Cerca de 600 crianças do pré-escolar (público e privado) e do 1º ciclo, e mais 100 utentes das IPSS's do concelho de Vila Nova de Cerveira assistiram ao espetáculo mais doce do mundo no Palco das Artes.
O musical ‘A Casa de Chocolate’, protagonizado pelo II ACTO – Companhia de Teatro, é um dos mais célebres contos dos Irmãos Grimm adaptado para o teatro musical numa versão mágica e didática, cantado ao vivo, e criado a pensar na infância e juventude. Trata-se de uma viagem alucinante a um conto que atravessou gerações sobre a história de dois irmãos que fogem de casa e perdem-se na floresta. Aí encontram a Casa de Chocolate, onde vivem peripécias memoráveis até reencontrarem o caminho para casa, culminando com uma mensagem profunda sobre a importância do amor e da família.
Mantendo práticas bem acolhidas, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira voltou a superar as expetativas dos alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino, com a Vereadora da Educação a distribuir mais uma prenda, incluindo pessoal docente e não docente. É que ao habitual chocolate, Sónia Guerreiro entregou em cada sala um jogo didático personalizado com a história do concelho, e às crianças das creches ofereceu umas fofinhas e quentinhas pantufinhas, acompanhados de votos de umas festas felizes, com muitas prendas e alegria!
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.