Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira: Projeto ‘Olympics4All’ conquista selo URBACT de Boas Práticas

11 Novembro, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

É mais um reconhecimento europeu do projeto de Vila Nova de Cerveira, 'Olympics4All'. O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV selecionou, no final do mês de outubro, 116 Boas Práticas URBACT (entre 249 apresentadas), destacando-se o 'Olympics4All' "como uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de transferir para outras cidades europeias".

Além da distinção, as Boas Práticas URBACT serão os principais atores do URBACT City Festival 2025, agendado de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, Polónia, uma oportunidade para cada boa prática promover as suas iniciativas e para outras cidades europeias se inspirarem e começarem a construir parcerias de projetos com as cidades URBACT Good Practice interessadas em transferir a sua prática como parte de uma Rede de Transferência URBACT.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta distinção corrobora o enorme potencial de replicação deste projeto. Neste momento, as olimpíadas intergeracionais já integra a participação da APPACDM de Viana do Castelo, o que nos motiva a repensar a integração de outros grupos vulneráveis no projeto”. Rui Teixeira encara a atribuição deste selo de Boas Práticas como “mais uma alavanca para captar novos parceiros europeus, com novas perspetivas, e cuja montra de visibilidade será levar as potencialidades imensuráveis do Olympics4All à Polónia, onde centenas de municípios de vários países europeus estarão representados”.

O sucesso do ‘Olympics4all’ demarca-se pela introdução da competição como fator motivacional para aumentar a atividade física junto dos seniores, tornando as comunidades mais saudáveis​​e inclusivas. Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou os 10 municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.

Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.

A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. A conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Fevereiro, 2026

Mau tempo trava pesca da lampreia no Minho

As condições meteorológicas adversas estão a dificultar a captura de lampreia nos rios Minho e Lima, afetando a atividade de cerca de duas centenas de embarcações e colocando em risco o rendimento anual de muitos pescadores da região.

Regional 10 Fevereiro, 2026

Deslizamento de terras provoca sete desalojados em Ponte da Barca

Um deslizamento de terras ocorrido esta terça-feira, na União de Freguesias de Castro, Ruivos e Grovelas, em Ponte da Barca, destruiu parcialmente uma habitação e obrigou à retirada de sete pessoas, informou a Proteção Civil.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo acolhe VII Convenção do Mercado das Viagens sob o lema “Rumo ao Futuro”

Viana do Castelo recebeu, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a VII Convenção do Mercado das Viagens, reunindo a maioria das agências da rede, parceiros estratégicos e diversos representantes de relevo do setor do turismo. O evento decorreu sob o lema “Rumo ao Futuro”, refletindo o foco na evolução e nos desafios do setor.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Residente de Chafé doa cerca de 500 telhas para apoiar zonas afetadas pelo mau tempo

Um residente da freguesia de Chafé, no concelho de Viana do Castelo, doou cerca de 500 telhas destinadas a apoiar as zonas mais afetadas pelo recente mau tempo, informou a Junta de Freguesia.

Regional 10 Fevereiro, 2026

GNR deteve 18 pessoas e registou 54 acidentes na última semana no distrito de Viana do Castelo

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Valença realoja 34 moradores por risco de cheia do rio Minho

Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.

Nacional 10 Fevereiro, 2026

Chuva forte mantém Norte e Centro sob aviso laranja esta terça-feira

Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.