Vila Nova de Cerveira vai inaugurar, na próxima segunda-feira, a 2ª fase da requalificação da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, e que marca o arranque oficial do ano letivo 2023/2024 naquele concelho do Alto Minho.
Concretizada entre 2022 e 2023, a 2ª fase desta empreitada resulta na construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório com capacidade para 119 lugares sentados, na ampliação do espaço de refeitório, na cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, na criação da ‘sala do futuro’ com uma forte componente tecnológica e na relocalização dos espaços da sala de professores e da sala de direção, em resultado da biblioteca deslocar-se para o centro de recursos, bem como no reforço das condições de segurança e de acessibilidades.
O investimento associado a esta 2ª fase ultrapassou os 2ME inicialmente previstos, atingindo os 2.7ME (dos quais cerca de 2ME foram financiados pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2020 e pelo Ministério da Educação). Durante o decorrer da obra foram identificados constrangimentos que o projeto não contemplava, designadamente, a remodelação da cozinha, a requalificação das infraestruturas exteriores de abastecimento de água, esgotos e águas pluviais, a construção da rede de ligação ao gás natural, o tratamento dos campos de jogos, entre outros. Pelo caráter urgente, a Câmara Municipal anuiu a todas estas solicitações, o que implicou a alocação de verbas do orçamento municipal.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.