A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procedeu à beneficiação de 12 paragens de autocarro situadas ao longo da EN13/IC1, entre as freguesias de Gondarém e de Vila Meã. Esta intervenção consistiu em trabalhos de limpeza e pintura geral, com o objetivo de melhorar as condições de segurança, conforto e estética destes espaços de espera para os utilizadores de transporte público.
No âmbito desta ação, destaca-se ainda para breve a substituição por um modelo mais moderno e funcional das duas paragens localizadas no entroncamento da EN 13 com a Avenida José Lebrão. As novas estruturas estarão equipadas com um totem interativo que disponibiliza informações atualizadas sobre os horários e percursos dos transportes, promovendo uma mobilidade mais informada e eficiente.
Essas duas estruturas substituídas vão ser alvo de recuperação e relocalização em pontos estratégicos do concelho, previamente identificados, nomeadamente uma delas será instalada no Alto das Cerejas.
A autarquia informa que esta intervenção será, em momento oportuno, alargada a outras paragens localizadas em vias secundárias do concelho, reforçando o compromisso da Câmara Municipal com a melhoria contínua das infraestruturas públicas e com a promoção de uma mobilidade mais acessível e sustentável para todos os munícipes.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.