Procurando assinalar a quadra pascal junto da população mais jovem, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a sugerir uma tarde de aventura e superação de desafios, em harmonia com o património natural! Trata-se de mais uma edição do Peddy-Paper Caça aos Ovos, dedicado "À Descoberta na Natureza", agendado para dia 18 de abril, entre as 14h00 e as 16h30, no Parque de Lazer do Castelinho, e cujas inscrições já estão a decorrer.
Destinada a grupos de 3 a 5 jovens, com idades entre os 12 e os 30 anos, residentes ou estudantes em Vila Nova de Cerveira e Tomiño, esta atividade de orientação incita os participantes a decifrar pistas, códigos e enigmas, despertando o interesse e conhecimento pelas questões de proteção ambiental da bacia hidrográfica do Rio Minho, para além de capacitar os jovens para o espírito de pertença e proteção do território comum da Eurocidade.
À vertente lúdica e cultural, o Peddy-Paper Caça aos Ovos “À Descoberta na Natureza” assume também um papel de desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa, o raciocínio lógico e a orientação no terreno. Ao longo do percurso, os participantes terão de resolver diferentes desafios e superar provas que testarão a sua criatividade e rapidez na resolução de problemas.
Os grupos de participantes devem ser compostos por jovens motivados para a aventura e para o conhecimento, podendo incluir amigos, colegas de escola ou membros de associações locais, sempre com a tónica de viver um momento de convívio e de aprendizagem.
A inscrição é gratuita, mas é obrigatório o envio da respetiva ficha, até 11 de abril para o endereço eletrónico juventude@cm-vncerveira.pt
Um deslizamento de terras ocorrido na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas obrigou à retirada preventiva de 20 pessoas das suas habitações, após uma derrocada considerada “forte” ter destruído parcialmente uma casa e soterrado um veículo ligeiro. Não há registo de vítimas ou feridos.
As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.
Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.
Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.
Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.