Logo
Cultura

Vila Nova de Cerveira reconhecida pelo Barómetro do Desenvolvimento Local com avaliação máxima

12 Dezembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A política estratégica municipal encetada pelo executivo liderado por Rui Teixeira volta a ser distinguida a nível nacional.

Depois de figurar entre os 100 municípios portugueses com melhor prestação financeira (de um total de 308), dados plasmados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses (2023), é a vez do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa referenciar o Município de Vila Nova de Cerveira como um bom exemplo do trabalho implementado em prol do desenvolvimento local.

Com nota máxima na maioria dos indicadores selecionados, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, foi um dos oradores convidados para a Sessão de Apresentação do Barómetro do Desenvolvimento Local 2024 que decorreu, esta manhã, nas instalações do ISCTE em Lisboa, apresentada por Raul Lopes, coordenador do projeto, num painel moderado por  Paulo Tavares e que contou ainda com a participação dos autarcas do Fundão e de Vila Velha Rodão, bem como de um representante da Universidade de Évora.

Os dados deste estudo enaltecem Vila Nova de Cerveira como um polo de desenvolvimento local a nível nacional. Um reconhecimento que, de acordo com o autarca cerveirense, resulta das práticas adotadas e que justificam um desenvolvimento maior do que o contexto faria prever. “Atualmente, o concelho de Vila Nova de Cerveira está pleno de vivacidade, dinâmico e com o ‘rótulo’ de concelho inovador em distintas áreas, tendo como denominador comum o desenvolvimento socioeconómico e socioambiental local. Pensamos globalmente, agindo localmente”, explica Rui Teixeira, salientando que “ao longo dos três anos de mandato, o mote de ação incidiu na busca do bem-estar coletivo, zelando pelo equilíbrio social e por uma forma justa de garantir a todos o direito aos vários serviços. Desde o início tivemos a preocupação de governar, com humildade, com e para as pessoas, nunca descurando, nas nossas práticas governativas, o objetivo de, à nossa maneira, atingirmos os melhores indicadores possíveis de desenvolvimento local”.

Rui Teixeira reconhece que, para a prossecução destes objetivos, a análise de dados numéricos, sobretudo indicadores e índices (sustentabilidade ambiental; desenvolvimento humano municipal; bem-estar; qualidade; bem-estar económico sustentável) são importantes, “mas o objetivo principal é, indubitavelmente, o índice de felicidade dos Cerveirenses”. “A política de parcerias é essencial, pois trabalhar em equipa é sinónimo de bons resultados, todavia a nossa maior parceria é, e será sempre, para com os Cerveirenses”, assegura. E acrescenta: “Num tempo em que vários agentes de socialização e educação apelam a uma cultura-mundo, basta que uma simples variável (habitação, educação, saúde, acessibilidades, transportes, emprego, apoio social…) esteja em desequilíbrio para que um ‘residente atual’ se torne num ‘viajante potencial’. A persistência do nosso trabalho transmite a mensagem: fique para quem cá está; venha para quem ainda não conhece; mostrando as inúmeras potencialidades que temos para oferecer e sermos capazes de ajudar a fazer acontecer”.

O Barómetro do Desenvolvimento Local materializa-se em nove índices articulados que exprimem diferentes dimensões do desenvolvimento local (da dimensão económica à social), associadas à atividade empresarial, do governo e das autarquias locais. É um projeto inovador da responsabilidade de Raul Lopes, Sérgio Nunes e Nelson Quico, acolhido e apoiado pelo IPPS-Iscte.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.

Desporto 7 Dezembro, 2025

SC Vianense vence Mirandela e sobe ao 4.º lugar na Série A do Campeonato de Portugal

O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 7 Dezembro, 2025

AF Viana do Castelo empata com AF Viseu na Taça das Regiões

Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.

Internacional 7 Dezembro, 2025

RTP confirma presença no Festival Eurovisão da Canção 2026

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.