O centro histórico de Vila Nova de Cerveira vai passar a estar interdito a carros aos fins-de-semana. A medida foi anunciada, numa nota de imprensa, pela autarquia.
“Ao longo de quase três meses de verão, residentes e visitantes do concelho de Vila Nova de Cerveira puderam usufruir de uma programação cultural atrativa e diversificada, vivenciada num ambiente de segurança garantido pela interdição da circulação de carros nas principais artérias do centro histórico. Neste sentido, e de forma a efetivar uma mobilidade cada vez mais sustentável, contribuindo para um ambiente menos poluído, quer a nível de emissões quer de ruído, promovendo a circulação pedonal e uma verdadeira fruição do espaço público, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira avança com a interdição do trânsito automóvel aos sábados e domingos, em sete artérias do centro histórico”, lê-se.
As ruas interditas são a Rua António José Duro, o Terreiro e a Praça da Liberdade até ao entroncamento da Rua do Cais; a Rua Queiroz Ribeiro, desde a Rua do Arrabalde até à Praça da Liberdade; a Rua César Maldonado; a Rua Costa Brava e a Rua Costa Pereira.
A medida exclui “residentes, atividades económicas, recolha de resíduos sólidos urbanos, agentes de proteção civil, táxis e viaturas municipais, devendo ser assegurado o encerramento após a passagem pelas cancelas/floreiras”, realça o Município.
As cargas e descargas ficam salvaguardadas com proposta de lugares permanentes na Praça do Alto Minho, Rua 25 de Abril e Praça 16 de Fevereiro.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.