A Deputada do Parlamento Europeu Isabel Carvalhais esteve em Vila Nova de Cerveira, tendo reunido com o Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira e Carla Segadães, respetivamente, no edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do seu roteiro de auscultação e contacto "Território conVIDA".
Agradecendo a oportunidade deste encontro, Rui Teixeira descreveu, em traços gerais, o concelho de Vila Nova de Cerveira, salientando a área cultural, com destaque para o trabalho de sucesso nacional e internacional realizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, bem como o vigoroso setor industrial que impulsiona o desenvolvimento do concelho. O Presidente da Câmara Municipal realçou a atual aposta do Município na área da inovação e tecnologia, e na criação de fatores de equilíbrio entre as diversas áreas âncora de desenvolvimento, com o objetivo principal de fixar cada vez mais pessoas em Vila Nova de Cerveira.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou que um dos objetivos primordiais é afirmar Vila Nova de Cerveira como um município sustentável e integrador, não apenas sob o ponto de vista social, económico e cultural, mas, também, ambiental.
Além de privilegiar um contacto de proximidade às pessoas e aos múltiplos agentes dinamizadores, a visita da eurodeputada teve como propósito conhecer o projeto do Aquamuseu do Rio Minho. Isabel Carvalhais está a realizar o roteiro “Território conVIDA” com o propósito de dar o seu contributo na divulgação e no conhecimento da grande diversidade e riqueza natural, patrimonial e cultural dos territórios.
A Deputada Socialista Isabel Carvalhais é atualmente a coordenadora do Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu na Comissão das Pescas e membro efetivo da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde tem desempenhado um papel relevante abraçando dossiers que impactam diretamente com os setores, como é o caso do relatório da “Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais” e o da “Renovação Geracional nas explorações agrícolas do futuro na EU”.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.