Logo
Cultura

Vila Nova de Cerveira vai representar Portugal na Bienal Internacional de Arte de Macau 2023

7 Julho, 2023 | 17:21
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Vila Nova de Cerveira vai representar o país na Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau 2023. De 1 de agosto a 11 de outubro o “Vila Nova de Cerveira Pavilion” vai apresentar ao público uma seleção de 27 artistas, de 8 países e 4 continentes da coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC).

Segundo a Agência Lusa, o Instituto Cultural (IC) de Macau indicou que a exposição de Vila Nova de Cerveira, intitulada “A Metafísica da Sorte e a Ciência do Azar”, vai exibir uma seleção de 27 obras da Coleção da FBAC de “artistas de diferentes países e gerações”. O pavilhão comissariado vai mostrar “diferentes visões do mundo e refletir as consonâncias e contradições entre as tradições religiosas, superstições e ciências”, disse também o IC, em comunicado.

Para o presidente da FBAC, Rui Teixeira, “esta é uma internacionalização sem precedentes. A presença da FBAC na Arte Macau e numa região do globo que tanto diz aos portugueses é motivo de orgulho redobrado, por isso a nossa responsabilidade neste evento reveste-se da maior importância”. “Vamos representar Vila Nova de Cerveira e a história de um percurso de sucesso na criação artística e na descentralização cultural”, acrescenta Rui Teixeira.

A exposição da FBAC, apresentada pelo Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, vai estar patente no Antigo Estábulo Municipal de Gado Bovino de Macau. A diretora do IC, Leong Wai Man, disse à Agência Lusa que a escolha surgiu de “uma negociação mútua” com o consulado de Portugal e sublinhou que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, realizada pela primeira vez em 1978, “é muito significativa”.

Nas palavras das curadoras da exposição Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, “dentro da temática da Arte de Macau 2023 fizemos uma seleção de obras representativas de mais de 40 anos de criação artística contemporânea, que, de forma objetiva, subjetiva ou simbólica, cruzam os binómios sorte & azar, espiritualidade & ciência, ordem & caos, conflito & compatibilidade, solidão & comunhão, intenção & acaso”.

De referir que a “Bienal Internacional de Arte de Macau 2023” é um evento cultural e artístico de grande escala e de nível internacional que tem como curador chefe Qiu Zhijie. Com base no tema “A Estatística da Fortuna”, esta edição visa explorar a correlação entre ciência e religião, por meio de obras artísticas e contará com obras de mais de 200 artistas de 20 países e territórios, em 30 mostras espalhadas pela cidade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.