A Deputada do Parlamento Europeu Isabel Carvalhais esteve em Vila Nova de Cerveira, tendo reunido com o Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira e Carla Segadães, respetivamente, no edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do seu roteiro de auscultação e contacto "Território conVIDA".
Agradecendo a oportunidade deste encontro, Rui Teixeira descreveu, em traços gerais, o concelho de Vila Nova de Cerveira, salientando a área cultural, com destaque para o trabalho de sucesso nacional e internacional realizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, bem como o vigoroso setor industrial que impulsiona o desenvolvimento do concelho. O Presidente da Câmara Municipal realçou a atual aposta do Município na área da inovação e tecnologia, e na criação de fatores de equilíbrio entre as diversas áreas âncora de desenvolvimento, com o objetivo principal de fixar cada vez mais pessoas em Vila Nova de Cerveira.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou que um dos objetivos primordiais é afirmar Vila Nova de Cerveira como um município sustentável e integrador, não apenas sob o ponto de vista social, económico e cultural, mas, também, ambiental.
Além de privilegiar um contacto de proximidade às pessoas e aos múltiplos agentes dinamizadores, a visita da eurodeputada teve como propósito conhecer o projeto do Aquamuseu do Rio Minho. Isabel Carvalhais está a realizar o roteiro “Território conVIDA” com o propósito de dar o seu contributo na divulgação e no conhecimento da grande diversidade e riqueza natural, patrimonial e cultural dos territórios.
A Deputada Socialista Isabel Carvalhais é atualmente a coordenadora do Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu na Comissão das Pescas e membro efetivo da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde tem desempenhado um papel relevante abraçando dossiers que impactam diretamente com os setores, como é o caso do relatório da “Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais” e o da “Renovação Geracional nas explorações agrícolas do futuro na EU”.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.