Vila Nova de Cerveira volta a dar destaque a um dos seus pratos mais emblemáticos pela autenticidade - o Debulho de Sável à Cerveirense – com a realização de dois fins-de-semana dedicados à promoção gastronómica e valorização cultural.
Entre os dias 2 e 4 de maio, sete restaurantes do concelho integram o Debulho de Sável nos seus menus, numa iniciativa inserida nos Fins-de-Semana Gastronómicos, promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense. Os restaurantes aderentes são o Cantinho dos Amigos, Dom Júlio, Casa das Velhas, Casa Lau, Central, Lavrador e Luso Galaico.
No fim-de-semana seguinte, a 10 e 11 de maio, realiza-se a 2.ª edição do evento “Sabores com Tradição”, uma celebração que alia a gastronomia ao ambiente festivo e familiar. Com organização da autarquia e da Confraria do Debulho de Sável à Cerveirense, as comissões de festas em honra de S. Sebastião e de S. Roque das Cortes apresentam as formas de degustar o sável, acompanhadas por variadas sobremesas típicas, numa ação de angariação de verbas para a realização das respetivas festividades.
A programação dos “Sabores com Tradição” inclui ainda animação tradicional, com a atuação do Rancho Folclórico de Campos, no sábado; e do Grupo de Cantigas da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Padornelo e o Grupo de Cavaquinhos de Lovelhe na tarde de domingo.
O Debulho de Sável à Cerveirense é muito mais do que um prato típico, é um símbolo da identidade local, com raízes profundas na tradição piscatória do concelho. Surge da criatividade das mulheres que aproveitavam as partes menos nobres do peixe pescado no Rio Minho, o debulho tornou-se uma iguaria representativa da história e do engenho cerveirenses.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.