O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, formalizou, esta terça-feira, um contrato de comodato com a família detentora do Fortim da Atalaia, salvaguardando a gestão por 30 anos daquele monumento classificado como de interesse público.
Segundo a autarquia de Vila Nova de Cerveira, o acordo consiste “na preservação e valorização mais concertada do imóvel, com vista a uma futura candidatura a financiamentos comunitários para a execução das obras de reabilitação necessárias”.
Rui Teixeira mostrou-se satisfeito com esta parceria municipal com os privados e os fundamentos para a sua concretização. “O presente contrato concede à Câmara Municipal a oportunidade de desenvolver algumas ações imediatas, como a limpeza de acessos ou a melhoria da sinalética, mas também avançar com o estudo e a elaboração de um projeto a ser submetido a uma possível candidatura comparticipada para uma reabilitação mais abrangente. Cuidar e promover o património histórico concelhio é uma das bandeiras deste executivo”, exprimiu o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira.
O Ministério da Cultura emitiu a classificação do Fortim da Atalaia como Monumento de Interesse Público nos finais de 2017, após um processo que já se arrastava há quase 40 anos.
Vinte e cinco (25) igrejas e capelas de Viana do Castelo voltam a abrir este ano, na noite de Quinta-Feira Santa, à oração e à visita presencial dos fiéis, numa das principais tradições da Páscoa no concelho.
O Voleibol Clube de Viana terá, esta sexta-feira, uma última oportunidade para ficar em lugar de play off que lhe dará nova vida na luta pela permanência na 1ª divisão. Em caso de derrota a equipa vianense desce à segunda divisão.
O projeto Olympics4All, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das "Boas práticas URBACT IV".
A alteração ao Regulamento do Plano de Pormenor do Parque da Cidade vai estar em discussão pública durantes vinte dias úteis. O documento pode ser consultado no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal, na página eletrónica do município e as participações deverão ser entregues no SAM ou enviados por correio eletrónico para o endereço consultapublica@cm-viana-castelo.pt, ou por correio normal para a autarquia.
Por despacho da Ministra da Cultura o projeto “Romaria de Nossa Senhora d’Agonia – Edição 2025” é reconhecido como sendo de interesse cultural, reforçando a sua importância na valorização da identidade e do património cultural português.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) atribuiu ao Município de Caminha o Selo de Mérito na categoria Bronze, no âmbito da 4.ª Edição do Prémio para o biénio 2025/2026
A Diocese de Viana do Castelo iniciou a Semana Santa no Domingo de Ramos, que ficou marcado com a tradicional procissão do Senhor dos Passos. No sermão, que aconteceu na Praça da República, D. João Lavrador apelou para “uma nova relação que se estabelece através da harmonia, da paz, da justiça, do bem e da fraternidade”.