É mais um reconhecimento europeu do projeto de Vila Nova de Cerveira, 'Olympics4All'. O Comité de Acompanhamento do Programa URBACT IV selecionou, no final do mês de outubro, 116 Boas Práticas URBACT (entre 249 apresentadas), destacando-se o 'Olympics4All' "como uma iniciativa urbana impactante, participativa, integrada, relevante e fácil de transferir para outras cidades europeias".
Além da distinção, as Boas Práticas URBACT serão os principais atores do URBACT City Festival 2025, agendado de 8 a 10 de abril de 2025 em Wroclaw, Polónia, uma oportunidade para cada boa prática promover as suas iniciativas e para outras cidades europeias se inspirarem e começarem a construir parcerias de projetos com as cidades URBACT Good Practice interessadas em transferir a sua prática como parte de uma Rede de Transferência URBACT.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, “esta distinção corrobora o enorme potencial de replicação deste projeto. Neste momento, as olimpíadas intergeracionais já integra a participação da APPACDM de Viana do Castelo, o que nos motiva a repensar a integração de outros grupos vulneráveis no projeto”. Rui Teixeira encara a atribuição deste selo de Boas Práticas como “mais uma alavanca para captar novos parceiros europeus, com novas perspetivas, e cuja montra de visibilidade será levar as potencialidades imensuráveis do Olympics4All à Polónia, onde centenas de municípios de vários países europeus estarão representados”.
O sucesso do ‘Olympics4all’ demarca-se pela introdução da competição como fator motivacional para aumentar a atividade física junto dos seniores, tornando as comunidades mais saudáveise inclusivas. Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou os 10 municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.
Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.
A essência do projeto tem conseguido alcançar vários patamares europeus, alcançando distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. A conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.