A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a proceder a uma importante intervenção nas margens do Ribeiro de S. Gonçalo, numa extensão de 4ha, com o objetivo de promover a limpeza e a preservação do ecossistema local.
Enquadrada nas políticas ambientais do município, com foco na sustentabilidade e na proteção dos recursos hídricos essenciais para a comunidade, a presente ação vai ser realizada em várias fases, abrangendo as áreas mais críticas ao longo daquele curso de água.
A execução de faixas de gestão de combustível, com largura aproximada de 10m, tem como principal propósito a remoção de plásticos e detritos que possam ter sido arrastados aquando das cheias de 1 de janeiro de 2023, garantindo a fluidez do escoamento da água e reduzindo o risco de alagamentos durante períodos de chuvas intensas. Além disso, a limpeza contribuirá para a recuperação da biodiversidade local, proporcionando um ambiente mais saudável para a fauna e flora aquática. Não obstante, promove-se a valorização do espaço público, criando um ambiente mais agradável e acessível à população para atividades de lazer.
Além da intervenção no imediato, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira compromete-se a manter o acompanhamento e a gestão contínua das margens do Ribeiro S. Gonçalo, garantindo que a limpeza não seja uma ação pontual, mas parte de uma estratégia de conservação a longo prazo.
Todo o capital natural associado à bacia do rio Minho, designadamente o Ribeiro de S. Gonçalo, dotam Vila Nova de Cerveira de serviços de ecossistemas que aportam benefícios para o bem-estar social, mas também para a sustentabilidade da economia, através de serviços de provisão (agricultura e pesca), da regulação climática e de serviços de suporte à biodiversidade, sendo fundamental trabalhar a preservação, a recuperação e a valorização partilhada destes recursos com o envolvimento da sociedade civil.
Pela sua essência, esta intervenção enquadra-se na operação 0177_Eurocidade_CT_ADAPT_1_P, cofinanciada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através da convocatória INTERREG VA POCTEP.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.