A época competitiva da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, de Vila Nova de Cerveira, culminou, na quarta-feira, com a última jornada de lançamentos marcada por um fantástico alinhamento de atletas internacionais e da melhoria dos seus rankings pessoais que asseguram a participação nos Jogos Olímpicos PARIS 2024.
A presença de atletas oriundos do Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha é reveladora da “vivacidade que Vila Nova de Cerveira tem na modalidade do atletismo, consubstanciada neste espaço único, mas também no desporto em geral”.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acompanhou de perto a prova, tendo oportunidade de trocar algumas impressões com os participantes.

“Tem sido consensual que este espaço é ideal para prática desportiva de atletismo, promovendo vários atletas a nível nacional e internacional, e captando outros que encontram no Centro Municipal de Atletismo as condições necessárias para poderem treinar, desenvolver o seu desempenho e atingir mesmo alguns recordes para participar em campeonatos mundiais”, afirmou o autarca, acrescentando: “É um orgulho presenciar atletas de referência mundial, importante para a divulgação de Vila Nova de Cerveira fora de portas, por isso o desporto é uma das nossas apostas, porque também é educação e desenvolvimento pessoal”.
Com marcas pessoais acima dos 65m, alguns dos atletas inscritos nesta última Jornada de Lançamentos de Lovelhe conseguiram melhorar o seu ranking pessoal, nomeadamente um neerlandês e um equatoriano no lançamento do disco, e uma atleta peruana no lançamento de martelo, carimbando assim as suas presenças na prova olímpica que decorre em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.
Na categoria jovem, de realçar que um atleta espanhol, a representar a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, alcançou o record de Espanha sub-16 no lançamento de peso, com 21.29m.
O Centro Municipal de Atletismo, localizado numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da Ponte da Amizade e Praia da Lenta, é constituído exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo) e, fruto das boas condições, é muito requisitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais.


Neste momento, os recordes alcançados neste espaço são 70.18 no Disco masculino e 68,34 no Martelo feminino (na posse da vencedora da medalha de Prata do Campeonato da Europa, Rose Loga).
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.