É mais um reconhecimento europeu do projeto de Vila Nova de Cerveira, 'Olympics4All'. O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV selecionou, no final do mês de outubro, 116 Boas Práticas URBACT (entre 249 apresentadas), destacando-se o 'Olympics4All' "como uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de transferir para outras cidades europeias".
Além da distinção, as Boas Práticas URBACT serão os principais atores do URBACT City Festival 2025, agendado de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, Polónia, uma oportunidade para cada boa prática promover as suas iniciativas e para outras cidades europeias se inspirarem e começarem a construir parcerias de projetos com as cidades URBACT Good Practice interessadas em transferir a sua prática como parte de uma Rede de Transferência URBACT.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta distinção corrobora o enorme potencial de replicação deste projeto. Neste momento, as olimpíadas intergeracionais já integra a participação da APPACDM de Viana do Castelo, o que nos motiva a repensar a integração de outros grupos vulneráveis no projeto”. Rui Teixeira encara a atribuição deste selo de Boas Práticas como “mais uma alavanca para captar novos parceiros europeus, com novas perspetivas, e cuja montra de visibilidade será levar as potencialidades imensuráveis do Olympics4All à Polónia, onde centenas de municípios de vários países europeus estarão representados”.
O sucesso do ‘Olympics4all’ demarca-se pela introdução da competição como fator motivacional para aumentar a atividade física junto dos seniores, tornando as comunidades mais saudáveise inclusivas. Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou os 10 municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.
Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.
A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. A conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.