Vila Nova de Cerveira volta a dar destaque a um dos seus pratos mais emblemáticos pela autenticidade - o Debulho de Sável à Cerveirense – com a realização de dois fins-de-semana dedicados à promoção gastronómica e valorização cultural.
Entre os dias 2 e 4 de maio, sete restaurantes do concelho integram o Debulho de Sável nos seus menus, numa iniciativa inserida nos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense. Os restaurantes aderentes são o Cantinho dos Amigos, Dom Júlio, Casa das Velhas, Casa Lau, Central, Lavrador e Luso Galaico.
No fim-de-semana seguinte, a 10 e 11 de maio, realiza-se a 2.ª edição do evento “Sabores com Tradição”, uma celebração que alia a gastronomia ao ambiente festivo e familiar. Com organização da autarquia e da Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, as comissões de festas em honra de S. Sebastião e de S. Roque das Cortes apresentam as formas de degustar o sável, acompanhadas por variadas sobremesas típicas, numa ação de angariação de verbas para a realização das respetivas festividades.
A programação dos “Sabores com Tradição” inclui ainda animação tradicional, com a atuação do Rancho Folclórico de Campos, no sábado; e do Grupo de Cantigas da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Padornelo e o Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe na tarde de domingo.
O Debulho de Sável à Cerveirense é muito mais do que um prato típico, é um símbolo da identidade local, com raízes profundas na tradição piscatória do concelho. Surge da criatividade das mulheres que aproveitavam as partes menos nobres do peixe pescado no Rio Minho, o debulho tornou-se uma iguaria representativa da história e do engenho cerveirenses.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.