A época competitiva da Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, de Vila Nova de Cerveira, culminou, na quarta-feira, com a última jornada de lançamentos marcada por um fantástico alinhamento de atletas internacionais e da melhoria dos seus rankings pessoais que asseguram a participação nos Jogos Olímpicos PARIS 2024.
A presença de atletas oriundos do Peru, Brasil, Equador, Colômbia, Itália, Países Baixos, Portugal e Espanha é reveladora da “vivacidade que Vila Nova de Cerveira tem na modalidade do atletismo, consubstanciada neste espaço único, mas também no desporto em geral”.
O Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, acompanhou de perto a prova, tendo oportunidade de trocar algumas impressões com os participantes.

“Tem sido consensual que este espaço é ideal para prática desportiva de atletismo, promovendo vários atletas a nível nacional e internacional, e captando outros que encontram no Centro Municipal de Atletismo as condições necessárias para poderem treinar, desenvolver o seu desempenho e atingir mesmo alguns recordes para participar em campeonatos mundiais”, afirmou o autarca, acrescentando: “É um orgulho presenciar atletas de referência mundial, importante para a divulgação de Vila Nova de Cerveira fora de portas, por isso o desporto é uma das nossas apostas, porque também é educação e desenvolvimento pessoal”.
Com marcas pessoais acima dos 65m, alguns dos atletas inscritos nesta última Jornada de Lançamentos de Lovelhe conseguiram melhorar o seu ranking pessoal, nomeadamente um neerlandês e um equatoriano no lançamento do disco, e uma atleta peruana no lançamento de martelo, carimbando assim as suas presenças na prova olímpica que decorre em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.
Na categoria jovem, de realçar que um atleta espanhol, a representar a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Lovelhe, alcançou o record de Espanha sub-16 no lançamento de peso, com 21.29m.
O Centro Municipal de Atletismo, localizado numa área ribeirinha da localidade num espaço fronteiro ao INATEL e próximo da Ponte da Amizade e Praia da Lenta, é constituído exclusivamente por sectores ligados ao lançamento (peso, disco, martelo e dardo) e, fruto das boas condições, é muito requisitado para acolher estágios de vários grupos de atletas nacionais e internacionais.


Neste momento, os recordes alcançados neste espaço são 70.18 no Disco masculino e 68,34 no Martelo feminino (na posse da vencedora da medalha de Prata do Campeonato da Europa, Rose Loga).
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.