Vila Nova de Cerveira vai inaugurar, na próxima segunda-feira, a 2ª fase da requalificação da EB2,3/S de Vila Nova de Cerveira, e que marca o arranque oficial do ano letivo 2023/2024 naquele concelho do Alto Minho.
Concretizada entre 2022 e 2023, a 2ª fase desta empreitada resulta na construção de raiz de um edifício designado como Centro de Recursos composto por biblioteca/auditório com capacidade para 119 lugares sentados, na ampliação do espaço de refeitório, na cobertura dos corredores de circulação e dos espaços de recreio exteriores, na criação da ‘sala do futuro’ com uma forte componente tecnológica e na relocalização dos espaços da sala de professores e da sala de direção, em resultado da biblioteca deslocar-se para o centro de recursos, bem como no reforço das condições de segurança e de acessibilidades.
O investimento associado a esta 2ª fase ultrapassou os 2ME inicialmente previstos, atingindo os 2.7ME (dos quais cerca de 2ME foram financiados pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2020 e pelo Ministério da Educação). Durante o decorrer da obra foram identificados constrangimentos que o projeto não contemplava, designadamente, a remodelação da cozinha, a requalificação das infraestruturas exteriores de abastecimento de água, esgotos e águas pluviais, a construção da rede de ligação ao gás natural, o tratamento dos campos de jogos, entre outros. Pelo caráter urgente, a Câmara Municipal anuiu a todas estas solicitações, o que implicou a alocação de verbas do orçamento municipal.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.