A Deputada do Parlamento Europeu Isabel Carvalhais esteve em Vila Nova de Cerveira, tendo reunido com o Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira e Carla Segadães, respetivamente, no edifício dos Paços do Concelho, no âmbito do seu roteiro de auscultação e contacto "Território conVIDA".
Agradecendo a oportunidade deste encontro, Rui Teixeira descreveu, em traços gerais, o concelho de Vila Nova de Cerveira, salientando a área cultural, com destaque para o trabalho de sucesso nacional e internacional realizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, bem como o vigoroso setor industrial que impulsiona o desenvolvimento do concelho. O Presidente da Câmara Municipal realçou a atual aposta do Município na área da inovação e tecnologia, e na criação de fatores de equilíbrio entre as diversas áreas âncora de desenvolvimento, com o objetivo principal de fixar cada vez mais pessoas em Vila Nova de Cerveira.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, sublinhou que um dos objetivos primordiais é afirmar Vila Nova de Cerveira como um município sustentável e integrador, não apenas sob o ponto de vista social, económico e cultural, mas, também, ambiental.
Além de privilegiar um contacto de proximidade às pessoas e aos múltiplos agentes dinamizadores, a visita da eurodeputada teve como propósito conhecer o projeto do Aquamuseu do Rio Minho. Isabel Carvalhais está a realizar o roteiro “Território conVIDA” com o propósito de dar o seu contributo na divulgação e no conhecimento da grande diversidade e riqueza natural, patrimonial e cultural dos territórios.
A Deputada Socialista Isabel Carvalhais é atualmente a coordenadora do Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu na Comissão das Pescas e membro efetivo da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde tem desempenhado um papel relevante abraçando dossiers que impactam diretamente com os setores, como é o caso do relatório da “Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais” e o da “Renovação Geracional nas explorações agrícolas do futuro na EU”.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.