Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira: Projeto ‘Olympics4All’ conquista selo URBACT de Boas Práticas

11 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

É mais um reconhecimento europeu do projeto de Vila Nova de Cerveira, 'Olympics4All'. O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV selecionou, no final do mês de outubro, 116 Boas Práticas URBACT (entre 249 apresentadas), destacando-se o 'Olympics4All' "como uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de transferir para outras cidades europeias".

Além da distinção, as Boas Práticas URBACT serão os principais atores do URBACT City Festival 2025, agendado de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, Polónia, uma oportunidade para cada boa prática promover as suas iniciativas e para outras cidades europeias se inspirarem e começarem a construir parcerias de projetos com as cidades URBACT Good Practice interessadas em transferir a sua prática como parte de uma Rede de Transferência URBACT.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta distinção corrobora o enorme potencial de replicação deste projeto. Neste momento, as olimpíadas intergeracionais já integra a participação da APPACDM de Viana do Castelo, o que nos motiva a repensar a integração de outros grupos vulneráveis no projeto”. Rui Teixeira encara a atribuição deste selo de Boas Práticas como “mais uma alavanca para captar novos parceiros europeus, com novas perspetivas, e cuja montra de visibilidade será levar as potencialidades imensuráveis do Olympics4All à Polónia, onde centenas de municípios de vários países europeus estarão representados”.

O sucesso do ‘Olympics4all’ demarca-se pela introdução da competição como fator motivacional para aumentar a atividade física junto dos seniores, tornando as comunidades mais saudáveis​​e inclusivas. Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou os 10 municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.

Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.

A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. A conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 28 Janeiro, 2026

Átoa encerram mês em Paredes de Coura com concerto acústico

Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.