A época competitiva da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, de Vila Nova de Cerveira, culminou, na quarta-feira, com a última jornada de lançamentos marcada por um fantástico alinhamento de atletas internacionais e da melhoria dos seus rankings pessoais que asseguram a participação nos Jogos Olímpicos PARIS 2024.
A presença de atletas oriundos do Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha é reveladora da “vivacidade que Vila Nova de Cerveira tem na modalidade do atletismo, consubstanciada neste espaço único, mas também no desporto em geral”.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acompanhou de perto a prova, tendo oportunidade de trocar algumas impressões com os participantes.

“Tem sido consensual que este espaço é ideal para prática desportiva de atletismo, promovendo vários atletas a nível nacional e internacional, e captando outros que encontram no Centro Municipal de Atletismo as condições necessárias para poderem treinar, desenvolver o seu desempenho e atingir mesmo alguns recordes para participar em campeonatos mundiais”, afirmou o autarca, acrescentando: “É um orgulho presenciar atletas de referência mundial, importante para a divulgação de Vila Nova de Cerveira fora de portas, por isso o desporto é uma das nossas apostas, porque também é educação e desenvolvimento pessoal”.
Com marcas pessoais acima dos 65m, alguns dos atletas inscritos nesta última Jornada de Lançamentos de Lovelhe conseguiram melhorar o seu ranking pessoal, nomeadamente um neerlandês e um equatoriano no lançamento do disco, e uma atleta peruana no lançamento de martelo, carimbando assim as suas presenças na prova olímpica que decorre em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.
Na categoria jovem, de realçar que um atleta espanhol, a representar a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, alcançou o record de Espanha sub-16 no lançamento de peso, com 21.29m.
O Centro Municipal de Atletismo, localizado numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da Ponte da Amizade e Praia da Lenta, é constituído exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo) e, fruto das boas condições, é muito requisitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais.


Neste momento, os recordes alcançados neste espaço são 70.18 no Disco masculino e 68,34 no Martelo feminino (na posse da vencedora da medalha de Prata do Campeonato da Europa, Rose Loga).
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.