O Município de Vila Nova de Cerveira promoveu, na passada quinta-feira, um workshop de apresentação e debate em torno do micro-ondas ‘amigo’ dos idosos que está a ser implementado no concelho, em resultado do projeto europeu PREPARIO.
Os representantes de 15 entidades públicas e privadas, de âmbito distrital, foram unânimes ao enaltecer o contributo deste equipamento na preparação conectada e automatizada de alimentos, salientando a tecnologia facilitadora que conjuga mais saúde, mais segurança e maior autonomia.
“Concluída a primeira fase de testes com 25 seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira, e antes de se avançar para uma segunda fase prevista para março de 2024, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa auscultaram diversas entidades intervenientes na comunidade, de forma a recolher opiniões, preocupações e expectativas, com o objetivo de aprimorar o dispositivo em investigação”, explicou a autarquia numa nota de imprensa.
“A alimentação de muitos idosos europeus depende da entrega de refeições ao domicílio, através de instituições de solidariedade social ou de empresas privadas. No entanto, muitas vezes o aquecimento da comida é inadequado, sendo insuficiente ou sobreaquecido, prejudicando a experiência alimentar, mas também aumentando os riscos de desnutrição e outras doenças graves”, completou.
As limitações, os perigos e as dificuldades da população idosa foram escrutinadas pelos diferentes técnicos presentes neste workshop, que identificaram este equipamento como uma “mais-valia na prevenção de acidentes em casa, assim como uma ajuda fundamental no apoio dos serviços prestadores de cuidados, não havendo necessidade de reajustamento de recursos humanos, otimizando tempo para serem assegurados outros cuidados aos seniores”, lê-se.
O projeto PREPARIO tem como objetivo desenvolver um micro-ondas inovador com controle de temperatura sem fios, que permite o aquecimento totalmente automatizado de refeições à temperatura ideal, garantindo a qualidade dos alimentos.
Com um investimento de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu PREPARIO – Connected and Automated Food Preparation Platform, enquadrado no Programa AAL – Active Assisted Living Programme, conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research. (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal).
As entidades presentes no workshop PREPARIO foram os municípios de Vila Nova de Cerveira, de Valença e de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, a GNR Vila Nova de Cerveira, as empresas Uniself, Sioslife, SONIA (Serviços otimizados nas idades avançadas) e CPLAS, a Unidade de Cuidados Continuados de Vila Nova de Cerveira, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carrego (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.