Procurando assinalar a quadra pascal junto da população mais jovem, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a sugerir uma tarde de aventura e superação de desafios, em harmonia com o património natural! Trata-se de mais uma edição do Peddy-Paper Caça aos Ovos, dedicado "À Descoberta na Natureza", agendado para dia 18 de abril, entre as 14h00 e as 16h30, no Parque de Lazer do Castelinho, e cujas inscrições já estão a decorrer.
Destinada a grupos de 3 a 5 jovens, com idades entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes em Vila Nova de Cerveira e Tomiño, esta atividade de orientação incita os participantes a decifrar pistas, códigos e enigmas, despertando o interesse e conhecimento pelas questões de proteção ambiental da bacia hidrográfica do Rio Minho, para além de capacitar os jovens para o espírito de pertença e proteção do território comum da Eurocidade.
À vertente lúdica e cultural, o Peddy-Paper Caça aos Ovos “À Descoberta na Natureza” assume também um papel de desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa, o raciocínio lógico e a orientação no terreno. Ao longo do percurso, os participantes terão de resolver diferentes desafios e superar provas que testarão a sua criatividade e rapidez na resolução de problemas.
Os grupos de participantes devem ser compostos por jovens motivados para a aventura e para o conhecimento, podendo incluir amigos, colegas de escola ou membros de associações locais, sempre com a tónica de viver um momento de convívio e de aprendizagem.
A inscrição é gratuita, mas é obrigatório o envio da respetiva ficha, até 11 de abril para o endereço eletrónico juventude@cm-vncerveira.pt
O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, recebeu, na Cidade do Futebol, os representantes das 22 Associações Distritais e Regionais (ADR).
As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começaram na terça-feira e terminam no final de maio, sendo as colocações conhecidas a 1 de julho.
Viana do Castelo recebeu mais um workshop do projeto Acelerar o Norte, uma iniciativa que visa apoiar empresários e colaboradores na transição digital dos seus negócios. Sob o tema “Começando pelo princípio: a marca”, a sessão decorreu na AP Dona Aninhas e reuniu participantes dos setores do comércio, serviços, restauração e similares.
O festival de metal de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, abre hoje a sua 25.ª edição e, até sábado, leva ao Alto Minho nomes da música extrema como Repulsion, Unleashed e Aura Noir.
A Polícia Judiciária (PJ) detetou um novo crime de burla que utiliza a Unidade de Informação Financeira da PJ para o envio de cartas e de documentação falsas, a anunciar alegadas dívidas fiscais, bloqueio de contas bancárias e pedidos de pagamento, com o propósito de burlar os visados.
Com entrada gratuita, a Guarda Nacional Republicana (GNR) abriu as portas do Quartel do Carmo ao público, de segunda-feira a sábado, incluindo feriados, com entrada pelo Museu, seguindo depois um percurso por diversos espaços icónicos, tais como o Salão Nobre, os Gabinetes do Comando, o Corredor Nun' Álvares Pereira e a varanda panorâmica sobre o Rossio.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho promovem, de 28 de abril a 9 de maio, os Contornos da Palavra, numa iniciativa que irá abranger 11.100 alunos das escolas do concelho, entre ensino público e privado.