A época competitiva da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, de Vila Nova de Cerveira, culminou, na quarta-feira, com a última jornada de lançamentos marcada por um fantástico alinhamento de atletas internacionais e da melhoria dos seus rankings pessoais que asseguram a participação nos Jogos Olímpicos PARIS 2024.
A presença de atletas oriundos do Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha é reveladora da “vivacidade que Vila Nova de Cerveira tem na modalidade do atletismo, consubstanciada neste espaço único, mas também no desporto em geral”.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acompanhou de perto a prova, tendo oportunidade de trocar algumas impressões com os participantes.

“Tem sido consensual que este espaço é ideal para prática desportiva de atletismo, promovendo vários atletas a nível nacional e internacional, e captando outros que encontram no Centro Municipal de Atletismo as condições necessárias para poderem treinar, desenvolver o seu desempenho e atingir mesmo alguns recordes para participar em campeonatos mundiais”, afirmou o autarca, acrescentando: “É um orgulho presenciar atletas de referência mundial, importante para a divulgação de Vila Nova de Cerveira fora de portas, por isso o desporto é uma das nossas apostas, porque também é educação e desenvolvimento pessoal”.
Com marcas pessoais acima dos 65m, alguns dos atletas inscritos nesta última Jornada de Lançamentos de Lovelhe conseguiram melhorar o seu ranking pessoal, nomeadamente um neerlandês e um equatoriano no lançamento do disco, e uma atleta peruana no lançamento de martelo, carimbando assim as suas presenças na prova olímpica que decorre em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.
Na categoria jovem, de realçar que um atleta espanhol, a representar a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, alcançou o record de Espanha sub-16 no lançamento de peso, com 21.29m.
O Centro Municipal de Atletismo, localizado numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da Ponte da Amizade e Praia da Lenta, é constituído exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo) e, fruto das boas condições, é muito requisitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais.


Neste momento, os recordes alcançados neste espaço são 70.18 no Disco masculino e 68,34 no Martelo feminino (na posse da vencedora da medalha de Prata do Campeonato da Europa, Rose Loga).
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.