De 24 a 26 de março, Vila Praia de Âncora prepara-se para receber as Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho. Palestras, mercados sustentáveis e atividades de natureza são algumas das propostas que integram os três dias dedicados à sustentabilidade.
As jornadas organizadas pela Quokka contam com o apoio do Município de Caminha e inserem-se na programação do Mês do Ambiente e da Sustentabilidade que a Câmara Municipal está a promover durante o mês de março.
As Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho têm como propósito “a partilha e discussão de conhecimento relacionado com a sustentabilidade e os seus pilares, numa zona muito especial de Portugal”, revelou a organização.
Assim, as jornadas decorrerão em três locais em simultâneo, no Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, na zona envolvente ao Portinho e na Serra d’Arga.
O Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora vai acolher várias palestras subordinadas aos temas: o pilar económico da sustentabilidade, o pilar ambiental da sustentabilidade e o pilar social da sustentabilidade.
O Mercado Sustentável a decorrer, durante os três dias, na zona envolvente ao Portinho de Vila Praia de Âncora, contará com uma panóplia de ateliês, com destaque para a biodiversidade do estuário do Rio Âncora, construção de um hotel de insetos, minis engenheiros – construção de uma cidade sustentável, sobrevivência na natureza e exploradores da natureza.
As Atividades de Natureza terão lugar sempre da parte de tarde e contarão com as seguintes ações: o CISA e a interpretação da Serra d’Arga (fauna, flora, património); do trigo ao pão – elaboração de pão em forno comunitário e, ainda, a caminhada de São João d’ Arga, a vida na envolvência no mosteiro. Os interessados têm à disposição transporte.
A participação nas Jornadas de Sustentabilidade do Alto Minho é gratuita, mas os interessados devem inscrever-se aqui.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.