Cerca de 650 atletas, portugueses e espanhóis, participam, este fim-de-semana, no VII Duatlo de Cerveira, um crescimento de 100% comparativamente com a edição anterior. Com a presença confirmada de equipas nacionais da atualidade, no sábado, 4 de março, realiza-se a prova a contar para os campeonatos nacionais Jovem e Juvenis, e no domingo, 5 de março, tem lugar a etapa integrada no Campeonato Nacional de Clubes. A dimensão das provas impõe algumas condicionantes de trânsito.
Um dos destaques desta edição assenta no grande interesse de jovens neste evento desportivo, e que se reflete numa participação de 350 atletas, mais 250 do que o registado em 2022. O Duatlo Jovem decorre este sábado, entre as 14h00 e as 18h00, com as modalidades de atletismo e ciclismo, e distâncias adaptadas aos vários escalões etários (benjamins, infantis, iniciados, juvenis e cadetes).
A prova anfitriã para os atletas federados, amadores e equipas estafetas sai à rua no domingo, no período da manhã, entre as 09h00 e as 14h00, com cerca de 300 atletas inscritos que vão percorrer as distâncias de 5Km de corrida, 20Km de ciclismo e 2.5Km de corrida.
Organizado pela Pedal’arte, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Federação Portuguesa de Triatlo, a realização do VII Duatlo de Cerveira vai obrigar a algumas condicionantes de trânsito na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, encontrando-se salvaguardadas as entradas e saídas de viaturas de emergência e entidades policiais.
As interdições previstas decorrem entre as 12h00 e as 18h00 de sábado, na Rua do Pousado, Rua da Lenta e Rua do Forte de Lovelhe; e as 08h30 e as 13h00 de domingo, no Largo da Feira – Praça do Alto Minho, Avenida dos Pescadores, Avenida de Tomiño, Rua do Cais, Avenida Heróis de Ultramar, Avenida das Comunidades Portuguesas, EN13 da rotunda de acesso à Ponte da Amizade ao cruzamento de viragem para Rua do Pousado, Rua do Pousado, Rua da Lenta e Rua do Forte de Lovelhe.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.