Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira organiza dois fins-de-semana dedicados ao Debulho de Sável à Cerveirense

2 Maio, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Vila Nova de Cerveira volta a dar destaque a um dos seus pratos mais emblemáticos pela autenticidade - o Debulho de Sável à Cerveirense – com a realização de dois fins-de-semana dedicados à promoção gastronómica e valorização cultural.

Entre os dias 2 e 4 de maio, sete restaurantes do concelho integram o Debulho de Sável nos seus menus, numa iniciativa inserida nos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense. Os restaurantes aderentes são o Cantinho dos Amigos, Dom Júlio, Casa das Velhas, Casa Lau, Central, Lavrador e Luso Galaico.

No fim-de-semana seguinte, a 10 e 11 de maio, realiza-se a 2.ª edição do evento “Sabores com Tradição”, uma celebração que alia a gastronomia ao ambiente festivo e familiar. Com organização da autarquia e da Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, as comissões de festas em honra de S. Sebastião e de S. Roque das Cortes apresentam as formas de degustar o sável, acompanhadas por variadas sobremesas típicas, numa ação de angariação de verbas para a realização das respetivas festividades.

A programação dos “Sabores com Tradição” inclui ainda animação tradicional, com a atuação do Rancho Folclórico de Campos, no sábado; e do Grupo de Cantigas da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Padornelo e o Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe na tarde de domingo.

O Debulho de Sável à Cerveirense é muito mais do que um prato típico, é um símbolo da identidade local, com raízes profundas na tradição piscatória do concelho. Surge da criatividade das mulheres que aproveitavam as partes menos nobres do peixe pescado no Rio Minho, o debulho tornou-se uma iguaria representativa da história e do engenho cerveirenses.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 24 Dezembro, 2025

Viana do Castelo celebra hoje o Natal com “Moscatel e Banana” no centro histórico

O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.

Nacional 24 Dezembro, 2025

APIC alerta para riscos cardíacos no Natal e apela à moderação nos excessos festivos

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Pai Natal

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.

Nacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Bolo Rei

O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.

Regional 24 Dezembro, 2025

F-16M da Força Aérea sobrevoam Viana do Castelo para desejar Feliz Natal

Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.

Nacional 24 Dezembro, 2025

GNR regista mais de seis mil infrações na Operação Natal e Ano Novo 2025/2026

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.