorológicos mais marcantes da história recente da região.
Os delegados da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) estiveram reunidos, no inicio do mês, numa reunião de trabalho destinada a fazer o balanço da atividade desenvolvida e a definir estratégias para o reforço da sua atuação nas competições distritais.
O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo realizou uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Violência no Desporto”, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Monserrate.
A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.